especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 13/06/2012 - 09h05

Ciência é destaque no Armazém 4 do Píer Mauá




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

Palestras e oficinas abordam temas como biodiversidade e mudanças climáticas 

Durante a Rio+20, entre os dias 13 e 22 deste mês, o Armazém 4 do Píer Mauá abrigará atividades sobre ciência e tecnologia no contexto do desenvolvimento sustentável inclusivo, como exposições sobre biodiversidade e ciência e tecnologia sustentável. Haverá também palestras, oficinas, experimentos e exibição de vídeos por cientistas e especialistas em torno dos principais temas da Rio+20: biodiversidade, química para um mundo sustentável, mudanças climáticas, economia verde, tecnologias sociais, energias alternativas etc. A mostra é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Paralelamente, ocorrerão encontros virtuais entre jovens de várias regiões do planeta, assim como o lançamento de livros e vídeos de divulgação da ciência. Destaque para a Árvore da Vida, que será “alimentada” por crianças, jovens e público em geral com mensagens sobre a Rio+20. A Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia mostrará dezenas de trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio selecionados de feiras nacionais de ciência e de escolas do município e do estado do Rio de Janeiro. 

Clima - Como parte da mostra, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentará cinco trabalhos desenvolvidos por pesquisadores em torno da temática “Economia Verde” na Rio+20. 

Os visitantes poderão conferir em vídeos e apresentações modelagens matemáticas de ondas tipo tsunami, de ondas em rios (responsáveis por enchentes), ondas gigantes abaixo da lâmina da água que colocam em risco plataformas de prospecção de petróleo e a vida de mergulhadores, além de aplicações para retirada de dióxido de carbono da atmosfera. O objetivo é mostrar como os estudos e modelos matemáticos podem ajudar na busca de soluções e na compreensão sobre os fenômenos naturais e sobre as alterações climáticas. 

Desastres – O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) mostrará o trabalho desenvolvido, desde o ano passado, de analise das situações climáticas adversas e identificação com antecedência de áreas que oferecem maior risco de ocorrência de desastres.

Para o triênio 2012-2014, o Cemaden prevê a utilização intensiva de um Sistema Nacional de Planejamento de Gestão de Risco para planejar e otimizar as agendas de pesquisa e desenvolvimento e de infraestrutura de todo o sistema de monitoramento e alertas. Equipes multidisciplinares reúnem especialistas em meteorologia, hidrologia, geologia e desastres naturais. 

Brasil pode fazer transição rápida para Economia Verde

A biodiversidade brasileira, os avanços recentes do País no campo social e o potencial de energia limpa permitem que o Brasil faça uma transição mais rápida e segura para a economia verde inclusiva, de acordo com ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. “A economia verde deve promover a geração de empregos, a inovação tecnológica, a ciência, a inclusão social e a conservação dos recursos naturais”, diz Raupp.

De acordo com o ministro, as principais políticas do MCTI buscam tanto a inclusão social quanto a preservação ambiental, como o apoio ao controle do desmatamento; o fortalecimento da pesquisa oceanográfica; o estímulo às energias renováveis; a prevenção da desertificação e a promoção de tecnologias assistivas.

Agropecuária sustentável em debate 

Mostrar que a agropecuária pode ser sustentável será a tônica da participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante a Rio + 20.  “A agricultura é um componente absolutamente crítico no presente e o será no futuro. Não dá para pensar num futuro com economia verde sem o envolvimento direto do componente agropecuário, especialmente nos países em desenvolvimento”, afirma o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Maurício Lopes. 

A empresa, juntamente com diversos parceiros, pretende mostrar a contribuição da pesquisa agropecuária em temas como sequestro de carbono, produção de alimentos e preservação de áreas naturais.  

Apesar de não ter um estande no evento, a empresa estará presente no Pavilhão Brasil, instalado no Parque dos Atletas; no Riocentro, onde serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência; e no Píer Mauá.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.