zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 16/12/2013 - 06h00

A instalação do Proerd em Corumbá




Arquivo pessoal Armandinho Anache - 11 Ago 2000

No Cine Anache, em 11 de agosto de 2000, a instalação do Proerd em Corumbá

Orlanda Nantes/Divulgação

Instrutora-chefe do Proerd de Corumbá, sargento PM Orlanda Nantes e crianças formadas nas escolas

Arquivo pessoal Armandinho Anache - Jun 1994

Em 1994, na Escola Holabird, em Baltimore, nos EUA, Armandinho Anache participa, com colegas jornalistas de todo o mundo, de aulas do D.A.R.E

Arquivo pessoal Armandinho Anache - Jun 1994

No Ginásio de Esportes coberto da Escola Holabird de Baltimore, em Maryland, nos EUA, o jornalista Armandinho Anache (à direita), ao lado de um colega da Venezuela, participa da formatura de uma turma do D.A.R.E., em 8 de junho de 1994
Por Armando de Amorim “Armandinho” Anache (*)

Em junho de 1994, fui convidado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América, por meio do Consulado em São Paulo, para participar do 15.º “Workshop” de notícias e outros programas sobre drogas.

Em Baltimore, cidade do Leste dos EUA, próxima a Washington, DC, capital dos Estados Unidos da América, vi e acompanhei policiais instrutores do D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education – Educação para Resistir ao Abuso de Drogas)). É um programa criado em 1983, na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Ele ensina as crianças a dizer “não às drogas”, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Os policiais, fardados e com armamento completo –para familiarizar as crianças com a verdadeira imagem do policial real, em trabalho nas ruas- vão para as salas de aula e, nelas, ensinam às crianças todas as dicas para que possam, se convidadas por amigos ou pessoas nas ruas, dizer “não às drogas”.

De volta ao Brasil, depois de assistir palestras sobre outros temas relacionados com a prevenção e, também, com a repressão às drogas –palestra com o diretor da DEA (Drug Enforcement Administration – Agência Antidrogas dos Estados Unidos), fiz uma escala no Rio de Janeiro, antes de retornar a Corumbá.

Telefonei para o Consulado Americano em São Paulo, para falar sobre a viagem e o “Workshop” sobre drogas. Disse ao meu contato, jornalista Carlos Murillo de Oliveira –responsável pelo convite para que eu representasse o Brasil naquele “Workshop” da “United States Information Agency”- que o resultado havia sido muito produtivo. Em especial, queria mais detalhes sobre o D.A.R.E., pois pensava na possibilidade de algo similar ser implantado na fronteira do Brasil com a Bolívia. Murillo me informa que havia, no Rio de Janeiro, desde 1992, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), inspirado no D.A.R.E. dos Estados Unidos e em pleno funcionamento. Disse que faria contatos com o Comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro e, em seguida, telefonaria para mim.

No dia seguinte, recebo uma chamada, pelo telefone. Era o amigo e colega Carlos Murillo com a excelente notícia: havia feito contato com o Quartel-General da PM do Rio, na rua Evaristo da Veiga, no Centro, e agendado uma visita minha, para ver o Proerd em funcionamento. No Q.G. da PM, vi os primeiros carros caracterizados para atuar no Proerd. Entre eles, me chamou a atenção uma Kombi, idêntica à “Vermelhinha da Clube”, emissora onde eu apresentava programas denunciando o narcotráfico e falando sobre a prevenção às drogas.

Em 1996, fui eleito vereador de Corumbá. O povo me brindou com o maior número de votos, naquele mês de outubro. Comecei os contatos políticos e, em agosto de 2000, consegui que, finalmente, fosse implantado o Proerd em Corumbá. Para isso, tive o apoio dos colegas vereadores, do prefeito Éder Brambilla, do deputado estadual Sandro Fabi, da PM de Corumbá e do seu Comando-Geral, em Campo Grande; além do governador e amigo Zeca do PT.

No fim daquele ano, 835 crianças receberam os primeiros diplomas do Proerd. Na quinta-feira (12), deste mês de dezembro de 2013, outras centenas receberam o mesmo diploma. Assim, sob o comando da querida amiga e colega de jornalismo, hoje sargento da PM, Orlanda Nantes, daqueles velhos e bons tempos dos anos 1990, as nossas crianças são orientadas a dizer não às drogas. Como dizia a primeira-dama dos Estados Unidos, Nancy Reagan, “just say no – apenas, simplesmente diga não”.

A sociedade organizada tem que conhecer de perto esse fantástico trabalho da nossa Polícia Militar e dos profissionais que trabalham no Proerd. Ensinando as nossas crianças a dizer “não às drogas”, diminuímos a procura junto aos traficantes, provocando uma queda na demanda. É a famosa e antiga “Lei da oferta e da procura”. Parabéns, sargento PM Orlanda Nantes, que em 1990 estava ao meu lado e com a nossa equipe de Jornalismo, naqueles inesquecíveis programas contra as drogas e que, atualmente, veste e honra a sua farda, ao lado dos demais colegas PMs, nesse maravilhoso trabalho diário de prevenção ao uso e abuso de drogas e contra a violência.

(*) É jornalista e radialista

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.