zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 23/03/2013 - 10h29

Municípios recebem capacitação para o Sistema Nacional de Cultura






Por Redação Pantanal News/FCMS

Terminou nesta sexta-feira (22 de março) a capacitação para a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).  O evento realizado no Hotel Vale Verde desde o dia 20 foi direcionado para os municípios que estão em processo ou que já aderiram ao SNC. A capital e dezesseis municípios do interior enviaram representantes para receberem instruções do Ministério da Cultura sobre os mecanismos que norteiam o sistema que irá fortalecer institucionalmente as políticas culturais. A oficina foi ministrada por integrantes da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e contou com o apoio da Fundação de Cultura do governo do Estado.

A implantação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei 12.343 em vigor desde o dia 2 de dezembro de 2010, que estabelecem diretrizes e ações de incentivo à cultura no país, através de programas de capacitação profissional, incentivo à produção artística e ampliação do acesso da população à cultura. O objetivo do Sistema Nacional Cultura é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país, para garantir a continuidade das ações, mesmo com a alternância dos governos, e estimular o desenvolvimento humano, social e econômico através de projetos culturais.

Durante a oficina os gestores municipais de cultura puderam se aprofundar sobre os mecanismos, bem como a legislação e a situação atual do Sistema Nacional de Cultura. Para que o município faça a adesão, o primeiro passo é assinar o Acordo de Cooperação Federativa, onde se compromete a criar o Sistema Municipal de Cultura, por meio de lei própria e que deve possuir uma estrutura constituída pelas seguintes instituições: órgão gestor de cultura, conselho de política cultural, conferência de cultura, plano de cultura e sistema de financiamento à cultura.

Segundo o coordenador-geral de institucionalização e monitoramento do SNC, Pedro Ortale, um dos ministrantes da oficina, explica que os municípios não são obrigados a aderirem ao SNC mas “Quando o município se organiza e profissionaliza a cultura isso facilita a obtenção de recursos federais”, ressalta.  Ortale está satisfeito com a procura dos municípios em participar do processo de adesão, já que até o momento 32 dos 79 municípios do estado estão aderindo ao SNC. A previsão é de que este número aumente consideravelmente. No país, até o momento, 23 estados, o Distrito Federal e 1.515 municípios já assinaram o Acordo de Cooperação Federativa.

Campo Grande foi uma das primeiras capitais a elaborar o Plano Municipal de Cultura e durante o evento oficializou a adesão SNC com a assinatura Acordo de Cooperação Federativa. Para Maria Auxiliadora, coordenadora do Plano Municipal, foi fundamental o apoio do prefeito e do presidente da Fundação de Cultura, “Estamos dando um grande avanço, uma vez que estamos reestruturando toda a gestão da cultura”. Já para Vanger Dantas, gerente de cultura de Nova Andradina, que está em processo de adesão, “Com o sistema, a cultura pode ser mais respeitada e valorizada. É importante que haja o reconhecimento, uma vez que a cultura está presente em todos os segmentos da sociedade”, enfatiza Dantas.

Ainda durante o evento foi divulgado o cronograma de ações para a 3ª Conferência Nacional do Sistema Nacional de Cultura cujo tema esse ano será “Uma política de Estado para a cultura – Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.  Até o dia 14 de julho, serão realizadas as conferências municipais/intermunicipais. Já as  territoriais/regionais terão até o dia 15 de setembro para serem realizadas e a estadual deverá acontecer até 29 de setembro. Já a conferência nacional está prevista para acontecer de 23 a 26 de novembro em Brasília (DF). As conferências terão quatro eixos temáticos; implantação do SNC, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais e cultura e desenvolvimento.

         No encerramento do evento, foi divulgado um panorama atual da construção do Plano Estadual de Cultura, que está em processo de finalização para se tornar projeto de Lei a ser encaminhado até o final deste ano para a Assembléia Legislativa e que irá nortear as políticas públicas do Estado para os próximos dez anos.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
Cláudia Ferreira Roc ha, em 12/04/2013 - 10h31

A capacitação é uma ferramemta muito importante para o exercício da cidadania!

 
Últimas notícias do canal
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.