GOVERNO PRESENTE
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 11/12/2012 - 10h57

A Terceira Margem!




Por Hiram Reis e Silva

Desembarcou aqui como passageiro comum entre tantos que procuram a Terceira Margem do Rio entre o Céu e a Terra. (Wilson Nogueira)

-    7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC), Rio Branco, AC
    (1º a 5 de dezembro de 2012)

Pisando, pela primeira vez, o viril solo acreano minha memória, madrugando no passado, perpassou pela epopeia acreana relembrando o vulto épico de Plácido de Castro que liderou esta raça de leões permitindo-lhes possuir um “bem conquistado nobremente com armas na mão”. Naveguei pelo Rio Purus ao lado do imortal Euclides da Cunha e no Juruá acompanhei o deslocamento do determinado Coronel Belarmino Mendonça, admirei-me com a altivez e patriotismo do Coronel Thaumaturgo de Azevedo e a serenidade e a coragem do Capitão Francisco D’Ávila que investiu contra o Posto Militar e aduaneiro peruano ilegalmente instalado à Foz do Amônea.

Ao penetrar no aquartelamento do 7º BEC novamente minha mente foi invadida pelas lembranças pretéritas do General Rodrigo Octávio (RO), “The Right Man in The Right Place” (O Homem Certo, no Lugar Certo) que encarou, sem esmorecer, os desafios ciclópicos propostos pelo “Programa de Integração Nacional” elaborado no governo do eminente Presidente Emílio Garrastazu Médici. O General RO selecionou uma tropa de elite para dar cumprimento às ordens do Presidente e um destes militares, meu caro amigo e mestre, Tenente-Coronel Eng Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida foi nomeado primeiro Comandante da Unidade mais Ocidental da gloriosa Engenharia Militar Brasileira – o 7º BEC.

Fomos recebidos com a costumeira cortesia azul-turquesa pelo seu Sub-Comandante Major Frank Alves Nunes, já que o seu Comandante TCel Eng José Luiz de Araújo dos Santos não se encontrava na cidade. O apoio recebido permitiu-nos dar início à Fase que antecede a descida do Juruá propriamente dita. O Major Frank providenciou, mais tarde, o transporte das embarcações de Porto Velho, RO, para Cruzeiro do Sul, AC, aproveitando o deslocamento de um caminhão que retornava de Humaitá, AM, para Rio Branco, AC.

-    Polícia Militar do Estado do Acre

Aproveitamos nossa estada, em Rio Branco, para conhecer a cidade, o artesanato local, realizar pesquisas em bibliotecas e livrarias, além de contatar autoridades que pudessem nos proporcionar algum tipo de suporte ou informações à expedição pelo Rio Juruá. Visitamos o Quartel da Polícia Militar do Estado do Acre, e reportamos ao seu Comandante Coronel PM José dos Reis Anastácio detalhes da Expedição General Belarmino Mendonça. O Coronel Anastácio hipotecou-nos total apoio e prontamente comunicou-se com o Comandante em exercício do Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Capitão PM Lázaro Moura de Negreiros para que esse nos apoiasse.
    (5 a 9 de dezembro de 2012)

O Capitão Moura foi incansável e graças a seu apoio conseguimos contatar autoridades, jornalistas, empresários e personalidades interessantes da região. A fidalguia deste novo amigo foi muito além das formalidades de estilo. Moura fez questão de nos mostrar a cidade pessoalmente levando-nos aos lugares mais badalados de Cruzeiro do Sul em companhia de sua simpática família e no sábado sua querida esposa Eliana e o filho proporcionaram-nos um “tour” pela cidade e arredores. Mais uma vez a Amazônia brinda-nos com momentos extremamente agradáveis graças à hospitalidade modelar de um de seus dignos representantes.

-    61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS)
    (5 de dezembro de 2012)

Fomos recebidos pessoalmente no Aeroporto de Cruzeiro do Sul, AC, pelo Sub-Comandante do 61º BIS (Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo), Major Odney de Souza e Silva, que nos encaminhou para o Hotel de Trânsito do Batalhão. Informamos ao Comando Militar da Amazônia nossa chegada e fomos surpreendidos com a reviravolta que havia sofrido o Projeto. Só então fomos informados que não haviam recursos para apoiar a descida do Juruá e que as embarcações que se encontravam no 5º BEC, Porto Velho, RO, lá permaneceriam. As funestas notícias prenunciavam uma descida solitária na minha mais longa jornada Amazônica.

-    Prossiga na Missão!

Pensei, novamente, no lema de meu velho amigo – Gen Ex Joaquim Silva e Luna – e parti para a ofensiva. Contatei empresários e autoridades locais de modo a viabilizar a vinda dos caiaques e da voadeira e o fornecimento de combustível para a equipe de apoio. Só depois resolvi falar com o General Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante Militar da Amazônia (CMA), e o General de Divisão Jorge Ernesto Pinto Fraxe, Diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Felizmente a experiência, patriotismo e boa vontade destes dois grandes Generais, modelos de liderança de nossa querida Força Terrestre, afastaram de vez as brumas que toldavam o horizonte e pouco a pouco pude vislumbrar a “Terceira Margem”.

-    Terceira Margem!
    (6 de dezembro de 2012)

Nas tuas águas afogo meus desesperares, meus desencantos, meus amores sofridos. No aconchegante embalo de tuas ondas encontrei forças para perseverar e enfrentar minhas angústias e meu desânimo. Tua imensidão me abraça e conforta, tuas tranquilas águas me acalmam e me aproximam da Terceira Margem. Tuas águas revoltas mostram a rota da humildade que devo seguir e a névoa que te cobre nas manhãs de inverno trazem sinais de esperança nos horizontes que aos poucos se revelam. (Hiram Reis e Silva)

Os amantes das águas entenderão, certamente, minhas palavras. Aqueles que as enfrentaram na tormenta ou sobre elas deslizaram na calmaria sabem o quanto elas podem nos ensinar. Busquei forças nelas para dar continuidade a meu desafio, para não esmorecer, pois acredito na minha missão “auto-imposta” de mostrar a realidade amazônica sem a visão distorcida dos pesquisadores, ambientalistas, indigenistas e outros tantos teóricos de laboratório.

-    8ºBatalhão de Engenharia de Construção (8 º BEC)
    (7 de dezembro de 2012)

Há mais de dois anos, o 8º BEC tem apoiado o Projeto Desafiando o Rio-mar. Desta feita o Tenente-Coronel Sérgio Henrique Codelo além de transportar e colocar à disposição uma voadeira de apoio permitiu que dois membros de seu Grupo Fluvial participassem da Expedição. Às 13h30, de 7 de dezembro, desembarcaram em Cruzeiro do Sul os valorosos nautas Mário Elder Guimarães Marinho e Marçal Washington Barbosa Santos. Já comentei em artigo as qualidades destes dois combatentes por isso, para abreviar o presente artigo, vou apenas disponibilizar o link para aqueles que não ainda não o leram:
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=83293

-    Ponte da União

A cidade tem diversos pontos turísticos, mas o que mais nos chamou a atenção foi a Ponte da União. A ponte estaiada do Juruá é maior ponte do Acre, com 550 metros de extensão e foi construída com recursos dos Governos Estadual e Federal. Tendo em vista o Alto Juruá fazer parte de uma região com alto índice de sismos a ponte é a única no Brasil que possui uma estrutura preparada para suportar este abalos. A iluminação da ponte, projetada pela arquiteta Jamile Torman, é refletida magicamente nas águas do Rio Juruá. A bandeira do Acre fixada no marque central de 70 metros de altura também recebeu uma iluminação especial.

O Rio Juruá adornado por esta joia da engenharia ficou mais belo ainda encantando a todos com suas águas revoltas, tortuosas e tumultuárias que fluem vigorosamente para a margem direita do Solimões.

-    Livro do Autor

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.
E-mail: hiramrs@terra.com.br
Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com


Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
24/07/2017 - 09h15
Polícia Militar atende ocorrências de perturbação do sossego e briga generalizada
24/07/2017 - 07h31
PMA apreende carreta transportando diesel ilegalmente
24/07/2017 - 06h13
Rádio Independente de Aquidauana irá migrar para FM
23/07/2017 - 13h23
Governo prepara licitação para levantar duas pontes de concreto em Bodoquena
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.