zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eventos - 22/02/2013 - 15h05

Longen destaca ações do Sesi e Senai no Ato Público pelo Trabalho Seguro




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

O presidente Sérgio Longen participou do evento, que teve a presença do presidente do TST, João Oreste Dalazen

Com mais de 2 mil pessoas, entre trabalhadores da indústria da construção civil e estudantes, no "Ato Público pelo Trabalho Seguro" realizado nesta sexta-feira (22/02) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou, nesta sexta-feira, as ações do Sesi e Senai voltadas para a segurança, saúde e qualificação dos industriários. "No ano passado, mais de 142,5 mil trabalhadores foram atendidos nos programas do Sesi nas áreas de saúde tradicional e ocupacional, vacinação contra a gripe, ginástica laboral e esportes e neste ano temos como meta elevar esse número para 171,5 mil trabalhadores. Além disso, por meio do Senai, foram oferecidas 45 mil vagas em diversos cursos de qualificação profissional, das quais 23 mil foram gratuitas, enquanto para este ano vamos abrir mais 55 mil vagas, das quais 32 mil serão gratuitas", informou.

Ele pontuou ainda que, em parceria com o TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), foram desenvolvidas inúmeras ações de cidadania, como o Arte no Canteiro, que já beneficiou 12.790 trabalhadores de 8 cidades, a Ação Global, que no ano passado recebeu 13,7 mil pessoas e fez 38,7 mil atendimentos em Três Lagoas, Esporte Cidadania, que teve público de 2,7 mil pessoas e fez8 mil atendimentos em Campo Grande, o Cine Sesi Cultural, que foi visto por 101,6 mil pessoas em 32 cidades, e o Na Ponta da Língua, que chegou a 44 mil pessoas em 37 cidades. "Agora, por meio do Sesi, estamos implantando o PNSST-IC (Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil), para reduzir os acidentes de trabalho nas indústrias da construção civil", pontuou.

Já o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste Dalazen, destacou que o Sesi é um parceiro de primeira hora no Programa Trabalho Seguro, criado e coordenado pela Justiça do Trabalho com a participação de várias entidades, para chamar a atenção e conscientizar trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral a respeito dos malefícios dos acidentes e das doenças do trabalho. "O Sesi, desde o primeiro momento, vem colaborando com a nossa ação, distribuindo as cartilhas de orientação aos trabalhadores e também desenvolvendo inúmeros programas de prevenção aos acidentes de trabalho. A entidade é de suma importância para a execução desse iniciativa de prevenção desenvolvido no âmbito do Programa Trabalho Seguro", disse.

O presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, reforçou que a Fiems, por meio do Sesi, participa do Getrin 24 (Grupo de Trabalho), criado para ampliar as ações de proteção ao trabalhador. "Infelizmente, o Brasil ainda tem um índice bastante elevado de acidentes e de doenças laborais, que incapacitam trabalhadores e não raro ceifam suas vidas, muitas vezes, pela falta de informações ou da adoção de medidas preventivas como a ausência de fornecimento ou de uso de equipamentos de proteção individual ou medidas preventivas de natureza coletiva", expôs.

Números

Dados estatísticos do Ministério da Previdência Social demonstram que houve aumento de 5,11% na quantidade de acidentes de trabalho no Estado no comparativo do biênio 2010/2011. No ano passado, foram registrados 10.619 acidentes laborais, sendo 7.999 com CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho) cadastrada no INSS e 2.620 casos sem cadastro. Dos comunicados ao INSS, 6.155 foram por motivos típicos, decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado, 1.601 por acidentes de trajeto e 243 por doença de trabalho.

Para o ministro João Dalazen, esses números são expressivos porque ainda não se tem no Brasil uma política pública séria para tratar da questão. "Esses alarmantes números de acidentes de trabalho exigem que façamos mais e melhor. Por isso a importância desse ato pelo trabalho seguro, que significa uma contribuição mínima de todos nós para que possamos valorizar a vida, a segurança e a saúde do trabalho", discursou. Já o presidente do Sintracom/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário do Estado), João Abelha, que há 20 anos atua na construção civil, disse que o ato serviu para unir o Governo e as empresas em prol de um futuro melhor para os trabalhadores. "A segurança e a saúde do trabalhador têm de andar juntas sempre", reforçou.

Ainda durante o ato, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assinou a carta de intenção, assumindo o compromisso de editar decreto que estimule a todas as empresas que possuem contrato ou vierem a contratar com a Prefeitura adotem medidas e programas de qualificação dos trabalhadores contra acidentes e doenças do trabalho com parte da implementação do Programa Trabalho Seguro. O Governo do Estado, representando pela secretária estadual do Trabalho e da Assistência Social, Tânia Mara Garib, também assinou decreto semelhante, que institui a obrigatoriedade de inclusão da cláusula de exigência da capacitação dos trabalhadores nos editais de licitação e contratos administrativos celebrados pela administração pública estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, assinou um acordo de cooperação técnica com o TRT para conceder espaço na grade de programação da TV Assembleia para a veiculação de vídeos informativos e de utilidade pública sobre direitos e deveres de trabalhadores e empregadores, além de ceder equipe de TV para realizar reportagens sobre temas relativos à Justiça do Trabalho. As empresas Tecol, Prime-MRV, Plaenge, RG Engenharia, Construtora Maksoud Rahe e a GoldFarb Incorporações e Construções também assinaram a adesão ao Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Sesi, com o objetivo de elaborar um diagnóstico de prevenção de quedas de cada canteiro de obra, programas ocupacionais, palestras de sensibilização dos trabalhadores e treinamento

Sorteio de brindes

Durante o evento, o Sesi fez uma apresentação do projeto Arte no Canteiro, que busca sensibilizar os trabalhadores da indústria da construção civil por meio de apresentações teatrais sobre prevenção aos acidentes de trabalho, combate ao alcoolismo, uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos canteiros de obras. Outra atração para os trabalhadores foi a realização de um show do cantor e compositor Geraldo Espíndola.

Além disso, foram sorteados inúmeros brindes entre os trabalhadores que estarão presentes ao ato, incluindo motocicletas, bicicletas, aparelhos de micro-ondas e de TV, câmera digital, furadeira, entre outros. Os brindes foram doados pelo Sesi, Sinduscon/MS (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso do Sul), Sintracom/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário do Estado), Fetracom (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado) e indústrias do segmento da construção civil.

Um dos contemplados com uma motocicleta foi Fábio Furtado Marques, 23 anos, da VBC Engenharia, onde trabalha como serralheiro há três anos. "O prêmio veio em boa hora. Quero vender a moto para poder ajudar na compra da minha casa própria", disse. Quanto à iniciativa, o trabalhador diz que é de extrema importância, visto que o número de acidentes de trabalho aumenta cada vez mais.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/06/2016 - 12h11
Quermesse e variedade gastronômica marcam último dia de festa santa
10/06/2016 - 10h30
Feriado prolongado na capital de MS tem arraiais com shows sertanejos
29/01/2016 - 07h17
Da contagem regressiva para Carnaval até "Bee Gees", fim de semana está agitado
08/01/2016 - 06h50
Cidade tem Curimba, choro, 4 esquentas de Carnaval e teatro infantil de graça
31/12/2015 - 06h21
Após cancelar Réveillon, prefeitura da capital de MS fará queima de fogos
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.