zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 13/12/2008 - 20h25

III Jogos Florais de Corumbá - Mato Grosso do Sul, por Silva Neto (Tim)




Por Silva Neto (Tim)

III Jogos Florais de Grosso do Sul

Por Silva Neto (Tim)

 

Por duas vezes Corumbá - Mato Grosso do Sul foi palco de uma promoção  inédita no Brasil,  quando,  incentivada  pelo entusiasmo dos doutores Lécio Gomes de Souza  e  Hélio Sachser de Souza,  sacudiram os ânimos de poetas e trovadores do Brasil,   com a promoção  do 1°  e  2°  Jogos Florais de Corumbá.    O que a princípio parecia simples brincadeira,  transformou-se  em disputa séria entre poetas  e  trovadores brasileiros  dos  mais diferentes rincões,   pela  originalidade da promoção.    Seus idealizadores  programaram,  então,  por  duas vezes,     amplos concursos  de trovas  a  princípio apenas no âmbito regional,   entretanto,  dado o interesse despertado,  em  torno do assunto,  e mesmo sem contar com a Internet – que não havia ao tempo das duas promoções (anos 60 e 70) -    os  Jogos Florais  ultrapassaram  as  nossas  divisas  penetrando por  outros territórios  nacionais,   onde  poetas  e  trovadores  estranhos  interessaram-se  pelo  acontecimento,    participando   com  trabalhos  que bem traduziam  a  força que as rimas  têm,   quando se quer extravasar  o  talento de quantos escreve  por  vocação  e  de  quantos lutam com “garra”  pela conquista de novas áreas.  

O 1°  Jogos Florais de Corumbá   foi realizado no ano de 1968,  quando o tema proposto foi  AMOR,    sagrando-se vencedor  o  poeta   A.  A. de  Assis,  da cidade de Maringá,  no Estado do Paraná  com  esta trova:  “ Num tempo em que tantas guerras   -   enchem o mundo de terror  -   benditos os que na terra  -  semeiam  versos de amor”.

O 2°  Jogos Florais de Corumbá foi realizado  10  anos  mais tarde,   isto é,  em 1978,  quando revelou-se como vencedor  o  trovador  Valdir Neves,  poeta cego,     da cidade de   Nova Friburgo,  no Estado do Rio.  O tema,   então,   foi  FRONTEIRA,   que  o  vencedor  se expressou  da seguinte maneira:  “Velho cultor de utopias  -  e  de  ambições sobranceiras  -  sonho ver,  ainda em meus dias  -   um  mundo igual,   sem fronteiras”.

 E agora,  quando o Lions Clube de Corumbá levanta a bandeira para fazer realizar o  III Jogos Florais de Corumbá,   após  um  intervalo de 30 anos aproximadamente,   e  considerando  que temos ao nosso alcance  os serviços da  Internet,   espera-se  que o tema  RETOMADA,   alusivo à Retomada de Corumbá,  desperte,  também,   o  interesse  de quantos gostam da poesia  e  de  quantos apreciam os jogos das palavras  através de inspiradas  rimas.  Vamos aguardar que,  desta vez,  pelo menos um dos prêmios  seja  conquistado  por  conterrâneo  nosso, um sul-mato-grossense, pois   estamos sabendo,  convivem  conosco  em MS, grandes valores da arte de fazer trovas.   Um número elevado de trovadores     está  tomando conhecimento  das  regras  desta promoção,   através do  Site:

www.lionscorumba.com.br

Os prêmios são os seguintes:   Para o primeiro colocado -  1  Computador  -  cujo prêmio  é denominado LÉCIO GOMES DE SOUZA.    Para o segundo colocado,   l  câmera  digital,  cuja denominação é  HÉLIO SACHSER DE SOUZA:    e  por  último,   1  câmera digital,  com a denominação de  poeta  RUBENS DE CASTRO(Baiano).

Para realização desse evento -  cuja  inscrição  encerra-se  no dia 31 de dezembro  com premiação  marcada para o dia 7 de janeiro de 2009,   o  Lions Clube de Corumbá  está contando com o decidido apoio  da  Prefeitura Municipal de Corumbá,  sempre presente  às boas iniciativas.   O  III Jogos Forais de Corumbá veio para revigorar o mundo da poesia;   veio para firmar os nomes de Lécio Gomes de Souza e  Hélio Sachser de Souza,  idealizadores dos Jogos Florais de Corumbá,  trazendo, ainda,  a homenagem singela que prestamos,   todos,   ao poeta Rubens de Castro que, não sendo corumbaense,  mas “CORUMBAIANO”,  como ele mesmo costumava dizer,   viveu grande período  de sua vida  ao nosso lado   compondo inspirados  versos de amor,   de crença  num futuro  melhor  para todos nós,  traduzindo  através das suas  trovas  sua grande paixão  por Corumbá.

Vamos todos,  poetas e  trovadores,  marcar o maior número de presenças nesse evento  que teve início há mais de 30  anos.   Vale,  ainda,  recordar,   que na Praça Generoso,  na Avenida Marechal Rondon em Corumbá-MS,  havia um obelisco  onde se encontrava  a inscrição  da trova  vencedora  do  2°  Jogos Florais.   Era um marco para ter continuidade  com novos  registros,    não fosse à necessidade  de colocá-lo abaixo,   para a  revitalização da Praça.  Entretanto,    novo obelisco está construído  no mesmo local,  quem sabe para fazer germinar a idéia de inscrição  dos futuros Jogos Florais de Corumbá.

 

 

III JOGOS FLORAIS DE CORUMBÁ

REGULAMENTO

Art. I   - COMISSÃO ORGANIZADORA E CONTATO

·    FRANCISCO IGNACIO SILVA NETO

                 Telefone(s): (67) 3231-4726

                 e-mail franciscoinacio@lionscorumba.com.br

 

·   ALFREDO DE SARTORY

                Telefone(s): (67) 3231-6360 ou 9248-8999

                e-mail alfresartory@lionscorumba.com.br

 

·   HERALDO TADEU DE MORAES CAMBARÁ

                Telefone(s): (67) 3231-3011 ou 9987-1949

                 e-mail heraldocambara@lionscorumba.com.br

 

·  RENATO DOS SANTOS

    Telefone(s): (67) 3231-1764

                e-mail renatosantos@lionscorumba.com.br

 

Art. II - O TEMA

 

·   O tema é RETOMADA, alusivo à Retomada de Corumbá, que nos idos de 1865 foi ocupada por tropas paraguaias de Solano Lopes e viveu sob o jugo dos paraguaios até 1870, quando foi retomada por forças brasileiras sob o comando do Cel. Antonio Maria Coelho.

 

Art. III - DOS PRÊMIOS

·    Fica estabelecida a seguinte premiação:
1º Lugar
- Homenagem ao Dr. Lécio Gomes de Souza
                           Prêmio: 01 Computador.

      2º Lugar - Homenagem ao Dr. Hélio Sachser de Souza
                                Prêmio: 01 (uma) Câmera Digital.      

                  3º Lugar - Homenagem ao Poeta Rubens de Castro.
                                             Prêmio: 01 (uma) Câmera digital.

 Art. IV - DA INSCRIÇÃO

·    O valor da inscrição é de R$ 5,00 (Cinco reais) por trova e deverá ser depositado no BANCO DO BRASIL S/A, Ag. 0014-0 C/C 16236-1

·   A inscrição para participação do III Jogos Florais de Corumbá, deverá ser enviada obrigatoriamente pelo Correio.

 

·   O endereço para envio das inscrições é:

     LIONS CLUBE DE CORUMBÁ

     III Jogos Florais de Corumbá

     Rua 21 de setembro, 2.423.

     Bairro Nossa Senhora de Fátima

     79 320-110 Corumbá-MS.

Art. V - DA PARTICIPAÇÃO

Usar 2 (Dois) envelopes; um menor e outro maior.

No envelope menor, proceder da seguinte forma:

·    Colocar uma folha de papel contendo: nome, endereço, CEP, cidade, estado, telefone e e-mail. Este envelope deverá ser fechado.

      No envelope maior, proceder da seguinte forma:

·    Colocar o envelope menor que deverá estar fechado;

·    Colocar uma folha de papel com a trova, sem assinatura ou quaisquer sinais que possam identificar o participante;

·    O participante poderá produzir outras trovas e anexar no mesmo envelope.

·    Colocar Xerox do deposito bancário referente ao número de trovas anexado.

Art. VI - DO ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

·    O encerramento das inscrições é em 31 de dezembro de 2008.

·    Inscrições postadas após o dia 31 de dezembro de 2008, não participarão do III Jogos Florais de Corumbá.

Art. VII - DA APURAÇÃO E RESULTADO

·    Ao receber o envelope maior postado no Correio, a Comissão  Organizadora registrará no verso do envelope menor e da folha contendo a trova o mesmo número conforme ordem de recebimento, após enviará a folha contendo a trova à Comissão Julgadora. .

·   Comissão Julgadora de posse das travas, selecionará e classificará as 3 (Três) trovas sob e tema Retomada, cujas folhas possuem no seu verso o respectivo número de recebimento. Após solicitará à Comissão Organizadora os respectivos envelopes menores ainda lacrados que se acham sob os cuidados da Comissão Organizadora, para, em presença da imprensa e de pessoas interessadas, serem abertos, e revelados os nomes dos vencedores.

·   A Comissão Organizadora de posse dos resultados se encarregará de comunicar os vencedores, bem como convidá-los para o encerramento do III Jogos Florais de Corumbá.

Art. VIII – DO ENCERRAMENTO

·   O encerramento do III Jogos Florais de Corumbá, será no dia 07 de janeiro de 2009, quando acontecerá um show artístico, em local a ser determinado pela Comissão Organizadora.

Art. es – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

·   Ficam impedidos de participar deste evento os membros das Comissões Organizadora e Julgadora.

·   Os casos omissos serão resolvidos em conformidade com os dispositivos legais e à luz dos conceitos habituais e gerais, sempre em consenso da Comissão Organizadora e a Comissão julgadora.

Corumbá-MS, 20 novembro de 2008.

Francisco Ignácio Silva Neto

                                           Presidente da Comissão Organizadora

  

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.