zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 02/07/2012 - 15h53

Mostra de Cinema Francês da FCMS apresenta obras contemporâneas com entrada franca




Por Redação Pantanal News/FCMS

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Aliança Francesa de Campo Grande, realiza de 9 a 13 de julho, no Museu da Imagem e do Som, a Mostra de Cinema Francês do projeto CineMIS. As exibições têm entrada franca.

A mostra contará com produções premiadas e contemporâneas de diretores consagrados pela crítica e pelo público. As exibições acontecem sempre às 19 horas. O jornalista e curador Thiago Andrade explica que a escolha dos filmes se pautou por obras contemporâneas de diretores fundamentais da cinematografia francesa, sem recorrer aos clássicos tão citados, oferecendo um olhar mais próximo ao que alguns grandes realizadores estão produzindo atualmente.

“Embora se classifique a cinematografia francesa como difícil, os filmes selecionados podem ser vistos sem grandes ressalvas, com exceção apenas de `Filme socialismo’, um trabalho que se insere entre a videoarte e o ensaio audiovisual. De qualquer forma, são filmes pare serem consumidos com calma, degustando-se cada sensação, quadro ou diálogo, assim como se faria com um bom vinho francês”, comenta Thiago Andrade.

“Um recorte como esse permite a inclusão de pedras fundamentais como Jean-Luc Godard e Alain Resnais ao lado de contemporâneos incensados por crítica e público como Christophe Honoré e Michel Gondry, os quais, pode-se dizer, apresentam certa relação estilística com os anteriores. Há também um filme de Phillipe Garrel, que iniciou seus trabalhos em meio à Nouvelle Vague, mas nunca se tornou um dos ícones do movimento e acabou sendo redescoberto pelas novas gerações com 'Amantes Constantes’. De qualquer forma, trata-se de um diretor elegante e que sabe contar boas histórias", analisa o curador. 

A Mostra Cinema Francês antecede o 14 de julho, a mais importante data cívica para os franceses que celebra a Queda da Bastilha, marco da Revolução Francesa. "A cultura francesa é muito rica e de valor inestimável; Brasil e França têm ligações históricas importantes no campo das artes, como a Missão Artística Francesa e a influência da Nouvelle Vague para o Cinema Novo, movimento que marcou a produção nacional. A Mostra Cinema Francês, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre a produção francesa, atualiza estes laços entre Brasil e França e dá ao público a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento no Estado" afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Segundo Márcia Saddi, gestora de comunicação e professora da Aliança Francesa de Campo Grande, “a iniciativa do MIS em proporcionar a Mostra Cinema Francês é bastante relevante para o enriquecimento da cultura do Estado devido à sua diversidade de temas sob as lentes de diretores renomados”.

Confira a programação

9 de julho (segunda-feira) - Sonhando Acordado (La science des rèves)

Ficha: 2006, Drama, 105 min., Direção: Michel Gondry. Elenco: Gael García Bernal, Charlotte Gainsbourg.

Tímido e desajustado durante o dia, enquanto dorme à noite Stephane Miroux (Gael García Bernal) se transforma no apresentador do programa “Stephane TV” e tem a chance de explicar sua ciência dos sonhos para as câmeras de papelão. Acordado, ele flerta com Stephanie (Charlotte Gainsbourg), mas às chances com ela parecem cada vez menores. Em um misto de loucura e surrealismo, o protagonista apela para os sonhos.

A direção fica a cargo de Michel Gondry, que já esteve a cargo de videoclipes de Daft Punk e Björk, além de ter dirigido filmes como “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”. 

10 de julho (terça-feira) - A bela Junie (La belle personne)

Ficha: 2008, Drama, 90 min. Direção: Cristophe Honoré. Elenco: Louis Garrel, Léa Seydoux.

Junie tem 16 anos e se muda para um novo colégio, depois da morte de sua mãe. Em meio ao cotidiano de uma estudante e desejada por todos os rapazes, ela decide ficar com Otto, um garoto desajeitado e calado. Mas, posteriormente, é Nemours, o professor de italiano que a faz se apaixonar. Christophe Honoré fecha sua trilogia sobre o amor com um filme que aponta como a paixão adolescente pode ser a mais dolorosa das experiências. 

11 de julho (quarta-feira)- Medos Públicos em Lugares Privados (Coeurs)

Ficha: 2006, Drama, 120 min. Direção: Alain Resnais. Elenco: Sabine Azéma, Lambert Wilson, Isabelle Carré.

Seis pessoas em busca de amor vivem por encontros e desencontros em uma Paris invernal. Contrastando o cinza das grandes avenidas parisienses com cores oníricas no interior dos apartamentos, o filme apresenta personagens solitários no ir e vir que a vida lhes proporciona.

O roteiro e a direção são assinados por Alain Resnais (Hiroshima, meu amor) e apresentam um diretor muito ligado a questões formais, mas que resolveu se deixar levar pela imaginação, não pelo realismo.
 

12 de julho (quinta-feira)- A fronteira da alvorada (La frontière de l'aube)

Ficha: 2008, Drama, 106 min. Direção: Phillipe Garrel. Elenco: Louis Garrel, Laura Smet.

François (Louis Garrel) é um fotógrafo sem grandes ambições na vida. Carole (Laura Smet) é uma atriz deprimida. O encontro dos dois resulta em uma paixão ardente que, no entanto, sofre por causa dos desencontros entre os dois. Eles são como os limpadores de para-brisas, nunca se encontram. Sem poupar o espectador, Phillipe Garrel constrói um filme que logo se torna uma tragédia com ares gregos.
 

13 de julho (sexta-feira)- Filme Socialismo (Film socialisme)

Ficha: 2010, Drama, 101 min. Direção: Jean-Luc Godard. Elenco: Jean-Marc Stehlé, Agatha Couture.

Desde a década de 1980, o diretor afirmava que “não se sabia mais enquadrar”.  Deste modo, “Filme Socialismo” pode ser entendido como uma busca por novas possibilidades do quadro, como material essencial do cinema.

Com toda a profundidade que Jean-Luc Godard (Acossado) consegue atingir, o longa-metragem é dividido em três movimentos. Um navio que se assemelha a uma torre de Babel, um conflito familiar entre pais e filhos e, finalmente, um realizador que expõe suas ideias sobre uma Europa cada vez mais distante do mundo contemporâneo. Mais que um ensaio audiovisual, Godard realiza um filme.

Serviço: O projeto CineMIS  - Mostra Cinema Francês – acontece de 9 a 13 de julho, sempre às 19 horas, com entrada franca, na Sala Idara Duncan do Museu da Imagem e do Som, que fica no  Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Outras informações pelo email mis@fcms.ms.gov.br e pelo fone 3316-9178.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 09h09
PMA prende jovem com rifles e munições ilegais
20/10/2017 - 08h07
PMA autua fazendeiro por degradação de matas ciliares
20/10/2017 - 06h23
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
19/10/2017 - 15h13
Em 2016, caiu o percentual de pessoas que trabalhavam em empreendimentos de grande porte
19/10/2017 - 14h22
Tamanduá-mirim é capturado dentro de residência
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.