CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Internacional - 28/09/2012 - 11h25

Sebrae prioriza desenvolvimento territorial




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Instituição de apoio às micro e pequenas empresas marca presença em mobilizações e eventos voltados ao crescimento e a inclusão produtiva

Brasília - A atuação do Sebrae na promoção da inclusão produtiva e do desenvolvimento territorial será intensificada no últimos três meses do ano. A instituição vai desenvo lver ações que incluem renovação de convênios, novas parcerias, mobilizações para promoção da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e discussões da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) entre outras iniciativas.

O começo do mês de outubro também marca o início de uma parceria destinada a promover o crescimento dos pequenos negócios em quatro comunidades de baixa renda dos arredores do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

No dia 5, o Sebrae Nacional, a unidade da instituição em São Paulo, a prefeitura de Guarulhos e o Invepar – grupo empresarial que integra o consórcio que administra o aeroporto –, firmam termo de cooperação para fomentar o ambiente  empreendedor local, formalizar microempreendedores individuais (MEI) e  fortalecer os negócios já existentes nos bairros São João, Aroldo Veloso, Malvinas e Vila Portugal nos próximo três anos.

Tanto o Sebrae como o Invepar começarão a trabalhar antes mesmo da formalização da parceria. Uma unidade móvel do Sebrae circulará pela região oferecendo atendimento, enquanto o Invepar fará um diagnóstico sócioeconômico das comunidades, o que servirá para orientar as ações futuras da parceria.

Ainda em outubro, acontece o 5º Fórum Mundial de Negócios Sociais, no Rio de Janeiro, entre 16 e 18, e terá a marca do Sebrae. O evento reunirá investidores da economia solidária, startups, autoridades e representantes do terceiro setor de 30 países. Além de patrocinar o evento, a instituição promoverá uma feira com produtos do segmento no local e painéis com especialistas, além de apoiar a participação de cinco empreendedores de sucesso em negócios sociais.

Durante o Fórum, será definida a estratégia nacional de fomento dos negócios sociais no país. O Sebrae será um dos signatários dessa política, que orientará um projeto a ser desenvolvido pela instituição a partir de 2013.

Em 25 e 26 de outubro, o Sebrae participará do Fórum Americano de Agências de Desenvolvimento Local, em Córdoba, Argentina. Com participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), Corporação Andina de Fomento (CAF), Itaipu, entre outros.

O Sebrae apresentará as experiências do Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania e da Rede de Agentes de Desenvolvimento no painel: Construção de redes, gestão do conhecimento e competitividade territorial:  O rol das redes para a gestão do conhecimento, da economia do conhecimento e as tecnologias para a gestão do conhecimento. Durante o evento acontecerão as primeiras reuniões para a realização do 2º Fórum Mundial de Agências de desenvolvimento Local, que ocorrerá no Brasil, em outubro de 2013.

A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a consolidação da Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento serão o centro das atenções durante os encontros regionais desses agentes promovidos pelo Sebrae e pela Confederação Nacional dos Municípios, que começam em outubro e se estendem até o fim de novembro.

A idéia é reforçar a importância desses profissionais como articuladores dos municípios para que a legislação promova de fato o desenvolvimento territorial. Os eventos terão painéis práticos que mostrarão o que vem dando certo em todo o Brasil e reforçarão a responsabilidade dos gestores públicos no cumprimento da lei. Também será lançada a plataforma de capacitação para os agentes da Universidade Corporativa Sebrae (UCSebrae).

O primeiro encontro de agentes de desenvolvimento acontece em Curitiba (PR), entre 24 e 25 de outubro, com a participação de 260 agentes dos três estados da região Sul. De 19 a 20 de novembro acontece, em Belo Horizonte (MG), o encontro conjunto das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde são esperados 200 agentes. No mesmo mês, só que entre 26 e 27, será a vez das regiões Nordeste e Norte promoverem encontro conjunto, em Fortaleza (CE) com 350 agentes.

Em novembro, a Unisol Brasil, entidade que reúne diversas cooperativas de economia solidária, o 3º Seminário Nacional, em São Bernardo do Campo (SP), entre 21 e 23. Durante o evento, o Sebrae renovará a parceria com a entidade para capacitação e atendimento dos empreendedores do setor. As ações passam a um novo patamar estratégico e incluem seminários, palestras, iniciativas de acesso a mercado e inovação tecnológica. Será o terceiro convênio firmado entre Sebrae e a Unisol, com prazo de três anos.

O Sebrae  mantém ainda esforços concentrados nas Conferências Estaduais e Macrorregionais, que definirão a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). A instituição integra a comissão organizadora dos eventos e trabalha para incluir o empreendedorismo e a inclusão produtiva na política de dinamização econômica das regiões. Entre outubro e novembro, ocorrem cinco encontros regionais e, entre 12 a 14 de dezembro, acontece, em Brasília, a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, que irá aprovar a nova PNDR.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
08/01/2018 - 07h50
Cachorrinha reencontra donos após ser capturada por águia nos EUA
24/10/2017 - 11h16
Em Assunção, Ruiter expõe desafios e oportunidades para viabilidade de hidrovia
14/09/2017 - 10h45
Raras girafas brancas são observadas em parque no Quênia
11/09/2017 - 14h23
Distantes, moradores de MS vivem angústia com parentes nos EUA
08/09/2017 - 07h10
Aquidauanense que mora no Texas relata desespero com furacão
 
Últimas notícias do site
17/01/2018 - 13h28
Inmet coloca Capital e 31 municípios em alerta devido a risco de tempestade
17/01/2018 - 08h01
Fazendeiro é autuado em R$ 15 mil por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
17/01/2018 - 07h52
Carnaval de Corumbá: continuam abertas inscrições para ambulantes e praça de alimentação
17/01/2018 - 07h49
Reinaldo participa da Showtec e Rose visita cidade atingida por chuva
17/01/2018 - 07h05
Carnaval de Corumbá: atrações tem até sexta-feira para realizar cadastro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.