zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 12/02/2013 - 08h57

Que significa estar informado




Por Bruno Peron Loureiro

Bruno Peron

Que significa estar informado num mundo de abundâncias em que todos têm algo a comunicar? De anúncios publicitários nas vias públicas e telefonemas comerciais na privacidade do lar a notícias em tempo real pela televisão e atualizações das redes sociais virtuais, muitas são as tentativas de informar-nos sobre aquilo que os emissários consideram importante que os destinatários saibam.

A primeira distinção que é necessário fazer neste exercício inquiridor sobre o significado de estar informado é entre quantidade e qualidade. O rápido desenvolvimento técnico dos meios de comunicação nos oferece, por um lado, um bombardeio informacional; por outro, há que aferir quanto destes códigos se traduz em conhecimento e serve para o aprimoramento cidadão e moral.

Pacotes de televisão por assinatura oferecem 100, 200 e até 400 canais para que o espectador não se queixe de que não tem o que assistir; jornais impressos dão maior cobertura a acontecimentos locais e regionais a fim de manter suas vendas frente às mudanças de hábitos dos leitores; programas radiofônicos alternam seus conteúdos musicais com mensagens publicitárias para angariar fontes de financiamento; a telefonia investe na convergência digital entre voz, imagem, música e informação.

Diante da remanescência dos meios tradicionais de comunicação, a Internet aparece como a grande organizadora dos espaços públicos. A era digital que se instaura é responsável por trocas de informação que vão desde lamúrias e regozijos em jogos eletrônicos e fofocas em redes sociais até o comércio eletrônico e mensagens profissionais trocadas por correio.

O grande invento do século XX - a Internet - determina os rumos informacionais no século XXI.

Um dos desafios é o de como administrar a quantidade de informação a fim de que parte dela se converta em conteúdo de qualidade. Aposta-se assim no aumento do nível educativo e da capacidade de conhecer o distante e mostrar-se a distância. A alternidade passa a ser necessariamente uma relação harmônica.

As indústrias da cultura e da comunicação não perdem tempo no desfrute dos recursos técnicos modernos. Nunca se escutou e trocou tanta música, ou se viram tantos filmes como nos tempos da Internet em banda larga e da profusão de conteúdos, ainda que de forma pirata e insuficientemente controlada. Em menos de uma hora, é possível baixar toda a discografia de cantores famosos pela Internet.

Ainda não medimos as consequências da abundância informacional. Uma delas é o preparo de um jovem para usufruir destes recursos em prol de seu aprimoramento ou se, do contrário, ele torna-se refém de um modo de vida enclausurado e alienante. As políticas de Estado são anacrônicas neste aspecto porque ainda não enxergam as novas formas de exercer a cidadania (por exemplo, na blogosfera). Enquanto um grande volume de negócios se movimenta pelos meios de comunicação (muitos dos quais não se sujeitam aos custos de frete nem ao pagamento de impostos), as políticas públicas oferecem travas burocráticas às rádios comunitárias e incentivos fiscais ao cinema dos peixes grandes.

Não me convenço, portanto, de que as ferramentas de informação por si sós possam nortear os usos e abrir as portas do mundo para um usuário desprevenido. Não creio que se deve prescindir dos meios tradicionais onde o espaço público encena-se cara a cara em contraste com um futuro digital incerto. Critico, deste modo, o ensino a distância e a substituição completa do material didático impresso pelo deixe-se-levar dos recursos mais modernos da tecnologia.

É preciso muita coerência na família e na escola para que os parentes e os educadores acompanhem a evolução da geração mais recente e apliquem medidas corretivas. A época digital trará benefícios se houver ciência de que há outra forma de interagir com a informação. Os espaços públicos podem ser, assim, ambientes de abertura ao mundo em vez de claustro da ignorância e do pequeno convívio.

Tenhamos cautela para que a abundância não nos desinforme.

http://www.brunoperon.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.