especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 01/10/2012 - 10h53

“Dos 5 mil municípios brasileiros, a metade já é atendida pelo Ministério do Turismo”




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

BOM DIA MINISTRO

 

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro da última quinta-feira (27), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou sobre as perspectivas do setor e de políticas públicas, como o Pronatec Copa e a reestruturação do programa Viaja Mais Melhor Idade, que quer incentivar idosos a viajar pelo País. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.

Pequenos municípios

Dos 5 mil municípios brasileiros, a metade já é atendida pelo Ministério do Turismo, com qualquer tipo de obra, seja de praças, de praças de eventos, áreas de lazer etc. O que nós agora estamos fazendo para uma mudança de rumo é uma chamada pública, para que aquele município que sinta que tenha uma atração turística, que pode ser um bom receptivo, procure o ministério, apresente o seu projeto. 

Viajar pelo Brasil

O número de turistas estrangeiros que nos visitam está nos 5 milhões, 5,5 milhões, há quase dez anos. Como os turistas brasileiros estão viajando, e muito, para o exterior, temos um déficit na nossa balança comercial ligada ao turismo, que se acentua e que cresce cada vez mais. Qual é a política? Fazer com que o brasileiro visite o seu próprio País, ande mais pelo Brasil.

Pronatec Copa

O treinamento do Pronatec voltado para a Copa do mundo define 29 áreas que podem ser atendidas: mensageiro, confeiteiro etc. A ideia é ofertar 240 mil vagas até 2014, uma média de 80 mil por ano. Além disso, entramos com algo novo, que é o Pronatec Línguas, noções básicas de inglês, de espanhol e libras, que tem atraído uma demanda muito grande. 

Viaja Mais Melhor Idade

O Viaja Mais Melhor Idade foi um programa do Ministério do Turismo que fez muito sucesso. A publicidade desse programa, a maneira como foi oferecido à sociedade brasileira foi tão criativa que despertou um enorme sucesso. Por que esse programa parou? Porque, em alguns momentos, não havia uma perfeita sintonia entre o hotel, a viagem de avião e o desejo daquela pessoa, daquele casal, de viajar. Essa sintonia precisa existir, ou seja, precisamos de hotéis que tenham uma diária bem baixa ou uma diária baixa para os padrões hoje cobrados. Então, estamos nos referindo mais à baixa estação, onde a oferta de vagas pode ser combinada com um preço mais acessível. 

Crédito 

O programa para a terceira idade é baseado em dois fatos importantes: as pessoas têm renda e estão se aposentado mais cedo. Portanto, têm mais tempo disponível para viajar. O que estamos fazendo é incentivar as pessoas a viajar, dando crédito subsidiado, abrindo linha de créditos quando não for subsidiado.

Acessibilidade

Embora a terceira idade brasileira não seja, caracterizadamente, uma terceira idade como imaginamos, de pessoas com mais dificuldade de locomoção, que não podem fazer determinado tipo de turismo, precisamos ter esse cuidado. Precisamos ter oferta turística para locais em que haja acessibilidade, em que hajam passeios adequados a um turista de terceira idade. 

Copa do Mundo de 2014

O principal papel do Ministério do Turismo é a herança que esses grandes eventos vão deixar, e essa herança vai ser traduzida na definição de uma política de turismo bem consolidada, que permita que o País tenha um número bem maior de visitantes estrangeiros e de brasileiros. É nisso que estamos trabalhando: o pós-evento. 

Copa do Mundo

O turista que vem assistir aos jogos em uma determinada sede tem um tempo de permanência de 15 dias, no mínimo. Ele usa o tempo, no intervalo dos jogos, para visitar locais turísticos que, previamente, pensou antes de chegar ou que o local próximo o fez atrair. 

Jornada Mundial

A Jornada Mundial da Juventude é vista pelo governo brasileiro como um evento importantíssimo. A última Jornada Mundial se deu na Espanha e 2 milhões de jovens, de todo o mundo, estiveram no evento. No Brasil não será diferente. Nós estamos focando muito a oferta de hospedagem e, veja, estamos falando de jovens que buscam uma hospedagem alternativa. Haverá uma oferta da própria igreja, com escolas e com seminários. Essa oferta, via aluguel de quartos, já em apartamentos privados, também é uma alternativa. Outra opção são os albergues. Vamos lidar com um turista bem diferente.

Hotéis de selva

Hotéis que surgem no meio da selva têm uma atração enorme para um determinado tipo de turista, principalmente americanos e asiáticos, que são muito atraídos por esse fascínio da Amazônia e pela possibilidade de se hospedar efetivamente no meio da selva. Não há uma classificação específica para esses hotéis.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/11/2017 - 15h31
No Ministério do Turismo, prefeito discute liberação de verbas para distrito turístico
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.