zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 29/11/2013 - 07h25

Com recursos do FIC/MS projeto cultural “Rota das Monções 2013” entra para a história propondo grandes reflexões




Por Assessoria/Redação Pantanal News

Aconteceu no dia 6 de novembro passado, a Expedição Fluvial Rota das Monções da Vila dos Diamantes ao Arraial do Beliago, projeto cultural da “Rota das Monções 2013”, fruto de mais uma ação do Programa Rota das Monções de Desenvolvimento Sustentado. Mais uma vez o projeto só foi possível por conta dos recursos provenientes do FIC/MS – Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, através da FCMS – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo o idealizador do projeto, o turismólogo Ariel Albrecht, a edição de 2013 entra para a história de Mato Grosso do Sul e do Brasil por conta de seus participantes: agentes e operadores de turismo estrangeiros, fato inédito nos mais de 20 anos do Programa, e também uma equipe de produção da TV Morena, uma das afiliadas da Rede Globo, maior rede de televisão brasileira e segunda maior rede de TV comercial do mundo, que cobriu integralmente o evento. De acordo com a organização, é a primeira vez também que a expedição fluvial foi realizada oficialmente da Vila dos Diamantes (Distrito de Jauru) ao Arraial do Beliago (cidade de Coxim).

Tal fato se deu justamente por conta do 100º aniversário oficial do Distrito de Jauru (Vila dos Diamantes), muito comemorado na localidade, apesar de seu surgimento como povoado ter ocorrido por volta de 1870, com o fim da Guerra do Paraguai. Deste modo, segundo o turismólogo, espera-se, já para 2014, um aumento de 200% na procura pelo roteiro turístico-cultural conhecido como Rota das Monções que, segundo ele, é o primeiro destino de turismo ecotemático e cultural do centro-oeste brasileiro.

Segundo Albrecht, isto se dará não apenas pela divulgação nas diversas mídias de liderança parceiras do projeto, mas também pelo convencimento de agentes e operadores internacionais de turismo quanto ao papel sócio-econômico e ambiental que o arranjo-produtivo local do turismo responsável de base comunitária do Programa Rota das Monções desempenha para as comunidades ribeirinhas atendidas pelo projeto. Entretanto, para Ariel, ainda há muitas preocupações que ameaçam a continuidade dos trabalhos dentro da temática monçoeira como, por exemplo, o risco iminente de construção na região dos rios Coxim, Jauru e Taquari de vários empreendimentos energéticos com barragens, o que, para ele, acarretaria na descaracterização da paisagem, no escasseamento de aves e peixes, na extinção dos sítios históricos e arqueológicos ao longo do trajeto, além do obstáculo à navegação turística entre diversos outros.

Outra preocupação do profissional é com relação ao projeto de Lei do Deputado Jérson Domingos que propõe o fim do transporte aquaviário em parte dos rios da região, o que, segundo o turismólogo, ocasionará um enfraquecimento das atividades pesqueiras em comunidades tradicionais, influenciando negativamente em sua cultura, e empobrecendo-as gradativamente com o passar dos anos.

Ainda, segundo Ariel, faz-se cada vez mais necessária para a Rota Norte de Mato Grosso do Sul a busca por alternativas de desenvolvimento embasadas em reais suas reais vocações de desenvolvimento: a ecologia, a cultura e o turismo. A Expedição Fluvial Rota das Monções consiste-se de uma celebração cultural festiva em que, pelos “caminhos das águas pantaneiras”, poetas, músicos, cantores, instrumentistas, intérpretes, literatos e acadêmicos levam, em ritmo festivo, a alegria aos povos ribeirinhos. Através de boa música de raiz e outras manifestações culturais, acomitiva monçoeira” leva aos ribeirinhos pantaneiros cultura, conhecimento histórico e ambiental, relembrando as monções paulistas que, indo ou vindo das minas auríferas de Cuiabá, traziam a alegria, a esperança e a movimentação aos povoados ribeirinhos por onde passavam.

comitiva monçoeira” não somente leva a cultura através das manifestações festivas embarcadas, mas “garimpa” ao longo do trajeto da Rota das Monçõespreciosidades culturais nativas e talentos caboclos inertes em meio ao desconhecimento e exclusão social típicos da maioria dos ribeirinhos pantaneiros. Cultura, alegria, conhecimento e resgate cultural são o lema da Expedição Fluvial Rota das Monções, que busca alcançar a todos os que se encontram isolados em águas pantaneiras em meio ao “Mar dos Xarayés”.

 


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.