TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 11/12/2013 - 06h50

Fundação de Turismo divulga relatório referente ao mês de novembro




Divulgação

Por AGECOM/FTA/Redação Pantanal News

Dia 01 – A FTA realizou um City Tour com acadêmicos de geografia da UNESP de Presidente Prudente/SP, durante o evento intitulado I Trilha Eco-Histórica organizado pelos acadêmicos do 4º semestre do curso de Turismo da UFMS/CPAQ. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Turismo de Aquidauana, que disponibilizou um micro-ônibus que levou os participantes até o local do evento. Foi realizado na Furna dos Baianos, na Chácara São Benedito (também conhecida como Chácara dos Mirantes) de propriedade do Sr. Jamil de Moraes. Teve a participação do presidente da Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola, Juliete Gomes da Silva, com esclarecimento sobre a origem das famílias e a formação da comunidade local. Os participantes realizaram uma trilha interpretativa interdisciplinar, onde foram observadas as alterações da paisagem e conheceram um abrigo sob as rochas com inscrições rupestres com explicações do Prfº. Msc Luiz Eugênio de Arruda e os monitores do Anarco Pedagógico Atemporais. O evento encerrou após o almoço onde serviram um prato típico pantaneiro, o arroz carreteiro, acompanhado de salada e sucos naturais de limão caipira, acerola e tamarindo, como sobremesa sorvete de bocaiuva.

Dia 04 – A Diretora-presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana, Lejania Malheiros, esteve com o Diretor do Campus de Aquidauana, da UFMS, Dr. Auri Claudionei Matos Frubel, para solicitar a disposição de salas de aula para os cursos do Pronatec Copa que serão realizados no ano de 2014.
(Lejania N. R. Malheiros (Diretora-Presidente)

Dia 08 – A Diretora-presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana, Lejania Malheiros, participou de uma reunião no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com Delmir da Costa Felipe, Diretor-Geral do Câmpus Aquidauana, para solicitar a disposição de salas de aula para os cursos do Pronatec Copa que serão realizados no ano de 2014.

Dia 09 – A FTA esteve presente na UFMS/CPAQ, na recepção aos alunos do Curso Técnico de Guias de Turismo realizado em convênio entre a Fundect, Fundtur/MS, Prefeitura de Bonito e UFMS/CPBO, em Bonito. O grupo de 39 futuros Guias de Turismo estavam acompanhados pelo bacharel em turismo e guia de turismo, Valdemir Martins, e pela Prof. Msc. Priscila Varges da Silva (CPBO/UFMS), doutoranda em Geografia pela Unesp/Presidente Prudente. Ela é egressa do curso de Turismo da UFMS/CPAQ onde também concluiu o mestrado. Em Aquidauana, o grupo fez visita ao complexo histórico que compreende o entorno da Igreja Matriz, casario antigo, a Ponte Roldão de Oliveira (Ponte Velha) e se estendeu até a prainha de Anastácio. O grupo também visitou alguns pontos da Estrada Parque de Piraputanga, entre os distritos de Camisão e Piraputanga. Após as visitas in loco, os alunos realizaram outra etapa da viagem que foi a apresentação e discussão sobre a bacia hidrográfica do Miranda da qual o rio Aquidauana faz parte, bem como os aspectos geográficos e históricos da cidade, realizados pelos próprios cursistas no campus II da UFMS, em Aquidauana. Após esta atividade houve uma palestra com a Lejania Malheiros (FTA) que relatou sobre suas experiências profissionais, a diferença entre a gestão pública e privada e as ações que está realizando à frente da pasta de Turismo do município, o fomento do Turismo e a criação da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque de Piraputanga (ATUPARK).

Dia 12 – A FTA participou da Oficina de Elaboração de Negócios da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque de Piraputanga (ATUPARK). Na oficina, estavam presentes os membros fundadores da ATUPARK, o Sr. Geancarlo Merighi (interlocutor da Região do Pantanal e analista de turismo da FUNDTUR/MS) e a Lejania Malheiros (diretora-presidente da FTA). O consultor Cássio Rodrigues, do SEBRAE/MS, conduziu a discussão em conjunto sobre todos os processos e agentes envolvidos no fomento e na inauguração do Turismo na região. Foi um trabalho bastante participativo, em que as ideias principais foram colocadas num painel para visualização do desenvolvimento das ações e facilitar na obtenção dos resultados. A oficina teve uma duração de 5 horas de pura imersão no planejamento e organização do Turismo, na da Estrada Parque de Piraputanga. A realização desta oficina só foi possível devida à articulação entre a FTA, FUNDTUR/MS e o SEBRAE/MS para o fortalecimento do turismo na região. 

Dia 13 – A Fundação de Turismo de Aquidauana realizou a formatura do curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem, desenvolvido em parceria com o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através do PRONATEC Copa. O evento foi realizado no restaurante Estação Pantaneira. O curso foi ministrado pelo SENAC – Aquidauana e o primeiro a ser realizado no município através do programa do Governo Federal Pronatec Turismo. A modalidade compreendida é o Pronatec Copa que contemplou as cidades sedes da Copa do Mundo 2014, cidades de entorno e destinos turísticos consolidados, buscando a capacitação e aperfeiçoamento da mão de obra e automaticamente a melhoria na qualidade na prestação de serviços aos turistas. Participaram da formatura, o gerente de Governo, Odilon Ribeiro, a assistente administrativa do SENAC de Aquidauana, Maria Luiza Casanova; o coordenador do Programa Bolsa Família em Aquidauana, Júlio Faria; e a coordenadora do Pronatec de Aquidauana, Leide Alcova.

Dia 14 – A Fundação de Turismo de Aquidauana reuniu-se na cidade de Bodoquena/MS com os representantes dos Fóruns Regionais do Pantanal e da Serra de Bodoquena, o Fórum Estadual de Turismo, os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – SEPROTUR, e do SEBRAE, empresários da região, gestores públicos e membros dos Conselhos Municipais de Turismo – COMTUR, com o objetivo de formatar um novo roteiro turístico que integre a região e promova os destinos turísticos. Para tanto cada gestor municipal, que se faz representar, está responsável em organizar o produto do município, alinhar suas ações e ordenar a atividade local, elencando todos os seus produtos. A base para toda a atividade será o CADASTUR. A SEPROTUR através do SEBRAE será a responsável pela formatação final do produto. “O SEBRAE realizará também a Inventariação Turística dos Municípios, o que nos permitirá conhecer melhor nossos produtos e o potencial do qual dispomos para trabalhar”. Juntamente com o desenvolvimento do novo roteiro está sendo formatado o Expresso Pantanal (nome provisório), um produto promissor para toda a região do Pantanal e da Serra da Bodoquena. Consiste em um Meio de Transporte Turístico (via ônibus) que interligará os municípios de Campo Grande, Corumbá e Bonito, via Aquidauana (Estrada Parque de Piraputanga), Anastácio, Miranda e Bodoquena, compondo a Rota Pantanal Bonito.

Dia 16 – A equipe da FTA recepcionou os turistas que chegaram à Estação Ferroviária de Aquidauana na 7ª viagem do Trem do Pantanal neste ano, com uma apresentação do Coral da Gente de Anastácio/MS, e com degustação de um refrescante caldo de cana. Também houve exposição e venda de artesanatos com participação da Fundação de Cultura de Aquidauana. A previsão de passageiros que embarcaram na viagem é de aproximadamente 150 turistas.

Dia 23 – A Fundação de Turismo de Aquidauana recepcionou os passageiros em mais uma viagem do Trem do Pantanal. Os turistas foram recepcionados com a degustação de geladinha de frutos da região (caju, manga e tamarindo) promovendo a divulgação e valorização dos sabores da nossa terra.

Dia 25 – A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana (FTA), Lejania Malheiros recebeu os acadêmicos do 6º Semestre do curso de Turismo (CPAQ/UFMS). Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram uma proposta referente a uma atividade prática que terão que realizar como parte da avaliação para a disciplina de Marketing Turístico II, disciplina da grade curricular do curso. Aproveitaram também para coletar informação, utilizando a metodologia da Análise SWOT, que é um importante passo para realizar uma análise situacional e servir como base na elaboração do Planejamento de Marketing para Aquidauana. Esta análise envolve a identificação dos pontos fortes e fraquezas da Fundação de Turismo de Aquidauana e as oportunidades e mercado e ameaças para a atividade, no município.

Dia 26 a 29 – A Fundação de Turismo de Aquidauana participou do 1º ECOPANTANAL e do 6º Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal, no Centro de Convenções do Pantanal “Miguel Gomes”, e da Reunião Extraordinária do Fórum Regional do Turismo, realizados na cidade de Corumbá. O evento teve por finalidade divulgar resultados de pesquisas sobre o Pantanal e promover o encontro entre a comunidade científica e a sociedade, reunindo especialistas nacionais e internacionais. O 1º Eco Pantanal foi um evento dedicado à discussão e exposição de ações ligadas a sustentabilidade. O evento contou com uma programação diversificada e atraente, distribuídos em diversos pavilhões (espaços) espalhados dentro e fora do Centro de Convenções do Pantanal “Miguel Gomez”, destinados às mais diversas atividades relacionadas ao meio ambiente, como apresentações teatrais infantis, concurso de fotografia, realização de oficinas, palestras, exibição de vídeos infantis, exposição de estandes de apoiadores e parceiros, exposição e comercialização de produtos locais (alimentos e artesanato), apresentação de shows culturais e oficinas EcoGastronômicas, tudo isso, gratuito, sem custo algum de entrada.

Dia 30 – A Fundação de Turismo de Aquidauana recepcionou os passageiros na última viagem do Trem do Pantanal neste ano. Para promover a divulgação e valorização dos sabores da nossa região, os turistas foram recepcionados com a degustação de geladinha de frutos regionais (acerola, manga e jabuticaba). A previsão de passageiros que embarcaram na viagem é de aproximadamente 120 turistas.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.