especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 24/10/2012 - 16h29

Fiems destaca potenciais e gargalos do setor sucroenergético no Canasul




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Durante o evento, o Sistema Indústria também manteve estandes do Sesi e Senai para divulgar os serviços das duas entidades

Durante o 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 2ª Feira Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico de Mato Grosso do Sul) realizados no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, de Dourados (MS), o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, apresentou um painel de discussões denominado “O Setor Sucroenergético em MS e sua Importância no Cenário Nacional”. Na oportunidade, ele destacou os gargalos que a indústria sucroenergética enfrenta, seja qual for seu setor de atuação.

“A qualificação profissional está diretamente relacionada ao índice de produtividade da indústria, ou seja, quanto mais trabalhadores qualificados tivermos, maior será a produtividade da indústria e, consequentemente, os salários também serão melhores visto que o setor sucroenergético possui uma das melhores remunerações da indústria brasileira”, assegurou Jaime Verruck. O diretor-corporativo da Fiems reforçou ainda que os incentivos fiscais para o setor é algo que está sendo resolvido, mas que interfere diretamente no desenvolvimento da atividade.

Ele aponta também que a falta de logística de transporte como responsável pelos altos custos da produção, pois interfere nos valores dos insumos. “É importante salientarmos que o Projeto de Logística Centro-Oeste Competitivo, que trará um planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de cargas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, será iniciado no próximo mês de novembro pela Macrologística Consultoria, contratada pela Fiems e Famasul”, lembrou.

Jaime Verruck ainda informou sobre os dois novos projetos que o Sistema Fiems irá lançar com a finalidade de atender melhor as indústrias do Estado. “A partir do ano que vem todos poderão contar com dois projetos novos: o Observatório Socioambiental do Sesi em Bonito e o Instituto Senai de Inovação de Biomassa em Três Lagoas”, destacou.

Público

Para o produtor rural Paulo Diniz Junqueira Filho, a discussão é de extrema importância para produtores e estudantes da região. “Discutir as nossas dificuldades e destacar nossos potencias durante um evento desse porte nos deixa muito animado, pois indica que todos estão envolvidos em prol da cadeia sucroalcooleira”, garantiu.

Ele ressalta que o setor ainda está engatinhando em alguns processos que dizem respeito a inovação e desenvolvimento tecnológico.  “Boa parte dos nossos processos são mecanizados, mas ainda precisamos de mais inovações, principalmente, na área de plantio e cultivo. Para isso ainda precisamos solucionar as problemáticas fiscais para que a tecnologia esteja mais acessível”, disse.

Sesi e Senai

O Sistema Fiems também participa do 6º Canasul e da 2ª Feira Agrometal com estandes do Sesi e Senai para divulgação dos serviços técnicos e tecnológicos e exposição das unidades móveis oftalmológica e do Sesi Alimenta, bem como da unidade móvel de mecânica de máquinas agrícolas do Senai. O gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, explica que no espaço foram ofertados os cursos e treinamento voltadas para o setor sulcroenergético, como é o caso do curso de operador de processos e manutenção industrial, automação, instrumentação, caldeiraria, entre outros.

Também foram divulgados os cursos nas áreas de mecânica, agrícola, automotiva, eletricidade, eletropneumática, hidráulica, segurança do trabalho e operador de máquina agrícola. “Além disso, estamos preenchendo fichas de captação de interessados pelos cursos técnicos do Senai. Também estamos disseminando informações sobre a área tecnológica da cana de açúcar e participando das rodadas de negócios, oferecendo nossos serviços e negociando os mesmos”, salientou Gilberto Schaedler.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.