zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 16/12/2008 - 12h10

Governador fortalece integração de MS com países do Mercosul




Divulgação




Por Ana Claudia Gomes Santana, do Notícias MS

          Os laços de integração econômica, social e cultural, entre Mato Grosso do Sul e países do Mercosul, estão mais fortalecidos após o governador André Puccinelli ter assinado protocolos de intenções e termo de compromisso, durante o IV Foro Consultivo dos Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). O evento, realizado na Bahia, aconteceu paralelamente ao encontro da 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe, que reuniu pela primeira vez os governantes dos 33 países da região.

         O governador participou do evento como presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com os compromissos firmados pelo governador André Puccinelli, Mato Grosso do Sul dá um passo importante para estreitar relações comerciais, sociais e culturais com os países que integram o Mercosul.

          André Puccinelli e o presidente-executivo da Corporação Andina de Fomento (CAF), Enrique Garcia, assinaram protocolo de entendimento, para nortear a preparação e execução de projetos de alto impacto que promovam o desenvolvimento humano sustentável nas regiões de fronteira dos países membros. Ações conjuntas vão contribuir para o fortalecimento da cooperação, o diálogo, a confiança mútua e a integração fronteiriça, tanto em nível bilateral quanto multilateral. Por parte do Codesul, ficou ratificado o compromisso de viabilizar o desenvolvimento regional, buscando encontrar alternativas aos desequilíbrios econômicos, sociais e regionais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

             Compromisso do Estado

          Durante o evento, o governador André Puccinelli, também assinou protocolos específicos envolvendo ações do Estado com dois governos de países que compõem o Mercosul: Departamento de Itapúa (Paraguai) e Província de Santa Fé (Argentina). Pelo protocolo, ficou estabelecido cooperação na área de políticas públicas, elaboração de programas de mobilidade acadêmica, possibilidade de transferência de tecnologias, intercâmbio cultural, divulgação turística, conservação do meio ambiente e estímulo às relações do trabalho.

          Os governadores Hermes Binner (Itapúa), Juan Eudes Afara Maciel (Santa Fé) e André Puccinelli estabeleceram nove eixos a serem desenvolvidos entre os três estados: Agricultura Familiar, Agro ecologia, Comércio (investimentos, importação e exportação), ensino superior, ciência e tecnologia, políticas públicas, cultura, turismo e meio ambiente. Para alcançar as metas, será elaborado um plano de trabalho a ser executado entre 2009 a 2010.

             Trabalho Decente

          Durante a realização do IV Foro Consultivo dos Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), na Bahia, o governador André Puccinelli também assinou Termo de Compromisso para Promoção do Trabalho Decente. O evento contou com a participação da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib.

          O documento estabelece estratégias de locais de desenvolvimento econômico e social, com criação de empregos, obedecendo ao que estabelece a Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com os objetivos do termo, o governador reiterou seu compromisso de desenvolver em Mato Grosso do Sul, ações relacionadas à promoção de trabalho decente, entendido como uma ocupação produtiva, adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de proporcionar uma vida digna. Para isso, o Estado se compromete em cooperar com outros estados, províncias e departamentos que integram o Mercosul, que desejem desenvolver atividades semelhantes.

          A meta é estabelecer instrumentos de coordenação e articulação das políticas econômicas, sociais, produtivas e de trabalho, por meio do desenvolvimento de agendas locais de "trabalho decente", que de acordo com a OIT é aquele que é remunerado e exercido em condições de segurança, equidade, liberdade e dignidade. O Termo de Compromisso, assinado pelo governador, estabelece estratégias de locais de desenvolvimento econômico e social, sustentabilidade ambiental, com a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, proteção social, promoção e fortalecimento do diálogo social. O documento busca ainda fortalecer a promoção da
igualdade de gênero e raça/etnia e a juventude , buscando diálogo social entre órgão governamentais e representantes de trabalhadores e de empregadores.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/07/2017 - 11h20
Bacia do Rio Paraná em MS também tem o seu "Pantanal"
04/07/2017 - 10h35
Mato Grosso lidera ranking de queimadas
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
 
Últimas notícias do site
27/07/2017 - 12h14
PMA recolhe filhote de Jaguatirica apreendido com indígena
27/07/2017 - 08h28
PMA prende e autua assentado por exploração e furto de madeira de lei
27/07/2017 - 07h16
Rádios do MT e MS assinam contrato para funcionar em FM
27/07/2017 - 07h00
Em Campo Grande, ministro autoriza migração de 36 emissoras AM para FM
27/07/2017 - 06h15
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.