especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 16/08/2012 - 10h29

Centro de Dourados classifica 2 projetos para etapa nacional do Inova Senai




Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

O colete multicamping, que se transforma em uma rede, e o pão de queijo ligth, que tem a adição de cenoura, vão representar o Senai de Mato Grosso do Sul

O CetecSenai Dourados classificou dois projetos de inovação industrial nas áreas do vestuário e alimentos para a categoria produto inovador da etapa nacional do Inova Senai 2012, que é direcionado a alunos, técnicos e docentes para captar e premiar trabalhos de inovação desenvolvidos e alinhados às demandas da indústria e do mercado. Trata-se do colete multicamping, que se transforma em uma rede de descanso e pode ser amarrado em árvores ou suportes, e do pão de queijo light, que tem a adição de cenoura para proporcionar mais vitaminas e fibras, resultando em um produto de menor valor calórico e com custo de produção menor.

Segundo o técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Ricardo Fernandes, a classificação desses dois projetos evidencia que a entidade está no caminho certo e que os alunos e docentes demonstram espírito empreendedor, vocação, capacidade de inovar, raciocínio lógico e competências técnicas integrados com às industrias. “Os dois trabalhados do Estado selecionados serão julgados entre 12 e 17 de novembro, durante a realização da Olimpíada do Conhecimento do Senai, em São Paulo (SP). Eles estão sendo desenvolvidos pelo CetecSenai Dourados, por meio de sua equipe técnica e alunos desde 2010”, informou.

O gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evidio Schaedler, destaca que a inovação tem um papel fundamental para as expectativas frente aos desafios da indústria. “Temos o nosso trabalho alinhado com isso e em condições de contribuir com o setor industrial do Estado, o que nos deixa muito animados”, disse, acrescentando que ambos os projetos são frutos do trabalho que a equipe técnica desenvolve em suas ações em sala de aula, debates e serviços técnicos junto às indústrias. Paralelamente à apreciação dos trabalhos na etapa nacional, ele informa que estão sendo feitos contatos e alinhamentos nas indústrias interessadas em desenvolver ambos os produtos para eventual comercialização. “A partir disso, serão feitas ações complementares de adequação dos produtos nos âmbitos legais da legislação, normas técnicas, embalagens e regularização”, explicou.

Os projetos

No caso do colete multicamping, o projeto foi desenvolvido pelas instrutoras Daniely Aparecida Sotolani Nascimento e Tatiane Forti junto com a aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira e Fernanda Francisca da Silva, enquanto o pão de queijo light é fruto do trabalho dos instrutores Neilson de Souza Braga, Verônica Seixas Arcanjo e Juliano Lopes com a aluna Andréia Ferreira Lourenço. O colete é um produto inovador com um diferencial para moda e vestuário brasileiro, idealizado para práticas esportivas ao ar livre, leve e resistente, apresentando vários compartimentos que auxiliam no transporte de objetos pessoais que ao ser desdobrado de forma fácil e rápida se transforma em uma rede de descanso podendo ser amarrado em árvores ou suportes.

“O colete é feito com tecido de alta resistência com costura e linhas adequadas para suportar o peso do corpo através do ombro e da cintura, com apoio de cordas para serem amarradas em pontos de apoio e fornecer através da própria roupa um dispositivo para descanso”, detalhou a instrutora Daniely Sotolani. A aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira acrescenta que a ideia surgiu durante uma aula de design em que o objetivo era criar um produto diferente. “O desafio foi confeccionar um produto destacando os benefícios que poderia trazer e, no caso do colete, ele também pode ser usado de maneira a equilibrar o peso quando carregado com os equipamentos de práticas esportivas, prevenindo problemas de colunas”, explicou.

Já o pão de queijo light tem pouca gordura graças à substituição parcial do queijo por cenoura, tornando-o um produto rico em vitaminas e fibras, além de ter menor valor calórico e com custo de produção mais atrativo. “A proposta foi proporcionar ao mercado um produto tradicional adicionado a um alimento rico em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Essa combinação resulta em pão de queijo mais atraente do ponto de vista nutricional, por apresentar menor valor calórico e maior biodisponibilidade de nutrientes, além de apresentar palatabilidade e cor agradável ao consumo de um público específico: as crianças”, disse o instrutor Neilson Braga, completando que para manter o sabor do famoso pão de queijo e adicionar um diferencial foram feitos diversos testes. “Nesta receita utilizamos apenas 15% de queijo e 75% de suco de cenoura, que é utilizado para hidratar o polvilho”, completou.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
12/12/2017 - 08h51
Governo divulga resultado dos recursos do concurso da Polícia Civil
12/12/2017 - 08h42
Calor predomina e meteorologistas alertam para baixa umidade do ar
12/12/2017 - 08h16
Governador participa de reunião do Codesul em Porto Alegre
11/12/2017 - 14h35
Homens ameaçam policias com faca e são presos
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.