zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 11/10/2012 - 11h05

Sebrae reforça compromisso com os pequenos negócios




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Instituição relembra conquistas das últimas quatro décadas e projeta metas para o futuro

Brasília - Lembrar os feitos do passado e renovar os compromissos com o desenvolvimento futuro das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. Esse foi o tom dos pronunciamentos oficias durante as comemorações dos 40 anos do Sebrae, evento realizado na terça-feira (9), na sede nacional da instituição, em Brasília.

Diante de uma plateia formada por ministros de estado, secretários-federais, parlamentares, prefeitos, empresários e colaboradores, o presidente do Conselho Nacional do Sebrae, Roberto Simões, foi o primeiro a falar. Ele lembrou o peso das MPE na economia nacional. “O segmento absorve 52% da mão de obra ocupada. Daí vem o reconhecimento da importância do Sebrae, que sempre foi o defensor maior das MPE”, declarou.

Melhorar o acesso ao crédito, diminuir a burocracia e aumentar a competitividade foram algumas das ações em que a instituição se envolveu nas últimas quatro décadas lembradas pelo diretor do Conselho Nacional. “Todas essas conquistas revelam dedicação e competência do quadro técnico do Sebrae”, disse.

Simões afirmou que a instituição precisa celebrar a data porque foi capaz de cumprir sua missão, mas que o futuro não deve passar em branco. “Não temos como descansar sobre os louros conquistados porque o Brasil cresce muito e hoje está entre as maiores economias do mundo. Isso traz ainda mais responsabilidades”.

Sobre os compromissos futuros para os próximos anos, Simões apontou a necessidade de dobrar a participação dos pequenos empreendimentos no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que hoje é de 20%, além de melhorar a inserção desse segmento nas exportações, que representa apenas 1% do total. “O Sebrae tem condições de encarar esses desafios, mas não o fará sozinho. As parcerias serão ampliadas. Juntos podemos continuar a concretizar os sonhos”, afirmou.

O presidente do Sebrae Nacional também reafirmou a importância de planejar o futuro. “Completar 40 anos é muito simbólico. Felizmente, os sonhos não envelhecem. A maturidade faz a gente transformar os sonhos em metas”, disse logo na abertura, para em seguida lembrar o trabalho diário dos colaboradores da instituição nos quatro cantos do território nacional. “Vocês são a alma do Sebrae”, dirigiu-se aos trabalhadores.

Desafios

A exemplo do diretor do Conselho, o presidente do Sebrae também jogou luz sobre os desafios para a próxima década. “Esse não é só o momento de olhar para trás. Estamos olhando para o futuro, para os próximos dez anos e planejando qual será o legado que iremos deixar para a economia brasileira”, afirmou.

Segundo Luiz Barretto, nos últimos 40 anos o perfil do empreendedor mudou, assim como a economia. Nesse período, o país pulou da 12ª economia mundial para sexta, com reflexos no mercado de trabalho, fortalecimento do mercado interno e aumento das formalizações. Com isso, Barretto lembrou que o Sebre também precisou se modernizar para alcançar seus objetivos. “Hoje, atendemos no balcão, mas também ampliamos a assistência a distância, pelo telefone ou internet”, disse.

“No passado, a maior parte dos brasileiros que abria negócio o fazia por necessidade. O mercado de trabalho estava difícil, então a pessoa abria um comércio, investia em um serviço para sobreviver. Hoje, a principal motivação para empreender é a oportunidade de negócio”, apontou o presidente da instituição.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, representou a presidente Dilma Rousseff no evento e encerrou os pronunciamentos oficiais. Pimentel também lembrou a trajetória da instituição “que foi da ditadura à democratização”. Temos um patrimônio para mostrar nos últimos 40 anos. E o Sebrae faz parte dele”, disse o ministro.

Pimentel destacou ainda o esforço da instituição na formalização de aproximadamente 2,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) nos últimos anos. E concluiu: “o Sebrae é a cara do Brasil. Que o país continue sendo o guia dos nossos sonhos”.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.