zap
MAIS OBRAS MS 3 MESES
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Emprego - 17/08/2012 - 11h05

“Vamos aumentar a produtividade investindo no trabalhador, trazendo inovação e melhorando o nosso parque produtivo”




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

O programa Bom Dia Ministro dessa quinta-feira (16) teve como entrevistado o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, que comentou sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), as políticas públicas de geração de emprego, legislação trabalhista, entre outros temas. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão. 

Pronatec

O programa é um salto de qualidade na qualificação profissional brasileira. Tem dois vetores: o primeiro é a prioridade dos cursos serem oferecidos na Rede Permanente do Estado. As escolas técnicas federais e estaduais têm uma possibilidade de oferecer uma qualificação de excelência. Um programa que, até o final do ano, vai ofertar um milhão de vagas entre a rede de escolas técnicas federais, estaduais e o Sistema S; vai levar a qualificação profissional também para os vetores do desenvolvimento nacional. A gente vai qualificar os vetores do desenvolvimento nacional e suprir essa deficiência de mão de obra que existe em alguns setores. Os nossos cursos são para todos os trabalhadores, não só os que estão desempregados, mas também aqueles que querem progredir na carreira.

Sine

A gente está trabalhando para, no orçamento do ano que vem, fazer esse investimento: a União assumir a rede do Sine. Hoje, ela é administrada em convênios com estados e municípios e é fundamental assumir essa rede. O Sine é um Sistema Nacional de Emprego. Todas as modalidades estão interligadas. Quando um trabalhador fica desempregado, ele tem oportunidade de se requalificar, de receber uma outra vaga, através do Sistema de Intermediação, ou até, se ele tiver vontade de ser um empreendedor, ter acesso a programas de microcrédito para tentar, na livre iniciativa, o desenvolvimento da sua atividade. 

Logística 

O governo federal anunciou ontem mais de R$ 100 bilhões de investimento em logística. É diminuir o custo do Brasil, aumentar a competitividade das nossas empresas. Agora, não vamos fazer isso sacrificando os direitos, como tem acontecido em outros lugares do mundo. Não vamos retirar direitos dos nossos trabalhadores para aumentar a competitividade da nossa economia. Vamos aumentar a competitividade da nossa economia através de investimentos em logística, desonerações e educação. Vamos aumentar a produtividade investindo no trabalhador, trazendo inovação e melhorando o nosso parque produtivo. 

Fiscalização

A gente conseguiu identificar vários focos onde incidiam trabalhos análogos à escravidão. O resgate desses trabalhadores é fundamental à política pública do Seguro-Desemprego. Quando identificados, resgatados, esses trabalhadores recebem esse benefício oferecido pelo Ministério do Trabalho. Olha, isso parte justamente da nossa fiscalização, que inclusive tem reconhecimento internacional, essa mácula que ainda existe no nosso País, mas que a gente avançou.  

Legislação Trabalhista

Quando a gente fala da legislação trabalhista, estamos falando de um regime de direitos e garantias do mundo do trabalho. Existem pontos em que ela pode ser discutida, modernizada e desburocratizada. O que não podemos é retroceder, justamente em relação aos direitos. Não podemos de maneira nenhuma pensar em retirar direitos e garantias do trabalhador. Até porque foi justamente esse caminho de afirmar direitos, garantias, aumentar a renda e de gerar emprego que tem feito o País responder de maneira diferenciada à crise financeira internacional.

Proteção social

A OIT [Organização Internacional do Trabalho] aprovou, no seu último congresso mundial, uma recomendação para que todos os países adotem pisos de proteção social. E o exemplo brasileiro é o mais destacado em todo mundo, de um programa de transferência de renda mínima, cujo sucesso está expresso em números. Na ajuda ao combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, porque tem como contrapartida a presença das crianças na escola. E também na valorização do nosso mercado de trabalho. Hoje já passam de 70% os trabalhadores brasileiros formalizados, com direitos garantidos. 

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado na página da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
02/08/2017 - 07h44
Confira as vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Aquidauana
09/06/2017 - 07h38
Ministério Público abre vagas de estágio para alunos de nível médio e superior
19/04/2017 - 16h55
Nota Oficial- Superintendência Regional do Trabalho em Campo Grande
11/04/2017 - 09h41
Tribunal Regional Eleitoral continua com inscrições para 24 vagas de estágio
04/01/2017 - 10h05
Governo abre 12 vagas em processo seletivo com salários de R$ 3,9 mil
 
Últimas notícias do site
23/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
23/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
23/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
23/08/2017 - 15h53
Ministério das Comunicações publica decreto que desregulamenta radiodifusão
23/08/2017 - 11h13
PM de Aquidauana apreende dupla com maconha em veículo
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.