zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 06/08/2008 - 15h50

Gestores do Estado discutem Pacto pela Juventude na Capital




Rachid Waqued

Por Notícias MS

      Representantes dos gestores de juventude de Mato Grosso do Sul e demais entidades da sociedade civil, se reuniram hoje (6), pela manhã, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, para debater diversos assuntos de interesses dos organismos juvenis do Estado. Dentre eles, o “Pacto pela Juventude” e as “Políticas Públicas de Juventude”, discutidas durante as etapas das conferências municipais, estadual e nacional.

     Representantes dos municípios que possuem gestores de juventude, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Coronel Sapucaia, e demais representantes da sociedade civil e de outras cidades onde não foram criados conselhos juvenis, participam do seminário “Inclusão Social da Juventude – Um desafio para o Estado”.

    O Seminário é uma realização do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude de Mato Grosso do sul, juntamente com as entidades e organismos de juventude. O encontro teve como principal objetivo avançar em propostas e estratégias que tornem mais eficazes a gestão e promoção de políticas para a população jovem.

    “Recebi do Conselho Nacional de Juventude uma proposta do pacto federativo para as eleições municipais. A juventude tem que participar e nós como gestores não podemos opinar, mas temos que divulgar aquilo que entendemos ser as principais prioridades discutidas na Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude”, disse Márcio Casavana, secretário-executivo do Fórum de Gestores.

     Casavana explica que a meta dos gestores e saber o que tem sido, ou está sendo encaminhado, com relação aos programas e projetos de juventude no Estado. “E divulgar para que todos os seguimentos que estão participam do evento, levem para seus municípios e entidades a proposta desse pacto, que inclui a criação de coordenadorias e efetivação de outras que foram criadas. Quer dizer, uma participação da juventude no âmbito governamental e da sociedade civil, através dos conselhos”.

     Com relação aos assuntos sobre o “Fortalecimento Institucional da Juventude”, eles falaram sobre os trabalhos das coordenadorias no Estado. Ou seja, como está funcionando e quais as suas conquistas no âmbito estadual, municipal e federal. E quais os projetos e programas que estão sendo executados.

     A temática em relação ao “Controle Social” tratou da participação dos conselhos. A importância de caminhar juntos com as coordenadorias, para que a sociedade civil tenha conhecimento de fato do que vem sendo realizado pelo governo em prol da juventude. O outro tema bastante debatido foi sobre a questão do “Financiamento” – uma articulação entre os conselhos e as coordenadores, nas discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária. “Vamos saber como captar recursos para tentar colocar em práticas os projetos, tanto dos conselhos como das coordenadorias de juventude”, informou Márcio Casavana.

        Pacto pela Juventude

     Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal, estadual e municipal), e aos candidatos a prefeitos e vereadores, para que levem em conta as 22 prioridades da 1ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude (realizada de 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília-DF), nas suas ações de governo e plataformas eleitorais, respectivamente.

     O desafio é traduzir estas demandas em propostas, iniciativas, programas e projetos de âmbito nacional, estadual e local. O signatário do Pacto pela Juventude deve ter como referência estas prioridades e adotar os seguintes parâmetros na implementação das políticas públicas de juventude.

     A 1ª Conferência Nacional de Juventude contou com a participação de dois mil delegados, que ecoaram as 400 mil vozes dos participantes do processo da Etapa Nacional. Na ocasião foram aprovadas 70 resoluções e 22 prioridades sobre vários temas. Agora os gestores dos organismos juvenis de Mato Grosso do Sul lutam para que suas propostas sejam colocadas em práticas pelos poderes públicos.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.