zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 06/08/2012 - 11h21

Pesquisa e Responsabilidade Social: uma parceria que dá certo









Por Redação Pantanal News/Raquel Brunelli - Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)

A Embrapa Pantanal atualmente além de desenvolver diversos trabalhos de pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e condimentares e hortaliças, também realiza ações de desenvolvimento social regional, por meio de parcerias firmadas  com instituições assistenciais em Corumbá- MS, com aproveitamento de áreas dessas instituições para produção de hortaliças. 

Instalada desde  2005, a  Unidade Demonstrativa e de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, situada na área de Projetos Sociais da Infraero “O amanhecer em nossas mãos”, no Aeroporto Internacional de Corumbá – MS,   conta atualmente com  30 canteiros onde são produzidas as mais variadas espécies de hortaliças, plantas aromáticas, condimentares e medicinais. Entre as atividades desenvolvidas no espaço, está a de  oportunizar a  inclusão social de menores infratores e dependentes químicos em reabilitação   e suas famílias, por meio do contato com a terra.  

Há mais de três anos a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Corumbá. A Associação  disponibilizou para a Embrapa Pantanal uma área de aproximadamente 450m2 para a produção de hortaliças e plantas medicinais, condimentares, aromáticas com  23  canteiros , sendo 12 de hortaliças e 11 de plantas medicinais, onde os alunos praticam atividades educativas.  Além de ter um caráter pedagógico e de ser fonte de produção das hortaliças consumidas pelos alunos da Apae, o excedente do que é cultivado é doado para outras instituições assistenciais, como o Asilo, a Cripan, o hospital, entre outros.

Ernande Ravaglia, membro da equipe de técnicos da Embrapa que orientam tecnicamente  os trabalhos na horta,  acompanhou todo o processo, desde a limpeza da área, a construção dos primeiros canteiros e hoje fica satisfeito em  ver  que além das verduras e plantas, a horta já produz seu próprio Humus, graças ao minhocário montado no espaço: “ A horta esta expandindo além das grades e estamos  plantando, juntamente com os alunos,   arvores de frutas e flores em outros espaços da Apae”, conta Ernande.

Na Apae,  o manuseio de ferramentas e as operações de tratos culturais são feitas  pelos técnicos  da Embrapa e pessoal habilitado das instituições. Os alunos  assistidos têm, na horta,  oportunidade  acompanhar desde o plantio até a colheita dos vegetais, que vão para a mesa deles.  Segundo a Diretora Pedagógica da Apae, Rosa Alice de Vasconcelos , este projeto é maravilhoso para o desenvolvimento emocional e intelectual dos alunos, uma vez que são criadas responsabilidades e o trato com a terra aguça a sensibilidade: “ Tínhamos o espaço e por muitos anos buscamos um parceiro que nos desse o suporte técnico necessário para a implantação e manutenção da horta. Atualmente vemos que os alunos gostam das atividades desenvolvidas ali. É a teoria da sala de aula se tornando prática, e para este tipo de aluno especial, isso é muito importante”, completa  Rosa.

Essas parcerias são fruto dos projetos de transferência de tecnologia  ‘Produção, processamento e comercialização de plantas medicinais, condimentares e aromáticas’ e ‘Plantas condimentares: uma opção para agregação de valor e renda a agricultura familiar’, conduzidos na Embrapa Pantanal pelos pesquisadores Marçal Henrique  Amici Jorge e Aurélio Vinicus Borsato.

Segundo Marçal, os projetos têm três enfoques: científico, técnico e social: “Estes são  exemplos de projetos que deram certo, pois são agora auto suficientes, graças a ajuda dos parceiros, necessitando apenas de orientações técnicas que , com o tempo, vão sendo menos frequentes “, explica o pesquisador.

Responsabilidade Social

Segundo a Chefe Geral da Unidade, Emiko Kawakami de Resende, toda Empresa tem sua Missão fim e seu componente social.  Na Embrapa Pantanal não é diferente. Nosso objetivo com essas parcerias é auxiliar no desenvolvimento da comunidade local: “ com esses projetos podemos ajudar na capacitação dos assistidos , por meio da disseminação de tecnologias, além de ajudar na  produção de alimento para suprir as demandas dessas instituições”, explica Emiko.

 Além da Apae e da Infraero, também são  parceiros da Embrapa Pantanal(Corumbá, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  a Prefeitura Municipal de Corumbá, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 11h52
PMA de Aquidauana autua assentados por exploração ilegal de aroeira
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.