especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eventos - 18/03/2013 - 08h29

Olimpíada do Conhecimento do Senai motiva futuros profissionais















Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

A etapa municipal foi realizada em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas durante dois dias com 126 alunos

A etapa municipal da Olimpíada do Conhecimento do Senai, maior competição da educação profissional de Mato Grosso do Sul, realizada na quinta (14/03) e na sexta-feira (15/03) nas unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas, foi encarada como uma motivação a mais para o exercício da profissão escolhida pelos 126 competidores das cinco cidades. Esse é o caso da aluno do curso de segurança do trabalho do CetecSenai Três Lagoas, Maick Bezerra Torres, 17 anos.

“Tenho certeza que participar dessa competição vai me acrescentar em muito profissionalmente e também pessoalmente. É uma vivência incrível, além da oportunidade de conhecermos outras pessoas”, disse Maick Torres, acrescentando que a motivação já começou durante os treinamentos que antecederam à Olimpíada do Conhecimento. O aluno do curso de edificações do CetecSenai Naviraí, Sávio Rodrigues do Nascimento, 17 anos, reforça que participar da competição foi uma oportunidade única de aprimorar o aprendizado adquirido ao longo das aulas práticas e teóricas.

“No decorrer da competição, consegui aprender mais sobre a modalidade e o curso que escolhi. Além disso, a minha participação vai enriquecer o currículo profissional, pois a Olimpíada do Conhecimento do Senai é reconhecida em nível internacional por selecionar os melhores alunos em cada tipo de atividade profissional voltada para a indústria”, disse Sávio do Nascimento. Para o aluno do curso de mecânica industrial da FatecSenai Campo Grande, Renato de Almeida Ferreira dos Anjos, 18 anos, a competição serviu para testar os seus limites.

“Além de adquirir mais conhecimento, minha participando da Olimpíada do Senai me fez descobrir os meus limites. Tenho certeza que já sou um vitorioso, mesmo antes de sair o resultado dos campeões”, avaliou Renato dos Anjos. O aluno do curso de eletricidade de manutenção industrial da FatecSenai Campo Grande, Arthur Riedo de Souza, 20 anos, declarou que o seu instrutor foi o grande responsável pela sua participação na Olimpíada. “Durante as aulas e treinamentos, ele sempre nos orientava sobre a importância da iniciativa. Tenho certeza que essa minha participação vai agregar valor ao meu currículo, fazendo com que eu possa ser contratado por boas empresas e ter boas referências”, pontuou.

A aluna do curso de modelagem da FatecSenai Campo Grande, Jéssica Martinez Dias, 19 anos, lembrou que o segmento de costura industrial está ficando cada vez mais concorrida e exige dos profissionais uma melhor capacitação. “Por isso, acredito que, ao participar da Olimpíada do Conhecimento do Senai, contribui para ter um diferencial a mais no meu currículo. No futuro, quando for contratada, poderei utilizar no meu dia a dia de trabalho as experiências adquiridas durante essa competição”, assegurou.

Competição

A etapa municipal da Olimpíada do Conhecimento, cujos resultados serão divulgados na próxima semana, serviu para escolher os representantes das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas na etapa estadual da competição, que será realizada dias 9 e 10 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), durante a Caça Talentos Expo.

Ao todo as seletivas envolveram 16 ocupações: desenho assistido por computador (CAD), panificação, soldagem, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, segurança do trabalho, TI soluções de software, tornearia, eletricista industrial, eletricista predial, construção e alvenaria, aplicação de revestimentos cerâmicos, instrução e controle de processo, robótica móvel.

Segundo a coordenadora estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Maíse Giacomeli, a competição foi realizada em três fases, sendo a municipal, a estadual e a nacional, que é promovida somente de dois em dois anos. “A realização da etapa municipal, classificada como escolar, foi um grande ganho para nós, pois ela já apresenta aos competidores um ambiente semelhante ao da etapa estadual. Nesta primeira fase, também serão avaliadas a habilidade, a agilidade, o foco e o controle emocional dos alunos do Senai participantes da competição”, declarou.

Outro aspecto apontado como positivo por Maíse Giacomeli é a possibilidade de realizar um trabalho constante de preparação para a Olimpíada do Conhecimento do Senai. "Quando é realizada uma etapa na própria unidade, ela passa a fazer parte do calendário, os alunos se envolvem e quem ainda não participou se anima em fazer parte dos competidores. O resultado é a conquista de uma melhor colocação para Mato Grosso do Sul na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai”, disse.

Para o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Mendes Quintella, a iniciativa foi fundamental para a formação profissional e pessoal dos alunos. “A Olimpíada do Conhecimento é mais do que uma competição, é um compromisso do Senai com a qualificação dos nossos alunos, além de promover uma formação profissional sólida e completa. Na essência formamos campeões hoje e para o mercado de amanhã”, salientou.

Já o gerente do CetecSenai Dourados, Guilherme Branco, explica que a unidade fez um trabalho intensivo de divulgação da competição para mostrar a importância e visibilidade que o evento proporciona aos alunos perante às indústrias. "A Olimpíada avalia e treina os alunos dentro da ocupação que ele tem afinidade para ser o melhor em nível nacional”, pontuou.

Segundo a supervisora de educação e tecnologia do CetecSenai Corumbá, Hellen Gomes Pelissaro, os alunos souberam tirar proveito da oportunidade oferecida com a realização da seletiva municipal para a Olimpíada do Conhecimento. Já a gerente interina do CetecSenai Naviraí, Grace Regina Zezak, os alunos ficaram muito animados em participar da competição. “A expectativa dele foi muito grande”, informou.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/06/2016 - 12h11
Quermesse e variedade gastronômica marcam último dia de festa santa
10/06/2016 - 10h30
Feriado prolongado na capital de MS tem arraiais com shows sertanejos
29/01/2016 - 07h17
Da contagem regressiva para Carnaval até "Bee Gees", fim de semana está agitado
08/01/2016 - 06h50
Cidade tem Curimba, choro, 4 esquentas de Carnaval e teatro infantil de graça
31/12/2015 - 06h21
Após cancelar Réveillon, prefeitura da capital de MS fará queima de fogos
 
Últimas notícias do site
18/12/2017 - 16h10
Pecuarista é autuado em R$ 12,5 mil por exploração ilegal de madeira
18/12/2017 - 13h38
PMA autua assentado por construir drenos em área de nascentes
18/12/2017 - 13h33
Surpreenda na sua ceia natalina com esta deliciosa receita de vatapá de frango
18/12/2017 - 12h41
Projeto Florestinha conclui trabalho de Educação Ambiental para alunos em 102 escolas de 16 municípios
18/12/2017 - 10h35
Hortaliças ficam mais baratas no atacado
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.