zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eventos - 11/10/2012 - 08h09

Aniversário do Sebrae reforça memória e visão de futuro




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Mostra, livro e memorial relatam a trajetória do trabalho em prol dos micro e pequenos negócios.

Brasília – Para comemorar 40 anos, o Sebrae preparou uma programação que, além de celebrar as conquistas das micro e pequenas empresas na economia nacional, recupera a memória da instituição. Um livro, uma exposição e um memorial mostram como o segmento se desenvolveu no país nesse período e o que pretende para o futuro.

A publicação Sebrae 40 anos: uma história do desenvolvimento brasileiro, será lançado nesta terça-feira (9). “Resumir quatro décadas de intenso trabalho num livro foi um interessante de¬safio e também uma enorme satisfação. São muitos os personagens, as batalhas e as conquistas tanto do Sebrae quanto de seus parceiros públicos e privados”, comen¬ta o presidente da instituição, Luiz Barretto.

A publicação está organizada em 17 capítulos construídos a partir de uma minuciosa pesquisa encomendada pelo Sebrae so¬bre o processo de desenvolvimento do Brasil. O livro traz textos, entrevistas e imagens que relatam as conquistas e desafios da instituição. A criação do Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa (Cebrae), o fortalecimento da instituição no compasso dos avanços da economia brasileira, a melhoria do ambiente legal para as micro e pequenas empresas (MPE) são alguns dos tópicos abordados.

“Avançamos muito e também fica¬mos felizes em saber que ainda temos bastante trabalho pela frente. Para isso, contamos com uma equipe de funcionários altamente especializa¬dos e comprometidos com o fomento, a capacitação, a assistência técnica, a inovação e o desenvolvimento susten¬tável dos pequenos negócios do Brasil”, enfatiza o presidente.

A exposição, montada no foyer do térreo inferior da sede do Sebrae, é uma versão resumida do livro. As crises, con¬quistas e os desafios de uma instituição que se consolidou e tornou-se referência no Brasil poderão ser conferidas pelos visitantes. Um dos painéis, por exemplo, mostra imagens sobre os protestos da década de 80 contra as demissões no então Cebrae e em defesa da instituição, após o enxugamento da máquina pública promovido pelo presidente da República, Fernando Collor de Mello.

Outro painel apresenta as conquistas no ambiente legal relacionadas às MPE, como a criação da Lei Geral e da figura jurídica do Microem¬preendedor Individual (MEI). Após permanecer um tempo no Sebrae Na¬cional, a exposição ficará à disposição das unidades estaduais. A ideia é que a mostra percorra todos os estados do Brasil e o Distrito Federal.

Futuro

O Memorial Sebrae 40 anos - Construindo o futuro, também inaugurado nesta terça-feira, resgata a memória institucional no contexto de mudanças sociais, culturais e econômicas do período. O espaço possibilita uma refle¬xão sistemática à luz dos acontecimentos passados sobre o papel da instituição para o desenvolvimento dos pequenos negócios e os objetivos es¬tratégicos do futuro.

A proposta da iniciativa é preservar o patrimônio histórico como fonte de conhecimento e ressaltar o significado da instituição e sua contribui¬ção social e econômica por meio de seus diversos programas, projetos e produtos.

São três espaços multimídia e interativos. O Espaço 1 – O que é o Sebrae, apresenta a missão da instituição, estrutura organizacional, segmentação de público, parceiros e colaboradores . O Espaço 2 – Linha do tempo – Sebrae 40 anos está divido por décadas e traça um paralelo entre a trajetória da instituição e os fatos socioeconô¬micos e culturais do Brasil em cada ocasião. No Espaço 3 – Construindo o futuro, os visitantes conhecem a visão e o Direcionamento Estratégico do Sebrae até 2022, com projeções sobre o cenário.

O Memorial terá três momentos. A primeira fase será a do lançamento; a se¬gunda, de nacionalização, com inserção do resgate de histórias regionais; e a terceira fase, de manutenção permanente dos da¬dos e informações. “Queremos recuperar histórias do Sebrae em todo o Brasil e criar um espaço em que serão apresentados os grandes marcos da instituição, os contex¬tos socioeconômicos, além de representar nossa visão do futuro”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/06/2016 - 12h11
Quermesse e variedade gastronômica marcam último dia de festa santa
10/06/2016 - 10h30
Feriado prolongado na capital de MS tem arraiais com shows sertanejos
29/01/2016 - 07h17
Da contagem regressiva para Carnaval até "Bee Gees", fim de semana está agitado
08/01/2016 - 06h50
Cidade tem Curimba, choro, 4 esquentas de Carnaval e teatro infantil de graça
31/12/2015 - 06h21
Após cancelar Réveillon, prefeitura da capital de MS fará queima de fogos
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.