zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 28/09/2012 - 10h21

FCMS encerra o 13º Proler no projeto Espaço da Poesia




Por Redação Pantanal News/FCMS

Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (28), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. Com palestra, lançamento de livros e apresentação musical do músico Bibi do Cavaco, a iniciativa promoverá o encerramento do 13º Encontro do PROLER -Memória, Atuação e Projeção, evento que visa fortalecer ações de incentivo à leitura.

Na ocasião acontece o lançamento da coleção “Sentimentos”, da autora Ariadne Cantú. Colorida e ilustrada, por meio de textos cheios de poesia e sensibilidade, a série propõe aos jovens reflexões sobre sentimentos e emoções. Explora a complexidade de cada emoção, trabalhando com crianças e jovens as sensações de e suas consequências. Nascida em Lageado, RS, Ariadne Cantú é Procuradora de Justiça, escritora, mãe e poetiza. Além de obras e artigos de caráter jurídico, é autora das obras “Enquanto mamãe não vem”, “Planeta dos Carecas”, “Retalhos de Verdades”, “Garatujas”, “30 Dias”, “Kiko – o menino que não dormia”, “Carlos – o garoto que sonhava” e a recente obra “O Barato das Baratas”.

No Espaço da Poesia, será lançada também a obra “Álbuns da Lusitânia”, da escritora Raquel Naveira. Neste romance de linguagem terna e poética, a autora conta o significado de fotografias antigas da família da protagonista, os Figueira, portugueses de Figueira-da-Foz, que, no início do século XX, imigraram para uma terra distante de cerrados e pantanais: o sul de Mato Grosso, ainda hoje desconhecida de muitos brasileiros. Nascida em Campo Grande, Raquel formou-se em Direito e Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Raquel pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL, além de ser diretora da União Brasileira de Escritores. Suas obras mais recentes são: “Literatura e Drogas e outros ensaios” e “Caminhos de Bicicleta”.

O público também vai poder apreciar a palestra do professor Nataniel Gomessobre quadrinhos e inclusão. Segundo ele, as histórias em  quadrinhos refletem o momento onde as pessoas se inserem, com suas frustrações, questionamentos, dúvidas, esperanças e preconceitos. Por isso, eles representam um suporte para discutir questões da atualidade e podem ser utilizados até para a questão da inclusão. A questão será abordada a partir de personagens populares dos quadrinhos, como Thor, Charles Xavier, Shazam e outros.

Nataniel Gomes Possui graduação em Letras (Português / Literatura), mestrado e doutorado em Linguística  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor da gradução e do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição lingüística, línguas indígenas brasileiras e histórias em quadrinhos.

 A noite vai ser animada pelo músico Bibi do Cavaco, que participou de grupos de samba de renome como Mel na Boca e Nossa Cor, além de ter acompanhado artistas como o saudoso Moreira da Silva – o rei do samba de breque – em 1989, a grande pagodeira Jovelina Pérola Negra, os puxadores de samba enredo Dominguinhos do Estácio, Carlinhos de Pilares e Rixa, em shows em Campo Grande e São Paulo. Seu trabalho como compositor já inspirou artistas como Juci Ibanes, Lidiani Duailibi, entre outros, tendo gravado seu primeiro cd em 2004, intitulado “Choro meu”. Atualmente, ele segue carrreira solo, resgatando o que há de melhor na música brasileira: o Chorinho e o Samba Raiz.

Serviço: O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. O Espaço da Poesia começa às 19 horas e a entrada é franca.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
31/10/2017 - 14h00
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras comemora 46 anos e empossa nova Diretoria
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
16/11/2017 - 16h40
6º Distrito Naval terá cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
16/11/2017 - 15h50
Em 2015, PIB cai em todos os estados pela primeira vez em 14 anos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.