zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Turismo - 11/07/2012 - 10h21

Turista brasileiro está mais exigente, revela pesquisa




Por Redação Pantanal News/Agência Sebrae de Notícias

Estudo foi produzido pelo Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo

São Paulo - Quando o assunto é viajar, o turista brasileiro está mais exigente, aponta a pesquisa Perfil do Turista e dos Segmentos de Oferta – Comportamentos e Percepções, produzida pelo Sebrae e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e divulgada nesta terça-feira (10), em São Paulo. “As pessoas estão viajando mais, por isso estão mais críticas e experientes”, disse Luciana Thomé, consultora da CNTur e que coordenou a pesquisa.

O estudo foi realizado por meio da metodologia de focus groups, que foi aplicada nas cinco regiões do país e envolveu cerca de 100 pessoas durante quatro meses de trabalho. A pesquisa qualitativa reúne informações que revelam o pensamento dos consumidores de turismo, tanto sobre os destinos já consagrados como os lugares ainda pouco explorados.

“Na metodologia focus groups as pessoas falam de seus sentimentos, suas percepções e expectativas em relação à experiência turística”, explicou Luciana. Entre todos os perfis pesquisados - jovens, casais com filhos, solteiros, classes B2, B1, C e pessoas com mais de 55 anos - que viajaram nos últimos 12 meses, os sentimentos comuns de insatisfação referem-se principalmente ao alto custo das viagens, à qualidade do atendimento e à sensação de se sentir enganado em relação ao preço de mercadorias e serviços.

Segundo Luciana, essas informações devem servir de alerta para os destinos e as empresas. “O cliente está acenando que está menos tolerante com essas falhas. O brasileiro tem uma grande motivação com a oferta interna, porém ainda há detalhes que precisam ser melhorados”.

Essa motivação com o próprio país também pode ser observada em todos os perfis analisados. A valorização da diversidade e pluralidade do turismo nacional e a busca pela qualidade de vida são os principais pontos em comum constatados entre os entrevistados. “Os brasileiros querem mais do que apenas uma viagem. Querem experiências e ter sensações exclusivas. Isso eles encontram no Brasil”, afirmou a pesquisadora.

A gestora da carteira de Turismo do Sebrae, Valéria Barros, destacou informações importantes da pesquisa. Ela detalhou que os entrevistados enxergam as regiões Norte e Nordeste como as mais ricas culturalmente e que oferecem um preço melhor. “Em contrapartida, eles narraram que nas regiões Sul e Sudeste há uma organização melhor na questão da qualidade do produto que é oferecido. Já a região Centro-Oeste é vista com vocação para o ecoturismo”.

Projeto de turismo

O estudo divulgado nesta terça-feira (10) integra o projeto Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, que prevê ações de capacitação em gestão, aprimoramento e qualificação na prestação de serviços para ampliar a satisfação dos consumidores.

De acordo com Valéria Barros, o projeto engloba 1,2 mil empresas em 22 estados e o Distrito Federal. “Com as informações da pesquisa, os empresários do segmento poderão traçar estratégias de melhoria e inovação em seus empreendimentos”.

Para o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto, com o fortalecimento da gestão das micro e pequenas empresas do segmento de serviços o Brasil vai aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o país - atualmente, são cerca de cinco milhões por ano. “Nós e o Ministério do Turismo queremos chegar a 20 milhões até o final dessa década”.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/07/2017 - 14h34
Bonito é eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 14ª vez
17/07/2017 - 15h30
Bonito vence pela 14ª vez prêmio de melhor destino de ecoturismo
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
12/01/2017 - 11h16
Feriados vão movimentar R$ 21 bilhões no turismo
18/11/2016 - 08h00
Turismo entrega 22 obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul em 2016
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 09h52
Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
20/10/2017 - 09h09
PMA prende jovem com rifles e munições ilegais
20/10/2017 - 08h40
Corumbá tem dois projetos selecionados para fase nacional do prêmio MPT na Escola
20/10/2017 - 08h07
PMA autua fazendeiro por degradação de matas ciliares
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.