especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 16/08/2012 - 14h29

Longen destaca ações para desenvolvimento da indústria cerâmica




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

 Durante a cerimônia de abertura do 41º Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha, nesta quarta-feira (15/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância de ações para o desenvolvimento do segmento ceramista no Estado. “Encontros como esse mostram a solidificação do setor em Mato Grosso do Sul e o potencial de desenvolvimento dessa atividade industrial”, disse.

 
Sérgio Longen garantiu o empenho do Sistema Fiems, por meio do Sesi, Senai e IEL, em promover e ampliar ações para o estímulo da indústria no Estado. “O segmento conta com o apoio do Senai, que possui um laboratório no CetecSenai Rio Verde, com profissionais nas áreas de cerâmica e química aptos para atender as demandas da indústrias, que é certificado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, declarou.
 
Potencialidades
 
Já o governador André Puccinelli reforçou que, por meio do Encontro promovido pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e Sindicer/MS (Sindicato da Indústria Cerâmica de Mato Grosso do Sul), é possível mostrar a todo País as potencialidades de Mato Grosso do Sul. “Vamos somar esforços para alavancar ainda mais esse segmento, discutindo os investimentos necessários para elevar o Estado como um importante polo ceramista no Brasil”, pontuou.
 
Ele também ressaltou a produção da região norte do Estado. “Temos os pólos industriais cerâmicos de São Gabriel do Oeste, Coxim e Rio Verde em grande desenvolvimento. Queremos mostrar as potencialidades que Mato Grosso do Sul tem, principalmente na produção da cerâmica vermelha da região norte do Estado. Queremos integrar o Estado no cenário nacional. O governo do Estado apoia novos investimentos no setor e é parceiro no desenvolvimento do setor cerâmico”, garantiu.
 
Crescimento
 
Segundo o presidente da Anicer, Luis Carlos Barbosa Lima, é possível perceber a grande dimensão do desenvolvimento da indústria em Mato Grosso do Sul comparativamente a outros Estados. “Aqui está o futuro do país, aqui se produz alimento e se produz vida. Com a população em constante crescimento, vemos um Estado em que principalmente as instituições trabalham em conjunto para sua expansão. Não escolhemos Campo Grande para realizar o evento, Mato Grosso do Sul é que nos obrigou a virmos para cá, pelo reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido aqui”, afirmou.
 
Para o presidente do Sindicer/MS, Natel Henrique Farias de Moraes, os empresários sul-mato-grossenses tiveram uma história de força e anseio de crescer. “O ceramista é como um tijolo: forte e de longa durabilidade. Uma hora ele se trinca, quebra, mas se recicla e nasce de novo. As pessoas que fazem parte dessa história é que deram condições para que o setor crescesse ao longo dos anos”, contou. De acordo com o Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Agronegócio, Natal Baglioni, o investimento em novas tecnologias e ideias de inovação é que fazem o crescimento do segmento.
 
“O aprimoramento e a melhora continua vem do esforço dessas pessoas que estão aqui hoje, desses empresários que com o seu trabalho conquistaram o mercado”, disse Natal Baglioni. O presidente da Famasul e do conselho deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Ridel, falou do importante papel do empresariado na busca de excelência em inovação. “O Sebrae acompanhou desde meados de 2003 o início das primeiras missões no sentido de institucionalizar o setor no Estado e da vontade dos empresários de avançar e desenvolver”, pronunciou.
 
Biogás
 
Ainda durante o evento, o presidente da Fiems assinou o protocolo de intenções para o fornecimento de biogás para as indústrias do arranjo produtivo local “Terra Cozida Pantanal” por parte do arranjo produtivo local de suinocultura do Estado. De acordo com o Sindicer, os municípios de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste concetram o principal polo cerâmico de Mato Grosso do Sul.
 
Nesta região estão instaladas indústrias que, juntas, são responsáveis pela produção mensal de 41% de blocos cerâmicos, 100% das lajotas rústicas e 2% das telhas produzidos no Estado. Elas respondem ainda pela produção mensal de 3.850 milheiros de cerâmica estrutural, 165 mil m² de cerâmica de revestimento e 3 mil peças de artesanato. “Atualmente, já são 134 fabricantes”, segundo Natel de Moraes.
 
 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
12/12/2017 - 08h51
Governo divulga resultado dos recursos do concurso da Polícia Civil
12/12/2017 - 08h42
Calor predomina e meteorologistas alertam para baixa umidade do ar
12/12/2017 - 08h16
Governador participa de reunião do Codesul em Porto Alegre
11/12/2017 - 14h35
Homens ameaçam policias com faca e são presos
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.