especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eventos - 20/11/2012 - 16h09

Governo lança campanha pelo fim de violência à mulher no Dia da Consciência Negra




Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Rachid Waqued

Campo Grande (MS) – Na abertura da Campanha "Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, hoje (20), Dia de comemoração Nacional da Consciência Negra, no auditório da Governadoria, a coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, estacou a importância do evento dizendo que a data é especial. “O Brasil tem dois heróis: Tiradentes e Zumbi. Isso para nós é motivo de orgulho e preservação de nossas lutas”, comentou Brito.

 

A Campanha, que visa garantir os direitos humanos às mulheres, atualmente ocorre em 159 países e traz como principal tema: “Compromisso e Atitude, Lei Maria da Penha – a lei é mais forte”. O evento visa conscientizar a todos sobre a violência contra as mulheres, e é realizado pelo governo do Estado em parceria com governo federal, através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Juventude e também pela Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul.

 

Dia da Consciência Negra

 

          O Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.

 

“Hoje, para nós é um dia de festa e de comemorações com muitas homenagens e atividades culturais. É um dia em que a luta realmente começou a ter um significado. E o negro começou a se sentir valorizado”, destacou Raimunda, ao afirmar que os Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres não é uma comemoração, “mas sim, uma luta que se tem, para que a mulher seja respeitada e tenha realmente o seu papel de mãe, esposa, filha e companheira”.

 

Já o governador André Puccinelli, que também participou da abertura do evento, não deixou de falar da importância do Dia Nacional da Consciência Negra, bem como da luta contra a discriminação racial. O governador destacou a importância da palestra da professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lucimar Rosa Dias, que durante o evento falou sobre o tema: “Cada um tem seu jeito, cada jeito é de um”.

 

“Nós não somos o que somos pela cor da pele. Nós somos o que somos pela genética imposta, mas principalmente pela educação da família. Educação que nós introjetamos no meio em que vivemos”, disse o governador. “Se tivermos bons exemplos seremos bons cidadãos”, destacando a importância da educação na vida das pessoas.

 

Cada um com seu jeito

 

 

 

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Lucimar Rosa Dias, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e autora do livro “Cada um tem seu jeito, cada jeito é de um”, durante o evento falou sobre sua obra, que visa discutir temáticas sobre a população negra.

 

O livro é voltado pra crianças e conta a história de Luanda, uma menina (negra) alegre e vaidosa, que adora variar os penteados em seu cabelo crespo para ir à escola. Segundo Lucimar Dias, o livro promove a valorização das etnias e das diferenças de cada um, de modo a estimular as crianças a valorizarem as características pessoais, o relacionamento com a família e com o outro.

 

“A discriminação racial é crime. É importante que a educação se comprometa com esse tema. O livro tenta trabalhar exatamente com questionamento desses estereótipos. A violência é gerada a partir do desrespeito que um tem pelo outro”, disse a professora, ao afirmar que o preconceito ainda ocorre nas escolas. “Ainda há uma dificuldade da escola em se comprometer com esses temas sobre preconceitos”.  

 

Durante o evento, na Governadoria, Lucimar Santos falou sobre os vários tipos de violências, dentre as quais, as violências físicas, psicológica e moral, social e patrimonial.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/06/2016 - 12h11
Quermesse e variedade gastronômica marcam último dia de festa santa
10/06/2016 - 10h30
Feriado prolongado na capital de MS tem arraiais com shows sertanejos
29/01/2016 - 07h17
Da contagem regressiva para Carnaval até "Bee Gees", fim de semana está agitado
08/01/2016 - 06h50
Cidade tem Curimba, choro, 4 esquentas de Carnaval e teatro infantil de graça
31/12/2015 - 06h21
Após cancelar Réveillon, prefeitura da capital de MS fará queima de fogos
 
Últimas notícias do site
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.