especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eventos - 12/11/2012 - 15h45

Começa semifinal do Desafio Sebrae




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Sorteio de chaves decide as equipes que se enfrentam nessa etapa do jogo

Salvador – A fase decisiva do Desafio Sebrae 2012 já começou. Na noite de sexta-feira (9), o sorteio das chaves definiu as equipes que se enfrentam na semifinal do jogo virtu al. O evento aconteceu no Sauípe Class, dentro do Complexo da Costa do Sauípe, no litoral Norte da Bahia, local onde os participantes competem. No domingo (11) foram anunciadas as oito equipes finalistas que disputarão durante toda a segunda-feira (12) a final do jogo virtual. O campeão será anunciado no dia 13, às 15h, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Na abertura do evento, o diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, falou da contribuição do maior business game do mundo para a formação empresarial e pessoal dos participantes e destacou o momento positivo que vive a economia brasileira. “O Brasil está encontrando o caminho do desenvolvimento sustentável e inc lusivo e, quando olho para vocês aqui, vejo a vontade de construir esse país. Não tenho dúvida de que aqui estão nossos futuros grandes líderes”.

De acordo com a gerente-adjunta de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, Olívia Castro, o principal objetivo de Desafio Sebrae é disseminar entre os universitários o empreendedorismo. “Por meio do jogo, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver competências de comportamento empreendedor e de aprender noções básicas de gestão. Eu espero que essa experiência influencie suas vidas”, disse.

Competem na semifinal 32 equipes de todo o país, um total de 134 universitários. Um deles é Pedro Ferreira, de 18 anos, integrante da Irecê Frutas & Derivados, de Salvador. A equipe venceu a etapa baiana da competição e é formada por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia. “Com o jogo, aprendi novos conteúdos, como noções de gestão, administração de empresas e estratégias de mercado. Esse aprendizado vai ficar para o resto da minha vida”, revelou.

Participando da competição desde 2009, o universitário Caio Miranda, da equipe baiana POLPAye, chegou pela primeira vez à semifinal. “Nós vimos que havia potencial para ir mais adiante e que podíamos nos superar a cada ano”. O estudante de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, destacou a possibilidade de praticar no jogo o que aprende em sala de aula. “Nós saímos do ambiente teórico e vivenciamos na prática o que aprendemos. Chegamos aqui muito perto da realidade do que é gerenciar uma empresa”.



Segundo Maurício Guedes, coordenador da incubadora de empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que realiza o Desafio junto com o Sebrae, mais de um milhão de jovens já participaram do jogo. “Esperamos que os estudantes carreguem essa marca do que é ser um empreendedor, que vai ser muito útil para suas carreiras e vidas. A experiência de trabalhar sob pressão, calcular riscos, conciliar posições diferentes, tomar decisões na hora certa, tudo isso é extremamente valioso para qualquer atividade profissional”, explicou.

O estudante de Ciências Econômicas Antônio dos Reis, de 60 anos, está participando do jogo pela primeira vez. Integrante da equipe Vanguarda, de Manaus (AM), ele vê na competição uma oportunidade de atuação profissional futura. “A experiência do jogo tem sido muito boa, porque serve tanto para despertar o ânimo empreendedor como a possibilidade de prestar consultoria na área de empreendedorismo, que é onde pretendo atuar”, disse.

A competição

O Desafio Sebrae representa hoje a principal contribuição da instituição para a difusão da cultura empreendedora no meio universitário. Este ano, inscreveram-se mais de 154 mil alunos, sendo que 58% estão na faixa de 18 a 22 anos. Por ter sido um dos cinco estados com o maior número de registros - mais de nove mil -, a Bahia pôde levar duas equipes para a etapa nacional: a Irecê Frutas & Derivados e a POLPAye.

A competição leva a prática da gestão de uma empresa a jovens de todo o país, com objetivo de desenvolver competências no ato de empreender. Os participantes que chegaram até a etapa final fizeram exercícios de como administrar uma empresa, aprenderam a trabalhar em grupo e testaram resultados. Na edição deste ano, os universitários estão gerindo uma fábrica de polpas e sucos de frutas tropicais. O jogo virtual conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/06/2016 - 12h11
Quermesse e variedade gastronômica marcam último dia de festa santa
10/06/2016 - 10h30
Feriado prolongado na capital de MS tem arraiais com shows sertanejos
29/01/2016 - 07h17
Da contagem regressiva para Carnaval até "Bee Gees", fim de semana está agitado
08/01/2016 - 06h50
Cidade tem Curimba, choro, 4 esquentas de Carnaval e teatro infantil de graça
31/12/2015 - 06h21
Após cancelar Réveillon, prefeitura da capital de MS fará queima de fogos
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.