especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 23/10/2012 - 16h05

Semana da Ciência e Tecnologia leva pesquisas para sala de aula do campo




Por Redação Pantanal News/Raquel Brunelli - Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)

A Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participaram, entre os dias 15 a 21 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que este ano teve  como tema:  Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza.

Entre as atividades propostas pela semana uma série de palestras, apresentações de vídeos e dinâmicas de grupo com temas relacionados ao meio ambiente e a produção de alimentos foram realizadas por um grupo de profissionais das duas Unidades, nos dias 16 e 17, para um grupo de aproximadamente 700 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental  e do  1º ao 3º ano do ensino médio,  na  Fundação Bradesco – escola Bodoquena,  localizada no município de Miranda, a 230 km da Capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Divididos em grupos de 40, as crianças e adolescentes foram apresentadas ao site Contando Ciência na Web (http://ccw.sct.embrapa.br/), desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica, para a faixa etária dos seis aos 14 anos. No bloguinho puderam responder a perguntas sobre as informações adquiridas além de jogarem on-line com as ferramentas oferecidas pelo site. Os monitores também navegaram com os jovens pelo site Agro sustentável.

Os alunos do ensino médio, que se encontram também em formação do curso Técnico em Agropecuária, assistiram às palestras: Agropecuária Sustentável: como chegar lá, ministrada por Euclides Maranho da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS)  e a palestra “A Pecuária no Pantanal” , ministrada por Dayana Batista da Embrapa Pantanal(Corumbá, MS).

Para o diretor de ensino da Fundação Bradesco – escola Bodoquena (Miranda –MS), Marcos de Souza Filho, este intercambio com a Embrapa é de fundamental importância para a melhor formação destes jovens, que são provenientes da área rural e que tem, em seu aprendizado dentro da escola, conteúdos voltados para a preservação do meio ambiente e da produção de alimentos.

 “Nossos alunos, desde pequenos, estão em contato com a questão da terra e o que produzir com ela, pois se encontram em uma fazenda, em um ambiente favorável para o despertar destas aptidões do campo. No futuro, estes alunos cursarão o Técnico em Agropecuária e após saírem da Fundação muitos buscam cursos Universitários voltados para estas áreas, tais como  Veterinária,  Agronomia, Biologia, além de uma colocação no mercado de trabalho nestes setores.  Palestras da Embrapa e essa aproximação com um órgão de pesquisa tão conceituado só vem enriquecer o currículo desses jovens” , explica Marcos.

Fundação Bradesco

Criada há mais de meio século, a Fundação Bradesco é um dos maiores programas educacionais do País. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Instituição, em 2011 foram atendidos mais de 112 mil alunos, nas 40 escolas distribuídas em todo o Brasil, nos segmentos de Educação Básica, Profissional e Educação de Jovens e Adultos, com um investimento de mais de R$290 milhões de reais.

No Município de Miranda/ MS, a Fundação Bradesco mantêm, gratuitamente, há 26 anos uma escola Internato, com 869 alunos, período integral, com educação básica (Ensino Fundamental I e II) e o curso da Educação Profissional Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino  Médio.

 Semana Nacional de C&T

 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2005, por meio do Programa de Popularização da Ciência. Acontece com atividades simultâneas em todo o país, sempre no mês de outubro. Participam da SNCT universidades, instituições de pesquisas, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológicos, centros, fundações, parques ambientais, secretarias estaduais, órgão governamentais e Ongs. O tema deste ano foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.