zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 24/07/2012 - 09h37

Sociedade pode opinar sobre Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Consulta pública na internet consolida fase presencial 

A sociedade brasileira pode participar da elaboração de um marco normativo para questões relacionadas ao empreendedorismo e à promoção do ambiente favorável aos negócios. As teses e diretrizes da Política Nacional de Empreendedorismo e Negócios (PNEN) estão disponíveis desde segunda-feira (23), em consulta pública, no portal eletrônico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A consulta pública em meio eletrônico já agrega os resultados da etapa inicial, que gerou teses preliminares para o desenvolvimento das diretrizes da PNEN. O processo de trocas de informações entre as partes interessadas na questão iniciou com a realização de seminários e oficinas de trabalho. Esses eventos preliminares aconteceram em Brasília e cinco outras cidades (uma de cada região do País).

Brasileiro - De acordo com pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o espírito empresarial da população brasileira, sejam proprietários de empresas formais ou não, é o mais alto dentre as 20 maiores economias do mundo (G20). De acordo com a pesquisa, o ambiente de negócios no Brasil ainda é insuficientemente favorável à emergência e expansão de iniciativas empreendedoras e mesmo à sobrevivência dos negócios já existentes. O quadro é ainda mais adverso para os pequenos negócios, particularmente para os focados em novas tecnologias, novos métodos de gestão e novos mercados de exportação.

De acordo com o MDIC, essa situação é resultado de vários problemas que vão desde os mais genéricos e transversais a todos os tipos de negócios, como atitudes culturais e estruturação da economia brasileira, aos mais específicos dos negócios empreendedores, como dificuldades de acesso ao capital de risco ou a contratação de profissionais altamente qualificados. 

A política em debate prevê que esses problemas sejam tratados com esforços conjugados de indivíduos, comunidades, organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, empresas, entidades de classe, serviços autônomos (sistema S), e dos três níveis de governo (União, estados e municípios).

Comentários - Por meio do envio de comentários, críticas e sugestões, qualquer pessoa física ou jurídica residente ou estabelecida no Brasil poderá contribuir para o desenvolvimento da PNEN. O usuário poderá acessar as teses e diretrizes da PNEN, organizadas de acordo com os 11 eixos de construção da Política, segmentados em três ambientes: macroambiente, ambiente intermediário e microambiente. 

É possível, aos participantes, ler todas as teses e diretrizes e colaborar apenas com uma, ou com todas, caso deseje. As contribuições devem ser realizadas por diretriz, dentro de cada eixo de análise. É possível, através do item Sumário Executivo, no menu principal, efetuar o download do documento executivo da Política, que contém informações técnicas e conceituais sobre as teses e diretrizes da PNEN, bem como detalhes metodológicos sobre o processo de construção da Política.

As contribuições serão consolidadas e incorporadas ao texto final da Política, que busca ser harmônico ao arcabouço jurídico e institucional do País, em especial ao Plano Brasil Maior. 

Plano Brasil Maior - A PNEN, que constitui uma das medidas previstas no Plano Brasil Maior, atuará numa perspectiva transversal, incorporando elementos de governança, articulação e reforço das iniciativas já existentes, bem como de promoção de novos instrumentos de apoio ao empreendedor. Assim, o governo federal terá elementos para desenvolver e implementar a PNEN, que tratará do tema de forma sistêmica, buscando melhor articular, coordenar e reforçar os programas e ações já existentes.

A PNEN é uma iniciativa do governo federal, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o apoio de várias entidades públicas, privadas e do terceiro setor.

O Plano Brasil Maior preconiza sinergias com outras iniciativas de governo de forma a incentivar o investimento produtivo e elevar a produtividade e a inovação em uma série de cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento do País.

Consulta - A participação no processo de consulta pública sobre as teses e diretrizes da PNEN requer um cadastramento prévio no Sistema de Consulta Pública, que deverá ser realizado por meio do item Cadastre-se. Após essa etapa, deve-se localizar o item Consulta Pública do menu principal e, para acessar o sistema, o usuário deverá informar login e senha obtidos por meio do menu Cadastre-se. 

O sistema contém várias ferramentas de conteúdo para embasar as sugestões, comentários e críticas. Além do item Sumário Executivo, que contém o documento executivo da Política, o item Fórum de Discussão torna possível o livre intercâmbio de informações e experiências entre os usuários do sistema de consulta pública, por meio dos tópicos de discussão. 

Por meio do Fórum, também é possível disponibilizar textos e imagens que apresentem conteúdos relevantes para a Política. É aconselhado que o participante registre-se, no Fórum, com o mesmo usuário e senha do item Cadastre-se. Assim o participante utilizará o mesmo acesso para ambas as ferramentas.

Como participar?

O cidadão deve acessar a consulta, disponível no endereço: www.desenvolvimento.gov.br.

Endereço do Sistema de Consulta Pública:

www.mdic.gov.br/empreendedorismo/consulta-publica 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
19/10/2017 - 15h13
Em 2016, caiu o percentual de pessoas que trabalhavam em empreendimentos de grande porte
19/10/2017 - 14h22
Tamanduá-mirim é capturado dentro de residência
19/10/2017 - 13h30
Projeto Florestinha planta mudas nativas para recuperação de área
19/10/2017 - 11h21
PM e população de Aquidauana se aproximam por uma cidade tranquila
19/10/2017 - 10h58
PMA captura anta que transitava por ruas em bairro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.