zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 15/12/2008 - 08h15

Centro-Oeste tem uma excelência em curso de oratória




Por Márcio Sodré - Da Reportagem do Jornal ATribuna de Rondonópolis-Mato Grosso.

 

Muito conhecido pela sua atuação como radialista, cerimonialista e jornalista, o corumbaense Gino Rondon hoje é referência como instrutor de cursos de oratória em Mato Grosso e estados vizinhos. Trata-se de uma área que tem despertado cada vez mais a atenção das pessoas, pois a boa comunicação é importante em todos os momentos da vida. E o mais importante, conforme quem já passou pelo referido curso de oratória, é que Rondonópolis tem um profissional na área com a excelência de Gino Rondon, não precisando recorrer a profissionais de fora, quando, muitas vezes, o resultado fica aquém do esperado e os custos, por outro lado, são bem maiores. O curso ministrado pelo prata da casa é denominado ?A Arte de Falar em Público?.

Trabalhando há 34 anos na comunicação e há 16 anos com treinamentos de oratória, Gino Rondon destaca que saber falar bem, se comunicar com excelência, faz toda a diferença na vida de todas as pessoas. Nesse sentido, atesta que tem atendido pessoas de variados segmentos. No começo, o público atendido por ele nos cursos de oratória era formado, basicamente, por políticos. Depois vieram os formandos de curso superior, com uma turma da UCDB, de Campo Grande (MS), e, na seqüência, o segmento empresarial. Atualmente, é dos mais diferentes. Já ministrou treinamentos na área, por exemplo, para os auditores da Receita Federal, em Cuiabá, além de juízes, professores universitários, entre outros. Agora recebeu convite para ministrar um curso para padres e leigos da Diocese, que trabalham com a evangelização.

O comunicador ressalta a importância da comunicação correta também nas empresas. ?Noventa por cento das empresas têm como grande problema a oratória, a comunicação?, observou, lembrando que o mercado exige cada vez mais resultados dos seus profissionais. Daí a importância de uma comunicação eficiente. ?O mundo hoje vive de resultados. Não basta apenas dominar a formação técnica?, atestou, acrescentando que é preciso ir além, com bom relacionamento, comunicação certa, além de outras ferramentas. ?Hoje você tem que ser excelente diante da concorrência?, arremata.

A FORMAÇÃO

Gino Rondon fez o primeiro curso de oratória na década de 1980, no Rio de Janeiro, com o consagrado instrutor, professor e catedrático em oratória em todo o país, Reinaldo Polito. Na seqüência, fez um treinamento a distância gravado pelo mundialmente conhecido Dale Carnegie (1888 - 1955). A partir do que aprendeu das teorias desses dois grandes oradores, o comunicador local desenvolveu sua própria metodologia para se falar em público, destacando o ?aprender fazendo?, com excelentes resultados. ?O objetivo é saber como encantar a platéia, para que as pessoas aprendam a fazer uma apresentação com excelência?, explica.

No treinamento de Gino Rondon, as pessoas aprendem, primeiramente, as técnicas para ser um bom orador, abordando, por exemplo, como gesticular, a postura correta, sincronia entre voz e gesto, administrar o tempo, cortar vícios de linguagem, treinar a dicção, entre outros. Em seguida, os alunos aprendem na prática, através de dinâmicas, com simulações de entrevistas para rádio, jornal, apresentação de produtos, trabalhos? Na verdade, ele diz que cada ocasião exige um tipo de oratória específica. Durante o curso, os alunos conhecem todas essas ocasiões, mas se aprofundam no foco específico do tema trabalhado na turma.

Para o comunicador, não importa se a pessoa seja tímida ou tenha medo de falar em público, sempre é possível dominar a arte de falar em público. E, segundo ele, é justamente o medo o maior empecilho das pessoas para falar em público. ?Todo o ser humano é capaz de ser um bom orador?, afirma, explicando que, para dominar o medo, é preciso antes que a pessoa saiba que ela é capaz. ?O medo é normal; anormal é não superar o medo?, complementou. Agora, conforme o comunicador, não é porque a pessoa seja extrovertida ou não tenha medo de platéia que ela será uma boa oradora. Gino Rondon atesta que é preciso dominar o assunto, falar corretamente e ter conhecimento das técnicas ? o que se adquire fazendo o curso. Além disso, recomenda leitura para se ter riqueza de vocabulário.

Depois de dominar os conhecimentos, o comunicador orienta que é preciso treinar muito, para se ter naturalidade. ?A boa comunicação é aquela que você fala e o seu interlocutor entende?, sintetizou. Com a repercussão do trabalho, Gino já ministrou treinamentos nas mais diversas cidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Acre. ?Agradeço a Deus pelo dom; mas não basta só o dom. Tem que buscar o conhecimento?, finalizou, observando que ainda continua se especializando e que sempre teve comprometimento com aquilo que faz.

Gino Rondon atua em várias áreas da comunicação

Nascido em Corumbá (MS), Gino Rondon morou também em Campo Grande, capital de MS, em São Paulo-capital e no Rio de Janeiro. Na comunicação, começou atuando na cidade natal, a Capital do Pantanal, após ser aprovado no teste para locutor da Rádio Clube de Corumbá, da Organização Farjalla Anache, atuando depois na Rádio Difusora Mato-grossense e na antiga TV Cidade Branca, hoje TV Morena. Após atuação como funcionário concursado do Banco do Brasil em Mundo Novo-MS, no fim da década de 1970, chegou a Rondonópolis-MT. Naquela primeira fase, atuou na Rádio Clube AM. Em 1986, retornou para o Rio de Janeiro, onde ficou por dois anos, quando fez o curso de publicidade, trabalhou em uma emissora do Sistema Globo de Rádio e fez o seu primeiro Curso de Oratória.         Ao retornar para Rondonópolis, em 1990, começou dirigir a 105 FM e iniciou o programa ?Gino Rondon?, que antes se chamava ?Pagode Tropical?, o qual ainda se mantém no ar, hoje com entrevistas e MPB. Depois, ao longo dos anos, foi apresentador de programas de televisão, como na TV Rondon e em outros canais, colunismo no Jornal A TRIBUNA e trabalhos de assessoria de imprensa. Hoje, além de jornalista, radialista, instrutor de cursos de oratória e cerimonialista, também é consultor de marketing, empresário de comunicação, acadêmico de marketing e pós-graduando em marketing e estratégias de vendas.      

Possui a empresa Gino Rondon Comunicação e Marketing, onde trabalha o endomarketing, planejamento de marketing e assessoria de imprensa de uma grande empresa da região. Os treinamentos em oratória são oferecidos através da Central de Cursos Rondon, um braço da empresa.

Os cursos de oratória são ofertados por meio de pacotes in company (fechados para empresas, entidades, faculdades), abertos à sociedade, em parceria com a incubadora de empresas I-dea, ou individualmente. As turmas não podem ser maiores que 20 alunos. A carga horária é de 20 horas, mas há opção do curso intensivo com seis horas.

Na primeira oportunidade em 2009, Gino Rondon pretende ministrar o seu curso em Corumbá, sua terra natal, em Aquidauana onde sua genitora Arlete de Barros Rondon e seu irmão Adolfo Rondon residiram no início dos anos 50, em Bonito, onde possui entes queridos, bem como em outros municípios do nosso Estado.

Fonte: Márcio Sodré - Da Reportagem do Jornal A Tribuna de Rondonópolis-Mato Grosso.


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.