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Turismo - 12/02/2013 - 08h05

Aeroportos terão reforço de pessoal




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Movimentação esperada é apenas 4% inferior à do final de ano

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou na terça-feira (5) o reforço das equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Receita Federal nos aeroportos do país, durante o período de Carnaval. No total, 130 colaboradores da agência serão envolvidos na operação, entre servidores que farão atendimento aos passageiros e inspetores de aviação civil, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto. 

A SAC estima que o movimento de passageiros nos terminais brasileiros no período entre sexta (8) e quarta-feira de Cinzas (13) seja 4% inferior ao período entre Natal e Ano Novo e espera manter os bons resultados obtidos nos períodos de alta temporada, como na Operação Fim de Ano, realizada entre 13 de dezembro e 14 de janeiro, em 12 aeroportos do país. Em dezembro de 2012, foram registrados 11,2% de voos com atrasos acima de 30 minutos, número abaixo dos anos anteriores: 14% em 2011 e 22% em 2010. O número é inferior também em comparação à União Europeia, que registrou o índice de 12,8% voos com atraso acima de 30 minutos no mesmo período. Os voos com atrasos acima de uma hora foram de 3% no Brasil e de 5,3% na União Europeia.

Segundo o Ministério do Turismo, o Carnaval deverá gerar aproximadamente 6,2 milhões de viagens e movimentação financeira de R$ 5,7 bilhões em todo o país. Estima-se que a festa popular represente de 2,5% a 5% do faturamento das empresas do setor. Os destinos mais procurados pelos turistas são Rio de Janeiro, Salvador e Recife.  No ano passado, as viagens no período chegaram a seis milhões, e a movimentação financeira nas cidades que receberam turistas a R$ 5,5 bilhões.

Infraero - A Infraero reforçará as equipes de segurança e operações de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além de manutenções preventivas em equipamentos, como esteiras e escadas rolantes. O atendimento aos usuários também será intensificado. Os funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros. Foram planejadas ações específicas para os aeroportos de Salvador, Rio de Janeiro e Recife. 

As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também adotaram planos para a Operação Carnaval, especialmente com aumento das equipes de manutenção, atendimento e segurança, além de investimentos já entregues como reformas de banheiros e criação de vagas de garagem.

Passageiro pode garantir seus direitos 

Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação (a partir de uma hora de atraso); de alimentação (a partir de duas horas de atraso), de acomodação (a partir de quatro horas de atraso) e de reacomodação em outro voo (casos de preterição). 

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. 

O passageiro pode ainda registrar sua manifestação pelos canais de atendimento disponíveis: o telefone gratuito 0800 725 4445 (que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana - inclusive com atendimento em inglês e espanhol) e o Fale com a Anac (www.anac.gov.br/faleanac). Esses canais funcionam durante todo o ano e não apenas em períodos de maior movimento.

 

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