zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 23/12/2008 - 08h13

Coisas que acontecem




Por Farid Yines

MMX

Das três mineradoras estabelecidas em Corumbá (MS) e que anunciaram paralisação de suas atividades, a que realmente preocupa a todos é a MMX que agrega valores, gera empregos e impostos.

            Têm em seus quadros centenas de funcionários diretamente contratados e outros no programa de reflorestamento, além de inúmeros motoristas, ajudantes, carvoeiros, mas segundo se informa, em fevereiro a empresa deverá retornar com suas atividades normais aqui em nossa região.

ENERSUL

            A Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul, que já passou de mão em mão, por algumas vezes é uma das mais antipáticas do nosso estado, inclusive por contar em seus quadros com alguns mal educados funcionários e por cobrar a energia mais cara do Brasil.

            Em Campo Grande a empresa vai ser obrigada a pagar o uso do solo para os postes. A empresa ameaçou aumentar a tarifa em 5%. O prefeito Nelsinho Trad ameaçou abrir a caixa preta da Enersul que cobra o uso dos postes para empresas de telefonia, TV a cabo, internet etc. A empresa alega que recebe quinhentos e cinqüenta e dois mil por ano. Nelsinho Trad alega que a Enersul pode faturar até vinte milhões por ano.

            A Enersul sofre outro impacto que é o ressarcimento que terá que fazer aos consumidores lesados de 2003 a 2007. Cobrança indevida que foi descoberta na Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) da Assembléia Legislativa de MS.

            Em Corumbá a prefeitura não cobra nenhuma taxa da Enersul por uso do solo municipal.

Segunda classe

            A colunista do nosso jornal Correio de Corumbá, Rosiléia Soares Porto estampou em sua coluna que circulou com data de 13 a 19/12/2008, a seguinte manchete: Boliviano: cidadão de 2.ª classe? Eu não entendo assim e sou fã de carteirinha de Evo Morales e também admirador do politizado povo boliviano. Só creio que a recíproca deveria existir entre os dois países.

            Roubaram três aviões aqui de Corumbá e levaram para a Bolívia. Os proprietários brasileiros descobriram onde estavam as suas aeronaves, mas as autoridades do vizinho país não efetuaram a devolução.

            Quantos veículos também são roubados no Brasil e são levados para lá e quando descoberto os seus paradeiros, lá policia boliviana não nos devolvem.

            Isso sem contar com os carros de turistas brasileiros que são roubados dentro do próprio território boliviano.

            E quantas motocicletas são levadas para lá e não retornam?

            Aqui no Brasil, clínicas e o hospital local atendem pacientes de lá.

            Taxistas bolivianos trafegam livremente em Corumbá, concorrendo ilegalmente com os brasileiros.

            Isso não quer dizer que são considerados de segunda classe. Mas que falta mudar alguma coisa por lá falta. E como falta.

Porto Geral

            A prainha do Porto Geral de Corumbá, aos domingos, recebe centenas de pessoas que fazem grande festa no local, com alguns até abusando da bebida.

            Dizem que alguns banhistas arriscam a própria vida, indo muito distante da praia, chegando à correnteza ou até ao canal de navegação do rio, que obviamente é a parte de maior profundidade, valendo lembrar que existem muitos poços que formam redemoinhos que puxam as pessoas.

            Além disso, têm alguns que fazem uso de caiaque, sem colocar o colete salva-vidas.

            Pede-se para sinalizar o local com bóias e se possível, um plantão do Corpo de Bombeiros na prainha nos finais de semana e feriados, antes que o pior aconteça.

Ministério Público

            A Câmara Municipal de Corumbá, neste ano de 2008, terá recebido dez milhões e meio de reais para onze vereadores com despesas de quinhentos mil mensais. Chegando o final de ano, o Legislativo Municipal está sem dinheiro em caixa, inclusive teve que demitir cento e vinte assessores, que não receberão os meses de novembro, dezembro e o 13.º salário.

            O Ministério Público através do promotor de Justiça Dr. Marcelo e Moraes, pediu informações sobre qual é o gasto da Câmara com os órgãos de imprensa por meio da Agência de Publicidade Futura. Dizem ter cheque de até cinqüenta mil reais para a mesma agência ou empresa.

            Por outro lado, o mesmo promotor solicitou o encaminhamento de documentos com gastos da Câmara, enviados para Campo Grande para perícia contábil.

            De 2007 a2008, a Mesa Diretora da Câmara tem como ordenadores de despesas o presidente Mohamad Abdalla e a professora Cristina Lanza que é a primeira secretária do legislativo.

Sapato

            O fato mais hilariante da semana passada foi o par de sapatos arremessados pelo repórter iraquiano visando acertar um dos homens mais odiados do mundo que é George W. Bush, responsável por mais de cem mil mortes só no Iraque, fora no Afeganistão.

            Hoje Bush diz que foi enganado pelo Serviço Secreto Norte Americano, que apontou existirem armas nucleares construídas por Saddam Hussein.

            Eu gostaria que o repórter que atirou os sapatos, tivesse antes emprestado o tênis ou sapatos do repórter free lance corumbaense Ninil Pinheiro, o popular ?Ninil Noventa?, pois com ele ninguém agüenta. Não precisaria nem acertar para ser mortífero...

Agradecimentos

            Fico muito feliz e agradeço ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira pela lembrança e sugestivo cartão de Natal e Ano Novo, assim como ao deputado estadual Paulo Duarte, que não esquece os amigos.

            Também agradeço ao promotor de Justiça Dr. Marcelo José de Guimarães e Moraes, pela atenção e dedicação a todos indistintamente.

            Igualmente acuso o recebimento e retribuo os votos de boas festas enviado pelo Comandante da Guarda Municipal, Tenente Edson Guardiano de Oliveira, ao Comandante da 18.ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General José Carlos dos Santos e a senadora Marisa Serrano.

            Aos amigos e leitores do Correio de Corumbá, que Jesus os abençoe e o ano de 2009 seja no mínimo igual a 2008.

Via Brasília

            O prefeito Ruiter Cunha, juntamente com o versátil super secretário Carlos Porto e o secretário de Infra-estrutura engenheiro Cássio Costa Marques estiveram em Brasília aproveitando os últimos dias da elaboração do Orçamento Geral da União, para tentar colocar emendas que beneficiarão Corumbá, além de tentar demover o item da Reforma Tributária que transfere o ICMS para o destino e não na fonte como é agora, como por exemplo, o gás boliviano, cujo imposto na faixa de R$ 50 milhões mensais para MS é recolhido aqui em Corumbá.

            O prefeito Ruiter e os dois secretários também estiveram com o senador pantaneiro Delcidio e com os deputados federais da bancada de MS, Nelson Trad, Vander Loubet e Valdemir Moka e conforme tudo ficou previsto, teremos ótimas novidades para Corumbá em 2009.

Mudanças

            É intenção da cúpula do poder executivo municipal corumbaense efetuar mudanças no Secretariado.

            Pelo imobilismo, a primeira mudança poderá ocorrer na Secretaria Municipal de Saúde, onde pesquisas apontam uma certa insatisfação popular. Aliás, seria a segunda, porque a primeira já ocorreu com a queda do ex-secretário da pasta de Agricultura e Pecuária, Kiko de Barros.

            Dizem alguns que seria falta de firme comando na pasta da Saúde.

            Outra secretaria que poderá contar com novo titular a partir do dia 1.º do ano é a de Educação, com o possível deslocamento da atua secretária para outro cargo. Vamos esperar para conferir.

Comando

            Há um mês atrás, estive no Centro Múltiplo de Saúde de Corumbá, anexo ao Transbordo Municipal, onde sentado ao meio de vários usuários e usuárias, a maioria sexagenária, estava à espera da abertura dos guichês de atendimentos e principalmente da farmácia. Era aproximadamente oito horas da manhã. Olharam o local e verificaram que os produtos(remédios) já estavam lá há seis dias, só que ainda estavam nas embalagens de atacado. É um desrespeito, daí a culpa recair sempre sobre o prefeito, ao invés de recair nos funcionários responsáveis pelo setor.

Dificuldades

            Com a paralisação das atividades, de forma temporária, das mineradoras, o novo cálculo para repasse de ICMS e a Reforma Tributária, possivelmente Corumbá perderá substancial parte da sua receita. Para não sacrificar as obras que estão em andamento na cidade, algumas entidades, instituições e empresas têm que parar de pedir recursos públicos a prefeitura.

            Todos querem verbas da municipalidade para a realização do Festival da pesca, um evento particular da TV Morena, a FEAPAN do Sindicato Rural, os eventos turísticos dos empresários hoteleiros, o futebol do Corumbaense, afinal, em Corumbá todos os caminhos levam a prefeitura.

Quinze seria mais viável?

            Como a Câmara Federal não aprovou a PEC com as mudanças introduzidas no Senado, que visava aumentar o número de vereadores em todo o país, inclusive em Corumbá para 17 cadeiras, o melhor caminho é seguir o que determina o TSE e a Lei Orgânica do Município.

            Segundo a resolução em vigor do Tribunal Superior Eleitoral, o que deve prevalecer é a Lei Orgânica de cada município. No caso de Corumbá, a mesma aponta 15 vereadores.

            O gozado disso tudo é que 11 candidatos foram eleitos. Os outros 4 seriam nomeados ou biônicos.

Consumidores lesados pela ENERSUL

            Consultem o SITE www.contacerta.net que lá vocês terão todas as informações necessárias sobre o ressarcimento referente ao período de 2003 a 2004, quando Enersul cobrou a mais dos consumidores.

            Ao acessarem o mencionado SITE, tenham em mãos as contas relativas ao citado período, a fim de facilitar a consulta.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.