CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 03/12/2012 - 09h21

Fundação de Cultura lança obras com retratos sul-mato-grossenses com patrocínio do FIC




Por Redação Pantanal News/FCMS

Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), a Fundação de Cultura do governo do Estado lança no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul no dia 3 de dezembro (segunda) os livros “Campo Grande – Personalidades Históricas”, organizado por Arnaldo Rodrigues Menecozi, “As Amenas Sim”, livro de contos de Vera Tylde de Castro Pinto e no dia 4 (terça) os volumes XVII a XXIV da série Memória Sul-Matogrossense, de Hildebrando Campestrini. As solenidades acontecem às 19h45 e a entrada é franca.

 

Os livros serão lançados em meio a palestras dos professores Paulo Eduardo Cabral (Registro de Memória Recente) e Hildebrando Campestrini (A Memória do Pantanal) e fazem parte da programação do IV Festival do Livro, organizado pelo no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

A crônica é um genêro literário intimista. “As Amenas Sim” contêm sessenta crônicas de costumes, a maioria autobiográficas. Tais crônicas relatam não só a história de vida da autora, Vera Tylde de Castro Pinto, mas o cotidiano do século XX, rural e urbano em Mato Grosso do Sul, no Brasil e em várias partes do mundo, como países sul-americanos, América do Norte, Europa e África.

A autora enfatiza o bom humor selecionando episódios verídicos, vividos e ou relatados por parentes e amigos, que tornam a vida prazerosa e nos fazem a todos colecionadores de bons momentos, dignos de serem recordados ou relatados. Assim como os cineastas Jacques Tati e Charles Chaplin, Vera Tylde, com sutileza, pinça do dia a dia fatos repletos daquele senso de humor que faz sorrir e leva o leitor a recordar também seus momentos engraçados.

“Quando a mídia e a própria literatura dão uma exagerada ênfase a assuntos graves, reais e tristes, o livro convida o leitor para uma leitura leve, também, real e surpreendentemente alegre. Um verdadeiro hiato de sutileza e prazer”, analisa a autora.

A publicação de “Campo Grande – Personalidades Históricas” valoriza um nicho literário que necessita de revigoramento, ou seja, biografias de personalidades que fizeram a história de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul.

Estarão referenciadas na obra, Harry Amorim Costa, Fernando Correa da Costa, Arthur Jorge, José Octávio Guizzo, Maria Constância de Barros Machado, Hércules Maymone, Manoel da Costa Lima, José Antonio Pereira, entre outros.

“Há uma procura considerável para trabalhos escolares, em todos os níveis, incluindo leitores dos mais variados perfis, em busca de biografias dos personagens que marcaram a história campo-grandense e de nosso Estado. O livro servirá de apoio pedagógico para pesquisas escolares e acadêmicas É importante destacar que muitas personagens biografadas nessa publicação apresentam um único registro de seus feitos e contribuição à sociedade”, explica o organizador da obra, Arnaldo Rodrigues Menecozi.

Já os livros da Série Memória Sul-Mato-Grossense, nos volumes de XVII à XXIV, darão continuidade ao compêndio iniciado em 2010 pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Com um total de 10 obras, compiladas em 8 volumes, o acervo distribui-se da seguinte forma:

XVII a XIX – Bacia do Rio Paraguai: Geografia e História de 1 a 3, do autor Lécio Gomes de Souza; XX - Gente Pantaneira, de Abílio Leite de Barros; XXI - Lembranças – Nhecolândia, de José de Barros e Carlos Vandoni de Barros; XXII - A pecuária nos pantanais de Mato Grosso, O sul de Mato Grosso e a pecuária nacional, de Astúrio Monteiro de Lima e XXIV - Diário de um febiano, de Humberto Neder.

“Estamos resgatando todas aquelas obras importantes, que não estão disponíveis para o acesso da população em geral. São obras antigas e relatórios de difícil acesso, democratizando cada uma destas publicações”, explica o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, o professor e historiador Hildebrando Campestrini.

A Série Memória-Sul-Magrossense servirá de referencial para estudantes e pesquisadores, pois abrange diversas fases históricas de Mato Grosso do Sul, de forma a induzir uma melhor compreensão do desenvolvimento histórico-cultural do Estado.

“O investimento do governo do Estado em obras literárias como estas demonstram a valorização e o incentivo aos autores regionais, a preocupação com o resgate histórico, bem como a produção literária diversificada de Mato Grosso do Sul. Nosso Estado, sem duvidas, é hoje um dos que proporcionalmente mais publicam e divulgam a produção de sua cultura e história em escolas e instituições”, afirma o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Americo Calheiros.

Serviço: Os livros serão lançados às 19h45 no auditório Acyr Vaz Guimarães, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, que fica na Avenida Calógeras, 3000, na Esplanada da Estação Ferroviária. 


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
12/01/2018 - 08h33
Agendona: Começam os gritos de Carnaval dos blocos, e também Festa de São Sebastião
05/01/2018 - 15h13
Sábado tem roda de samba no Porto Geral
05/01/2018 - 14h07
Primeiro fim de semana de 2018 está cheio de opções de diversão
29/12/2017 - 08h14
No último fim de semana do ano, programação cultural é alternativa e agitada
26/12/2017 - 13h11
Entre em 2018 com estilo seguindo essas dicas e tenha um réveillon de arrasar
 
Últimas notícias do site
18/01/2018 - 10h35
Carnaval de Corumbá: inscrições para concurso de fantasias seguem até 31 de janeiro
18/01/2018 - 09h13
Após Exército, Marinha também entra na luta contra o Aedes aegypti em Corumbá
18/01/2018 - 08h35
PMA prender caçador com armas e munições
18/01/2018 - 08h05
CCZ faz no domingo ação para adoção de gatos e cães resgatados na Capital
18/01/2018 - 07h52
PMA captura tamanduá-mirim em rua de bairro da Capital
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.