zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 27/08/2012 - 14h21

Senai, Apex e Sebrae prestam consultorias coletivas a indústrias




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Ao todo são 28 empresas dos segmentos metalmecânico, panificação, moveleiro, reciclagem e vestuário e têxtil de Campo Grande

No âmbito do Programa Sebraetec, que oferece serviços de inovação e tecnologia para empresários, o Senai, a ApexBrasil e o Sebrae está levando consultorias coletivas a 28 empresas dos segmentos metalmecânico, panificação, moveleiro, reciclagem e vestuário e têxtil de Campo Grande. No caso da consultoria coletiva em gestão da manutenção, são 18 empresas de metalmecânica, de panificação, de móveis e de reciclagem, enquanto a consultoria coletiva de oficinas de design customizada beneficia 10 empresas do segmento do vestuário e têxtil.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, as consultorias proporcionam às empresas participantes maior competitividade e aumento da produtividade com a melhora da qualidade do processo de produção. “A consultoria para as empresas de confecção, por exemplo, está sendo demandada pelo Sindivest/MS e tem carga horária de 56 horas por empresa, com serviços de capacitação, diagnostico técnico e consultoria realizada por uma equipe de consultores da FatecSenai Campo Grande e Senai/Cetiqt, do Rio de Janeiro (RJ)”, informou.

Ele detalha ainda a consultoria coletiva de oficinas de design customizada integra o Programa de Qualidade e Produtividade para o Segmento de Confecção de Campo Grande, tendo início a partir deste mês de setembro. O Senai executará a consultoria, que abordará como foco design, processo produtivo, modelagem e gestão de custos. A viabilização desta consultoria foi articulada pela assessoria de atendimento empresarial do Senai junto ao Sindivest/MS, ApexBrasil e Sebrae.

A colaboradora da unidade de atendimento da ApexBrasil no Estado, Flávia Bertoni Mazzaro, ressalta que para a realização das consultorias foram feitos inúmeros levantamentos e diagnósticos. “O objetivo principal é internacionalizar essas empresas, mas, para isso, vimos a necessidades de primeiro adequá-las às normas regulamentadoras. Por isso, as consultorias coletivas, que vão ajudar na adequação dessas empresas no mercado interno e depois para o mercado externo”, detalhou.

Gestão da manutenção

Já a consultoria coletiva em gestão da manutenção está sendo executada pela equipe técnica multidisciplinar do Senai para implementar o controle e gerenciamento do processo de manutenção de máquinas e equipamentos e realizar a orientação para a devida adequação das instalações aos requisitos técnicos e legais das normas regulamentadoras. Essas consultorias, que fazem parte do programa de consultorias coletivas do Sebraetec, apresenta como soluções diagnóstico e consultoria na produção para o segmento moveleiro, oficina tecnológica de serigrafia, oficina de pesponto, eficiência energética e gestão da manutenção, resultando em um total de 1.660 horas de consultorias.

O diretor-regional do Senai acrescenta que a gestão da manutenção deve ser vista como função estratégica das organizações, considerando-se ela responsável direta dos ativos da empresa e com alta importância nos resultados de produção das indústrias. “Esses resultados serão melhores  quanto mais eficaz for a gestão da manutenção”, destacou.

A assessora de atendimento empresarial do Senai, Adriane Salazar, explica que a consultoria se divide em três etapas: visita de diagnóstico, análise de dados e elaboração de recomendações, visita para apresentação do relatório e orientações. “Os resultados esperados com as soluções propostas são o controle e gerenciamento do processo de manutenção de máquinas e equipamentos, adequação das instalações aos requisitos técnicos e legais das normas regulamentadoras”, ressaltou.

Para a empresária Gláucia Gueno Pedroso, sócia-proprietária da Padaria Mais Q Pão, que está recebendo a consultoria em gestão da manutenção, a iniciativa está sendo essencial para o desenvolvimento de uma rotina para prevenir futuros problemas. “Conseguimos elaborar um organograma de todos os equipamentos e máquinas da padaria, dessa forma, conseguimos organizar melhor a rotina e evitar danos nas máquinas”, ressaltou.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 09h52
Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
20/10/2017 - 09h09
PMA prende jovem com rifles e munições ilegais
20/10/2017 - 08h40
Corumbá tem dois projetos selecionados para fase nacional do prêmio MPT na Escola
20/10/2017 - 08h07
PMA autua fazendeiro por degradação de matas ciliares
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.