TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 01/11/2012 - 16h57

Especialistas destacam ações para empresários do segmento gráfico




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

As palestras fazem parte do 2º Ciclograf, que, em 2 dias, abordaram gargalos, impressoras offset e ações de sustentabilidade

O Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e a Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado) concluíram, na noite de ontem (31/10), o 2º Ciclograf (Ciclo de Palestras Gráficas), que trouxe palestras voltadas para as empresas do segmento. O evento, que teve apoio da Fiems, Sebrae/MS e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), abordou, no 1º dia, os “Gargalos – Ferramentas para Minimizar Atrasos do Fluxo de Trabalho de Pré-impressão”, com Ricardo Minoru Horie, e “Principais Ações com Impressoras Offset que Podem Gerar Aumento na Produtividade”, com Rafael Pedreira, enquanto no 2º dia foram realizadas palestras “Como obter Processos Produtivos mais Rentáveis atuando com Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho”, com Marcia Maria Biaggio, e “Como Implantar Ações da Empresa conhecendo seus Principais Desperdícios e as Ferramentas para Eliminá-los”, com Rosana Gonzalez Aléssio.

Na avaliação do presidente da Abigraf/MS, Julião Gaúna, o mercado atual está cada vez mais exigente, o que mudou o perfil do empresário que, hoje está se atualizando mais e obtendo mais informações sobre diversos temas que atingem seu negócio. “Com o apoio da Fiems, Sebrae e da ABTG conseguimos colocar em prática um dos nossos anseios, que é de atualizar sempre o nosso empresário, levando ao encontro dele informações pertinentes e que fazem a diferença do seu processo produtivo”, frisou. Já o diretor do Sindigraf/MS, Altair da Graça Cruz, destacou que a iniciativa de realizar o evento visa trazer os temas para a reflexão de forma que o empresário identifique o pode ser melhorado. “A intenção é qualificar nossos parceiros e colaboradores para que o trabalho se desenvolva sempre com qualidade”, disse.

Palestras

A palestra “Como obter Processos Produtivos mais Rentáveis atuando com Qualidade, Ambiente e Segurança do Trabalho”, ministrada pela diretora da StateBrasil e consultora da ABTG, Márcia Maria Biaggio, destacou diversos pontos essenciais para os segmento no que se refere à política nacional de resíduos sólidos. “É preciso mostrar para os empresários deste setor que produzir com responsabilidade ambiental é produzir reduzindo custos e problemas futuros. Estar atento à saúde e segurança do seu colaborador é outro fator muito importante, pois são pontos que elevam a produtividade da empresa e garante saúde aos negócios”, pontuou.

Já a palestrante Rosana Gonzalez Aléssio, que discorreu sobre o tema “Como Implantar Ações da Empresa conhecendo seus Principais Desperdícios e as Ferramentas para Eliminá-los”, garante que toda e qualquer empresa deve ter uma produção enxuta, eliminando os principais desperdícios e ganhando em produtividade. “O que devemos sempre destacar aos empresários é como ganhar dinheiro, atendendo aos requisitos e leis. É preciso saber avaliar cada processo e setor da sua empresa e procurar melhorá-los sempre”, destacou.

Durante a palestra “Gargalos – Ferramentas para Minimizar Atrasos do Fluxo de Trabalho de Pré-impressão”, Ricardo Minoru, atuante há mais de 20 anos na indústria gráfica, destacou alguns problemas do segmento e, principalmente, o que fazer para transpô-los. “Uma ferramenta importante passa pela educação dos clientes. É preciso orientá-los sobre cimo devem preparar os materiais para que a gráfica não precise corrigir. Algo em torno de 70% dos clientes mandam arquivos de baixa qualidade ou com algum tipo de problema. Neste caso  é possível se negar a pegar o trabalho ou cobrar pela correção”, exemplificou.

Já Rafael Pedreira, que discorreu sobre o tema “Principais Ações com Impressoras Offset que Podem Gerar Aumento na Produtividade”, ressaltou a parte de manutenção operacional das máquinas, envolvendo a lubrificação dos equipamentos. “Um estudo da ABTG e a Heidelberg feito entre 2002 e 2004 apontou que uma máquina bem lubrificada tem sua vida útil aumentada em  25% e pode ter uma produção 60% a mais”, contou.

Participantes
 
Para o empresário Deodato Jânio da Costa, o empresário precisa adquirir consciência e começar a colocar em prática todo o conhecimento obtido. “O que me chamou muito a atenção foi a primeira palestra que destacou as leis e normas ambientais que entraram em vigor. Sabemos e temos consciência delas e, na minha empresa sempre fui muito preocupado com o tema, visto que nosso consumidor está cada vez mais preocupado com o produto e como ele é produzido”, disse.

Bianca Maiolino, diretora do Centro Gráfico Rui Barbosa, ressaltou a importância da iniciativa e também a participação dos funcionários, mesmo aqueles de outros setores da empresa. “Quando a entidade propõe esse tipo de palestra temos a obrigação em participar e trazer conosco nossos colaboradores quanto mais e melhor se conhece o trabalho no qual está envolvido melhor será o nosso trabalho”, pontuou. Para Laner Flaves Granzer, da área de editoração da Gráfica Pontual, iniciativas como o Ciclograf oportunizam aos empresários e colaboradores o acesso ao conhecimento. “São temas importantes porque tudo o que pudermos fazer para otimizar o tempo e os processos pode nos colocar á frente da concorrência”, avaliou.
 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.