especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Internacional - 27/02/2013 - 09h09

MS participa de acordo com a Bolívia e começa a receber para perícia carros roubados restituídos




Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Edemir Rodrigues

          Campo Grande (MS) – O governo do Estado vai receber a partir desta quarta-feira (26) veículos identificados e apreendidos com denúncia de roubo ou furto no Brasil que estão sob custódia do governo da Bolívia. O primeiro lote com 250 dos 497 veículos apreendidos vai chegar a Mato Grosso do Sul em cinco carretas que vêm direto para Campo Grande. Os automóveis serão trazidos para o pátio da Defurv – Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o coordenador-geral adjunto de perícias, perito Alberto Dias Terra, e a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, Maria de Lourdes Souza Cano, participam da cerimônia de restituição de veículos que acontece no Comando da Marinha na cidade de Puerto Quijarro.
A devolução dos veículos será realizada através de um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e a Bolívia. “Foram tratativas feitas pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, inclusive com visita a La Paz [capital do país], onde a Sejusp participou desde o início”, comenta o secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul.
As negociações com o país vizinho para a vinda dos veículos roubados ou furtados estão em andamento desde 2011, segundo o secretário Wantuir Jacini, que participou na ocasião de uma reunião em Puerto Suárez. Os trabalhos para o acordo tiveram continuidade com as reuniões na Sejusp para alinhar o transporte dos veículos e contaram com a participação de representes do Ministério das Relações Exteriores, Receita Federal, Polícia Federal e do Departamento de Recuperação de Artigos do Ministério da Justiça.
No acordo internacional a Secretaria de Justiça e Segurança Pública ficou responsável pelo recebimento dos veículos na Capital, localização da procedência (Estado de origem do automóvel), e andamento dos inquéritos policiais. Ficará ainda a cargo da Polícia Civil realizar as perícias nos veículos que têm sua origem em Mato Grosso do Sul e os que apresentarem qualquer alteração do Chassi para constatação da origem. “Os veículos que constarem como furtados ou roubados em outros Estados serão encaminhados às suas respectivas unidades federativas para serem periciados na sua procedência”, detalha Jacini.
O secretário lembrou ainda que este é um fato histórico para Mato Grosso do Sul. “Este ato de cooperação internacional com o Brasil mostra a reação da Bolívia frente a essa prática criminosa. Para o nosso país isso significa a devolução desses veículos para as vítimas, a conclusão de vários inquéritos policiais que tratam de roubos e furtos e desafoga as delegacias dos Estados”, contabiliza o secretário de Segurança Pública.
 
Programa de Legalização de Veículos
O programa de legalização de veículos sem documentação localizados em seu território foi instituído pelo governo boliviano por meio da Lei nº 133, de 8 de junho de 2011. De acordo com comunicado oficial do diretor do departamento da América do Sul I, João Luiz Pereira Pinto, o governo da Bolívia realizaria o transporte dos veículos até Puerto Suárez, onde seriam concentrados e encaminhados ao município de Campo Grande. “Estimo que o reingresso em território brasileiro poderia ocorrer de forma gradativa e contínua, em fluxos diários de 20 a 30 veículos”, descreveu o diretor.  
Perícia
Todos os veículos que constarem na frota de Mato Grosso do Sul, ou que apresentarem qualquer alteração no Chassi, passarão por Perícia de Identificação Veicular no Instituto de Criminalística (IC). De acordo com o perito Alberto Dias Terra, todos os veículos que são furtados ou roubados possuem registro no Renavan - Registro Nacional de Veículos Automotores. Mediante o registro os automóveis recuperados passarão por checagem de placa e chassi. “O sistema do Renavan será consultado para saber se aquele veículo possui alguma ocorrência de roubo ou furto e se está registrado no Estado”, detalha Alberto.
Se o veículo apresentar qualquer adulteração no número do chassi o procedimento é diferente, segundo o coordenado- geral adjunto de perícias. “O automóvel que apresentar qualquer irregularidade vai passar por um exame químico metalográfico para revelar a verdadeira numeração e somente após este processo ele será identificado para ser devolvido ao proprietário original”, diz o perito, ao lembrar que os carros que não forem de Mato Grosso do Sul serão enviados a seus respectivos Estados e obrigatoriamente devem passar por perícias.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
08/01/2018 - 07h50
Cachorrinha reencontra donos após ser capturada por águia nos EUA
24/10/2017 - 11h16
Em Assunção, Ruiter expõe desafios e oportunidades para viabilidade de hidrovia
14/09/2017 - 10h45
Raras girafas brancas são observadas em parque no Quênia
11/09/2017 - 14h23
Distantes, moradores de MS vivem angústia com parentes nos EUA
08/09/2017 - 07h10
Aquidauanense que mora no Texas relata desespero com furacão
 
Últimas notícias do site
17/01/2018 - 13h28
Inmet coloca Capital e 31 municípios em alerta devido a risco de tempestade
17/01/2018 - 08h01
Fazendeiro é autuado em R$ 15 mil por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
17/01/2018 - 07h52
Carnaval de Corumbá: continuam abertas inscrições para ambulantes e praça de alimentação
17/01/2018 - 07h49
Reinaldo participa da Showtec e Rose visita cidade atingida por chuva
17/01/2018 - 07h05
Carnaval de Corumbá: atrações tem até sexta-feira para realizar cadastro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.