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Correio de Corumbá - 23/12/2008 - 09h22

Ações e determinações que estão transformando Corumbá para um futuro promissor




Por Adolfo Rondon

        Conforme já informamos, um dos maiores projetos que será concretizado no segundo mandato do prefeito reeleito Ruiter Cunha de Oliveira é a construção da ponte ou viaduto interligando a Avenida General Rondon, sendo que numa primeira etapa, no trecho entre as ruas Frei Mariano e Antônio Maria Coelho, fazendo parte desse projeto, a instalação de um elevador panorâmico ligando a parte alta da cidade ao Porto Geral, no estilo do famoso Elevador Lacerda de Salvador, capital da Bahia. A autora desse projeto é a arquiteta Joanita Ametla.

            Com certeza, esse elevador, além de favorecer os moradores dos bairros ribeirinhos, será uma nova atração turística da Capital do Pantanal.

            Com relação à ponte, a mesma desafogará o trânsito da primeira quadra da Rua Frei Mariano e da Rua Delamare entre a Antônio Maria e a principal via pública da cidade. Numa segunda etapa, existe projeto para a construção de um viaduto passando por cima da Ladeira Cunha e Cruz, atingindo a avenida General Rondon com a Rua Antônio João, quando então a “Avenida das Palmeiras” estará unida desde a Rua Ladário até onde fica a Brigada de Infantaria de Fronteira, após a Rua Firmo de Matos.

            Com toda essa extensão, ou seja, oito quarteirões, a prefeitura não precisará mais construir o sambódromo na Av. Joaquim Wenceslau de Barros, conforme chegou a ser propalado, uma vez que os desfiles poderão continuar somente na Avenida General Rondon, evitando os paralelepípedos da Rua Frei Mariano. E com uma autorização especial do Instituto do Patrimônio Histórico em Brasília, poderia ser providenciado o asfaltamento do trecho entre a Frei Mariano e a 15 de Novembro.

            Outra fantástica obra com dotação orçamentária já aprovada será a construção do viaduto sobre o chamado “buracão da 13”, que interligará a Rua 13 de Junho, entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa Rodrigues, desafogando o intenso trânsito da Rua Dom Aquino rumo ao Estádio Arthur Marinho, Cidade Dom Bosco, Paço Municipal, Câmara dos Vereadores e a rodovia Ramão Gómez que demanda a Bolívia.

            Vale citar que os moradores dos bairros Generoso, Arthur Marinho e Dom Bosco serão todos beneficiados, inclusive os que não possuem condução própria, pois esse viaduto encurtará a distância até ao centro comercial da cidade.

            O senador Delcídio Amaral(PT), falando sobre o projeto de construção desses viadutos, disse que se trata de uma obra que proporcionará uma nova leitura de Corumbá, valorizando o histórico com a modernidade. Sobre a equipe de planejamento e trabalho da Administração Ruiter Cunha de Oliveira, o Senador Pantaneiro assim se manifestou: “Não entendo alguém com futuro sem planejar, e isso vocês estão fazendo aqui em Corumbá com muita competência. São projetos viáveis, para cravar as estacas, com possibilidades de garantir recursos federais e também de parceiros privados. Parabéns pelo trabalho coordenado e pela determinação de toda equipe”.

            Conforme já afirmamos, Corumbá será distinguida como antes e depois da era dos viadutos. É a modernidade chegando a passos largos.

            Segundo informações da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Corumbá, o projeto relativo ao viaduto da Rua 13 de Junho se encontra em apreciação na Caixa Econômica Federal, instituição financeira encarregada de efetuar os repasses dos recursos obtidos junto ao Governo Federal, por intermédio do ministro da Integração Paulo Bernardo e do deputado corumbaense Paulo Duarte.

            Será aplicada na construção do tão sonhado Viaduto da 13 de Junho, sobre o enorme buracão que separa essa via pública, entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa Rodrigues, a verba de R$ 2.600.000,00(dois milhões e seiscentos mil reais), sendo que R$ 1.500.000,00(hum milhão e quinhentos mil reais) recurso do Governo Federal e R$ 1.100.000,00(hum milhão e cem mil reais) como contrapartida da prefeitura de Corumbá.

            Essa ponte ou viaduto terá um vão de 100 metros, dispondo de duas vias de circulação(pista dupla), com calçadas nas laterais para travessia dos pedestres e farta iluminação para oferecer total segurança aos condutores de veículos.

            Outra excelente notícia neste final de ano, quando nos aproximamos do Natal, diz respeito à liberação de mais R$ 1 milhão para infra-estrutura, recurso garantido por emenda individual do deputado federal de MS, Nelson Trad(PMDB), ao Orçamento Geral do União para 2009. Nesta sua estada em Brasília, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira também protocolou mais 70 projetos orçados em mais de R$ 72 milhões, do total de 290 propostas de ações voltadas para todas as áreas. Outra vitória foi a aprovação pelo Senado em prol de financiamentos em milhões de dólares por parte do Fonplata, o mesmo órgão que financiou a construção da ponte do Porto Morrinho.

            Ruiter percorreu diversos ministérios e mais uma vez recebeu total apoio de Delcidio Amaral, Vander Loubet, Nelson Trad e Valdemir Moka, todos da bancada federal de MS em Brasília.

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