zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 11/03/2013 - 08h37

Anamã – Manacapuru




Por Hiram Reis e Silva

Em Manacapuru costumam dizer que:
“Quem bebe a água do Meriti nunca mais sai daqui”

-    Partida para Manacapuru (07.03.2013)

Acordamos mais tarde, às 05h00, o braço do Lago Anamã que permite acessar o Rio Solimões precisava ser abordado com um mínimo de luz para podermos vislumbrar as curvas e optar por remar pela parte de dentro das mesmas evitando a correnteza forte que iríamos encontrar por aproximadamente 4,5 km. Não solicitamos apoio motorizado da PM tendo em vista que a distância do hotel até nossas embarcações era relativamente pequena. Partimos às 05h40min, enfrentando uma considerável correnteza contra, mantendo uma média de 4,0km/h durante quase uma hora que levamos para atingir a sua Boca no Solimões.

A chuva intermitente da tarde anterior intensificou-se durante a madrugada e nos acompanhou durante todo o trajeto. Avistamos uma grande Ilha defronte a Manacapuru por volta das 11 horas, antigamente conhecida pelo nome de Ilha de Manacapuru, que foi engolida e levada pelas águas na década de 60. Vinte anos depois, o Rio iniciou sua reconstrução com uma grande praia, hoje conhecida pelo nome de Ilha de Santo Antônio.

Eu havia locado a Boca do Lago Miriti no meu GPS, mas acostumado com as ações tumultuárias do Solimões enviei o Mário à minha frente para confirmar com os moradores a localização exata. Chegamos junto à Boca do Miriti confirmando a posição exata obtida no Google Earth.

Notamos a pujança do Lago depois de remarmos algumas centenas de metros ao observar que as águas se tornavam cada vez mais negras mostrando que o belo Lago não havia se deixado contaminar pelas barrentas águas do Solimões. Navegamos lentamente admirando essa pérola de Lago que atrai tanto os turistas à região. Nosso destino final era o Complexo Turístico Paraíso D”Ângelo.

- Manacapuru

Manacapuru é uma palavra de origem indígena derivada das expressões Manacá e Puru. Manacá é uma planta que significa, em tupi, Flor. Puru, da mesma origem, quer dizer enfeitado, matizado. Logo, Manacapuru quer dizer “Flor Matizada”.

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia hopeana) - é extremamente perfumado e suas flores mudam de cor. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e vão, lentamente, com o passar dos dias, clareando até tornarem-se brancas. Durante a floração, que ocorre na primavera e verão, as flores apresentam um colorido de diversos matizes. É um arbusto que pode atingir três metros de altura.

-    Paraíso D’Angelo

Dentre as várias opções de ecoturismo, ou locais agradáveis que existem na nossa imensa Amazônia, um, dentre todos, se destaca que é o “Complexo Turístico Paraíso D’Ângelo”, às margens do Miriti, com uma infraestrutura que inclui hotel, restaurante, cabanas, tobo-água, dentre outras. O ponto alto do Complexo e que mais chama a atenção é a serenidade de cada um de seus integrantes a começar pelo amigo D’Ângelo. Conversar com o senhor João Saraiva D’Ângelo, que se caracteriza como um “italiano-cearense-amazonense” (Itaceam) é um privilégio. Os entalhes do hotel “Itaceam”, o bom gosto da decoração do restaurante são realmente encantadores e em cada um destes lugares a marca D’Ângelo está presente.

Quando entrei em contato com o amigo D’Ângelo para dizer da nossa intenção de conseguir que a Prefeitura de Manacapuru patrocinasse nosso pernoite e alimentação nas suas instalações ele se ofendeu dizendo que eu e minha equipe éramos convidados pessoais dele. À noite, em entrevista à AmazonSat eles me perguntaram onde a minha expedição se encontrava e eu respondi no Paraíso e não estava mentindo.

- Festival das Cirandas

A Ciranda é uma dança em que os participantes, de mãos dadas, imitam o ondulado suave das ondas do mar. De origem portuguesa, é dançada em rodas e a música e a letra, originalmente lusitanas, foram totalmente abrasileiradas. A Ciranda chegou ao Brasil-Colônia pelas praias pernambucanas e, no final do século XIX, a Ciranda nordestina foi incorporada às manifestações culturais do Amazonas por Antônio Felício, na Cidade de Tefé. No início da década de 80, o senhor José Silvestre do Nascimento e Souza e a professora Perpétuo Socorro, organizaram a primeira Ciranda no Colégio Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru. Com o passar dos anos, a pequena manifestação local ganhou notoriedade no cenário folclórico regional e nacional e, em decorrência disso, foi criado, em 1997, o Parque do Ingá, destinado exclusivamente às Cirandas. A criação do anfiteatro, com capacidade para vinte mil pessoas, precipitou a idealização de um festival próprio, dirigido unicamente à apresentação das Cirandas. No mesmo ano da criação do Parque do Ingá, foi realizado o “I Festival de Cirandas de Manacapuru”, contando com as Cirandas Flor Matizada, Tradicional e Guerreiros Mura, quando então foi estabelecida uma data fixa para a realização do mesmo, o último final de semana do mês de agosto, sendo destinada uma noite para a apresentação de cada Ciranda.

-    Encerramento dos Trabalhos de Campo da Expedição GBM

Convidamos aos amigos que acompanharam fielmente nossa jornada cívica a comemorar nossa chegada às 15 horas, do dia 10 de março de 2013, no porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia. Participe eou convide seus amigos a fazer parte da escolta fluvial no Rio Negro ou do congraçamento nas instalações do CECMA.

-    Investimento em Soberania

Mais uma vez apelamos a nossos investidores para que continuem colaborando, cada um dentro de suas posses, para que possamos cumprir a meta de chegar a Manaus. Aqueles que ainda não conhecem nosso projeto peço que visitem o Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

Conta Bancária de Hiram Reis e Silva
Banco do Brasil (001) - Agência: 4848 - 8
Conta Corrente: 117 889 - X
CPF: 415 408 917-04
Endereço: Rua Dona Eugênia, 1227
CEP 90630-150 - Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 9234 2378
E-mail:    hiramrs@terra.com.br
    hiramrsilva@gmail.com

-    Livro do Autor

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrs@terra.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.