zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Brasil - 17/12/2013 - 06h11

Conferência Nacional de Assistência Social reúne 3 mil participantes em Brasília

Com o tema Gestão e Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), encontro definirá diretrizes para o próximo biênio. Participantes representam gestores, beneficiários e trabalhadores do Suas, além de entidades privadas da área




Por Assessoria/Redação Pantanal News

Cerca de 3 mil pessoas reúnem-se a partir desta segunda-feira (16), em Brasília, para a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e a presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós, fazem a abertura oficial do evento a partir das 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Até o dia 19, os participantes discutirão as diretrizes e os princípios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o próximo biênio. O tema de debate deste ano é “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Suas”. A convocação da conferência nacional é do CNAS e tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Saiba mais sobre em http://blogcnas.org

 

Dentre os participantes, 1.830 mil são delegados com direito a voz e voto, eleitos em conferências municipais e estaduais realizadas no primeiro semestre do ano. Destes, 936 representam estados, municípios e governo federal. E 894 representam a sociedade civil - entre beneficiários do Suas, trabalhadores da assistência social e entidades privadas socioassistenciais.

 

A participação popular na organização e controle das ações do Suas, nas três esferas de gestão, está prevista na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). Por meio do Suas, milhões de famílias recebem atendimento socioassistencial de forma gratuita em  7,5 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 2,3 mil Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 291 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), 204 Residências Inclusivas e 27 Centros-Dia.

 

O próprio Suas é resultado de deliberações das conferências de Assistência Social, que são realizadas desde 1993. A cada evento, as propostas dos delegados participantes são apresentadas e votadas. Os princípios e diretrizes aprovados servem para nortear as políticas sociais no Brasil. “Uma deliberação de conferência é fundamental, é base de planejamento do sistema em níveis municipais, estaduais e federal”, afirma Luziele Tapajós.

 

Criado em 2005, o Suas é uma das maiores conquistas das conferências nacionais de Assistência Social. “Houve uma decisão política para instituir esse sistema e articular outras áreas de responsabilidades, como os programas Bolsa Família e o Fome Zero, bem como compor um ministério com esse conjunto de responsabilidade pública. E a responsabilidade de melhorá-lo é de todos os entes federados e das representações da sociedade civil organizada”, diz a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin.

 

Outras conquistas também vieram das deliberações de conferências nacionais: o financiamento dos serviços de proteção social; a construção de Cras e Creas; e o repasse automático de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social para os fundos municipais e estaduais, entre outros exemplos.

 

Atualmente, o Suas está presente em 99% dos municípios brasileiros. Além das 10 mil unidades públicas de atendimento, o sistema também conta com aproximadamente 13 mil entidades privadas que prestam serviços socioassistenciais. No total são mais de 590 mil profissionais que levam assistência social a pessoas e famílias em situação de risco ou vítimas de violação de direitos.

 

Acessibilidade – A 9ª Conferência Nacional de Assistência Social garantirá atendimento diferenciado e prioritário a seus participantes com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla ou pessoas com mobilidade reduzida. São oferecidos assentos de uso preferencial, sinalizados, espaços e instalações acessíveis, mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura, ao peso e/ou à condição de pessoas em cadeira de rodas; serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva; pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência física, visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas; entre outras facilidades. Também será autorizada a entrada e permanênci a de cão-guia para pessoa com deficiência.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
11/10/2017 - 08h00
Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora
14/09/2017 - 10h20
'Geladeira solidária' disponibiliza alimentos de graça em São Carlos, SP
04/08/2017 - 08h50
Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
24/01/2017 - 09h10
Piloto do avião de Teori disse que esperaria fim da chuva para pousar, afirmam técnicos
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 14h39
Bombeiros fazem sobrevoo para avaliar combate a fogo que já destruiu 20 mil ha
17/10/2017 - 14h00
Fazendeiro é autuado em R$ 18 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira
17/10/2017 - 12h56
Homem é preso pela PMA com 34 filhotes de papagaios, periquitos e pássaros silvestres
17/10/2017 - 12h19
PM de MS cria programa de meritocracia para destacar trabalho de policiais
17/10/2017 - 10h25
Conab assina oito novos contratos com agricultores familiares em MS
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.