zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 31/10/2012 - 08h09

Fundação de Cultura abre mostra “América do Sul: Paisagens e Fragmentos” no Centro Cultural












Por Redação Pantanal News/FCMS

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul inaugura na próxima quarta-feira (7 de novembro), às 19h30, a exposição “América do Sul: Paisagens e Fragmentos”, do fotógrafo Marco Miatelo, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo . A entrada é franca.

A exposição é o resultado de expedição fotográfica realizada em janeiro deste ano pelo jornalista. Durante a expedição foram registradas aproximadamente 10 mil imagens. A exposição será composta por 36 fotos que retratam hábitos, costumes, paisagens, o povo e as belezas naturais e da cultura de cinco países sul-americanos: Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai. 
Com base nesse projeto, Miatelo foi convidado pelo curador da galeria Wega Nery, Rafael Maldonado, para apresentar um recorte da série fotográfica.“Ter sido convidado me deixou bastante feliz. Considero como uma grande oportunidade de apresentar um pouco do meu trabalho como fotojornalista e de compartilhar experiências”, relatou Marco.

 "A ação curatorial possibilita o encontro com novas linguagens e propostas estéticas e os espaços expositivos da Fundação de Cultura do Estado são mecanismos que permitem algumas das experimentações e afirmações do campo da arte. A série fotográfica de Marco Miatelo resulta de uma investigação entre as fronteiras culturais de países latino-americanos e revelam um olhar curioso atento aos detalhes, às cores e às formas que compõem as paisagens e os cenários visitados", explica Rafael Maldonado.

Além dos povos da região, foram retratadas paisagens deslumbrantes na Bolívia, como o Deserto de Sal; no Chile, o Deserto do Atacama; no Peru, a Ilha Flutuante de Uros, o maior e mais alto lago do mundo, o Titicaca, e, com destaque, Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

“Nesta viagem, além de fotografar diversas situações inusitadas da cultura de cada um destes países, também foi um enorme aprendizado. Durante 28 dias, me deparei com constantes contrates, tanto dos lugares como sociais. Essa miscigenação se integrava de maneira curiosa e única, sempre despertando a atenção do meu olhar para os personagens ou para pontos esculpidos pela natureza”, explica Marco.

Nascido em 3 de março de 1985, em Ivinhema (MS), Marco Miatelo mora há 15 anos em Campo Grande. Desde criança mantém contato com a arte da fotografia. Em 2004, passou a fotografar profissionalmente. Dois anos depois, ainda na faculdade, participou pela primeira vez e venceu concurso fotográfico realizado pela Faculdade Estácio de Sá, instituição na qual se formou em Jornalismo.

Em 2007, ficou em 5° lugar no 3° Concurso Oakley de Fotografia, de amplitude nacional. No ano seguinte, ficou em 4° no concurso da mesma marca, obtendo o privilégio de participar com sua obra da Exposição Linha da Cultura, realizada pela Prefeitura de São Paulo, no Metrô Estação das Clínicas.

No ano de 2009, no 2º Foto Arte Brasília – Avistar, ao obter menção honrosa, pôde integrar a exposição realizada em Brasília (DF) e foi inserida no catálogo do concurso. Em 2010, Marco venceu o Concurso “Olhares Sobre Campo Grande - MS”. Além da premiação, sua obra foi destaque da mostra fotográfica intitulada “1º Salão de Artes ‘Olhares Sobre Campo Grande - MS’”.

Em 2012, Marco venceu o concurso da editora  iPhoto, de São Paulo. Além do prêmio, seu portfólio foi publicado no site oficial. Também neste ano, suas três fotos inscritas no Concurso de Fotografia: “Patrimônio Histórico de MS – Nossa Identidade” receberam menção honrosa.

Como repórter fotográfico, já contribuiu para importantes órgãos da imprensa brasileira, como a Revista Veja e a Agência Estado (do grupo O Estado de São Paulo). Atualmente, Marco, além de freelancer para jornais, revistas e agências de comunicação, trabalha como assessor de imprensa na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A Galeria Wega Nery tem a proposta de divulgar a produção artística contemporânea tanto local como de outros estados, dando visibilidade para artistas que desenvolvam trabalhos em harmonia com as linguagens atuais da arte.

Serviço: A exposição permanece até 9 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
31/10/2017 - 14h00
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comemora 46 anos e empossa nova Diretoria
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
16/11/2017 - 16h40
6º Distrito Naval terá cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
16/11/2017 - 15h50
Em 2015, PIB cai em todos os estados pela primeira vez em 14 anos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.