especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Forças Armadas - 22/02/2013 - 09h45

Brasil e Rússia definem parcerias estratégicas




FAB

Brasil usa helicópteros russos para patrulhar fronteiras
Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Sexta reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Cooperação foi em Brasília

O Brasil e a Rússia ampliaram o apoio mútuo entre os dois países durante a Sexta Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN), na quarta-feira (20), em Brasília (DF). Além da crise financeira internacional e a defesa dos direitos humanos, foi debatida a cooperação em fóruns multilaterais, os acordos de livre comércio e a participação no G20 e no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O vice-presidente, Michel Temer e do presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, aprofundaram as novas parcerias que começaram a ser planejadas durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro do ano passado. Na ocasião, foi assinado o “Plano de Ação da Parceria Estratégica: Próximos Passos”, documento que lista projetos em que os dois países terão atuação conjunta.

Educação - A reunião traçou metas para intensificar a cooperação científico-tecnológica entre o Brasil e a Rússia, que inclui a implementação do programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF), que permitirá troca de experiências e conhecimento mútuo entre as comunidades acadêmicas dos dois países. Houve destaque para o desenvolvimento de projetos de nanotecnologia, de energia nuclear e termonuclear, e para a criação de incubadoras de pequenas empresas de inovação.

Na terça-feira (19), foi inaugurada uma estação do sistema de localização por satélite GLONASS no Brasil, no campus da Universidade de Brasília. Houve também a assinatura do Memorando de Entendimento entre a empresa JSC “Tecnologias Russas da Navegação” e o município de Goiânia (GO), que estabelece cooperação entre as duas instituições no âmbito do Projeto “Goiânia Sustentável” e prevê troca de peritos, desenvolvimento de projetos de pesquisa e capacitação.

Defesa - Os gestores públicos enfatizaram a importância de transferência tecnológica, por meio de parcerias entre as indústrias e capacitação de profissionais. Destacaram, também, a compra pelo Brasil de 12 helicópteros russos MI-35M e a abertura do centro de manutenção e reposição de peças dos helicópteros russos no Brasil, que aconteceram no ano passado.

Cultura - Em relação a este tema, deliberou-se que representantes dos dois países realizarão visitas técnicas com o objetivo de promover trocas de informações, de experiências e de boas práticas para a organização, preparação e realização da Universíade 2013, a ser realizada em Kazan, a Copa das Confederações, as Copas do Mundo de 2014 e de 2018, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, a serem realizados em Sochi, e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Já em relação ao intercâmbio cultural, ficou determinada a instituição dos Dias da Cultura da Rússia no Brasil e os Dias da Cultura do Brasil na Rússia, já a partir de 2014.

Países ampliam cooperação comercial na indústria e agropecuária

O Brasil e a Rússia reiteraram o interesse de fortalecer acordos comerciais já existentes e criar novos canais de comércio. Nos dias 18 e 19, em Salvador (BA), outro grupo de trabalho debateu meios de aproximação entre os empresários, sugerindo: intercâmbio entre produtos e serviços de pequenas e médias empresas, compra de equipamentos para indústrias, parcerias para combater contrabandos, linhas de créditos específicas para operações de importação e exportação, mais diálogo entre bancos e instituições financeiras das duas nações e, ainda, a abertura de um escritório de negócios do Banco do Brasil em Moscou. 

Os países reforçaram a necessidade de dinamizar o comércio de carnes entre os dois países, além de promover uma política agrícola que permita mais produtividade e atendimento às normas fitossanitárias internacionais. A compra do trigo da Rússia e a venda de soja brasileira foram protocoladas durante a reunião, resultado de parceira entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Agricultura da Rússia.

A atuação conjunta entre empresas de ambos os países para a exploração de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões foi apontada como destaque na ocasião, além de ser citada como exemplo para a ampliação da parceria também para a construção de hidroelétricas.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
27/11/2017 - 09h01
Marinha, Exército e Força Aérea realizam Operação Ágata
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
16/11/2017 - 16h40
6º Distrito Naval terá cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
 
Últimas notícias do site
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.