zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 31/07/2012 - 09h21

Pesquisa aponta requisitos de usinas na escolha de fornecedor da área metalmecânica









Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Equipe do Senai de Dourados percorreu 10 indústrias sucroenergéticas e identificou que elas exigem agilidade, técnicos capacitados e preços mais competitivos

Uma equipe do CetecSenai Dourados realizou, ao longo do mês de julho, uma pesquisa junto a 10 indústrias sucroenergéticas dos grupos LDC (3), ETH (2), Raízen, Adecoagro, São Fernando, Bunge Monte Verde e Agroenergética Fátima do Sul para levantar os pré-requisitos exigidos por elas na hora de escolher os fornecedores de produtos da área metalmecânica. O levantamento apontou que as usinas exigem mais agilidade no atendimento das demandas apresentadas, existência de técnicos capacitados para fornecer as informações requisitadas e preços mais competitivos.

Segundo o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schadler, os dados levantados serão utilizados nas qualificação das indústrias metalmecânicas da região que almejam se tornar fornecedoras de bens e serviços das usinas sucroenergéticas do Estado. “Com o estudo, buscamos identificar também as oportunidades de negócios entre empresas locais e grandes usinas sucroenergéticas. Com isso, o que o CetecSenai Dourados constatou que existe uma grande demanda, porém, ainda é necessário estruturar as empresas da região para atendê-la”, avaliou, lembrando que o trabalho integra a o termo de cooperação celebrando entre o Senai e a Prefeitura de Dourados para a implantação do Polo de Serviços deo Setor Sucroenergético de Dourados e Região.

A supervisora de mecânica industrial do CetecSenai Dourados, Alzira Nogueira Souza dos Santos, acrescenta que os objetivos da pesquisa eram de identificar os requisitos necessários no processo de fornecimento de produtos e serviços das indústrias metalmecânicas locais para as indústrias sucroenergéticas do Estado, esclarecendo critérios de compra de bens e de serviços das empresas compradoras para preparar as empresas-fornecedoras no atendimento dessas exigências no que se refere à eficiência em termos de custo, qualidade, confiança e flexibilidade. “Como pertencem a grandes grupos, essas usinas são evoluídas tecnologicamente, tendo uma rede extensa de compradores e técnicos bastante exigentes para garantir a qualidade de seus serviços. Dessa forma, eles conseguem identificar rapidamente os melhores preços e fazer compras corporativas ou até mesmo comprar a grandes distâncias com preços inferiores aos da nossa região”, esclareceu.

Situação legal

Ainda segundo Alzira dos Santos, faz-se necessário que as empresas que almejam se tornar fornecedoras das usinas sucroenergéticas estejam com suas situações legais de acordo com as exigências fiscais dos ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego, pois isso é a cobrança inicial do setor de compras dessas empresas compradoras. Já o supervisor de gestão industrial do CetecSenai Dourados, Thiago de Matos Prates, completa que, além de apontar as exigências de documentação legal, melhor preço, qualidade técnica e agilidade no atendimento, com a pesquisa ficou claro que as empresas interessadas em serem fornecedoras das usinas da região precisam também buscar um aumento do grau de competitividade e confiabilidade. “Todas essas condições são essenciais para estabelecer uma relação comercial”, afirmou.

Thiago Prates reforça que as principais vantagens da qualificação dos fornecedores para atender as empresas compradores são a busca de relacionamentos de longo prazo e estáveis, ampliar o número de clientes ativos, garantir o fornecimento de materiais e serviços dentro das especificações, estabelecer um sistema de qualificação global e tornar seus processos mais confiáveis e menos onerosos junto aos clientes. “Já as razões para se qualificarem são garantir o fornecimento de insumos e serviços dentro do padrão de qualidade estabelecido, propiciar a melhoria contínua da qualidade, estabelecer uma parceria sólida entre as partes, reduzir os custos da não qualidade e cumprir com os requisitos da legislação vigente”, detalhou.

O instrutor de gestão industrial do CetecSenai Dourados, Flávio de Souza Silva, reforça que os fatores que estabelecem as relações entre a empresa e o fornecedor são a prioridade aos preços, os interesses associados, as inspeções rigorosas, a prioridade da qualidade e os sistemas de gestão industrial competentes. “Também pode entrar como fatores o controle de processos no fornecimento, os programas de melhoria, o desenvolvimento conjunto de projetos e os acordos estratégicos”, explicou. Já as principais dificuldades encontradas pelas usinas na contratação de empresas locais, conforme o instrutor, são as faltas de conhecimento das legislações vigentes, de um padrão qualificado de execução das atividades, do desenvolvimento dos critérios de fornecimento de bens e serviços e de agilidade no atendimento da demanda.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.