zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Brasil - 12/12/2013 - 06h12

Brasil Orgânico e Sustentável: seminário apresenta oportunidades para 2014

Governo e parceiros se reúnem em Brasília, no dia 11, para discutir campanha de consumo consciente




Por Assessoria/Redação Pantanal News

Sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas em 2016, o Brasil será o centro das atenções nos próximos dois anos. Para aproveitar o potencial desta alta visibilidade internacional, o governo federal criou a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que quer promover a comercialização e o consumo de produtos típicos, os agroecológicos e os oriundos da agricultura familiar.

 

Nesta quarta-feira (11), em Brasília, está sendo realizado o seminário Brasil Orgânico e Sustentável – Oportunidades para 2014, que reúne as instituições parceiras mobilizadas nas 12 cidades-sede da Copa. No evento, será apresentado balanço das atividades realizadas pela campanha até o momento e debatido o planejamento de ações para o próximo ano. A proposta é discutir com os parceiros o conjunto de estratégias de promoção da produção e do consumo de produtos sustentáveis, agroecológicos e orgânicos, com foco em grandes eventos internacionais.

 

A programação do seminário inclui dois painéis: um denominado Integração da Cadeia em Negócios Sustentáveis: experiências com o mercado e o outro, Integração da Cadeia em Negócios Sustentáveis: estimulando o consumo de alimentos adequados e saudáveis. Ambos terão a participação de palestrantes convidados, que estimulam, por meio de suas experiências, o debate em torno da proposta do Brasil Orgânico e Sustentável.

 

Campanha – Criada pelo governo brasileiro para estimular o consumo consciente, integrando diversas ações para sensibilizar consumidores finais e aumentar a demanda por estes produtos. “Esperamos promover formas sustentáveis de produção, envolvendo desde quem produz até quem consome, com estímulo a novos hábitos, em favor da qualidade de vida e da alimentação saudável”, explica o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

 

A expectativa dos organizadores e parceiros envolvidos é promover a abertura de novos mercados de comercialização, incentivar o consumo de alimentos saudáveis, deixando como legado uma cadeia estruturada de alimentos orgânicos, agroecológicos e sustentáveis que envolva desde os consumidores até os agentes dos meios produtivos deste setor, tanto da produção quanto da comercialização.

 

A ação reúne uma série de estratégias do governo federal e parceiros, voltadas à realização de uma Copa do Mundo diferenciada, com iniciativas no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fomentadas pelo Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável. O objetivo é estimular relações favoráveis de mercado, nos quais os produtos da agricultura familiar, os orgânicos, agroecológicos, assim como aqueles com indicação geográfica e de comércio justo sejam valorizados e ofertados ao longo do ano a turistas e consumidores em geral.

 

Sob a coordenação do MDS, a campanha conta com a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Esporte, bem como da Agência de Fomento Alemã (GIZ) e da Associação Brasil Orgânico e Sustentável (ABRASOS), além de futuros patrocinadores.

 

Estratégia – Durante o calendário dos dois megaeventos, a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável prevê ações estratégicas nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

A ideia é gerar oportunidades para os diferentes atores da cadeia produtiva. É dar chance para que cooperativas divulguem seus produtos nos dois momentos de forte visibilidade nacional e internacional, colocando-se frente a frente com os consumidores, ampliando, qualificando e diversificando os canais de comercialização. Para quem consome, a campanha significa facilidade de acesso, em um só ambiente promocional, a produtos sustentáveis, assim como os orgânicos e os agroecológicos.

 

Além disto, os estabelecimentos comerciais que participarem da campanha terão acesso a um conjunto de fornecedores que produzem com responsabilidade social e ambiental. Desta forma, poderão associar a imagem de sua empresa à participação na construção de um Brasil mais sustentável junto aos seus clientes e parceiros. Suas marcas farão parte das ações estratégicas de promoção de consumo, como pontos de degustação, participação em eventos, entre outros.

 

Farão parte da campanha produtos identificados por pelo menos um dos seguintes selos: Orgânicos do Brasil, Aqui Tem Agricultura Familiar e Comércio Justo, além dos diversos selos de identificação geográfica.

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
18/10/2017 - 15h40
Casa pega fogo em Marília e bombeiros salvam casal de cães e oito filhotes
11/10/2017 - 08h00
Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora
14/09/2017 - 10h20
'Geladeira solidária' disponibiliza alimentos de graça em São Carlos, SP
04/08/2017 - 08h50
Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.