zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 06/06/2012 - 09h53

Coema mobiliza indústrias sucroenergéticas para aderir à adequação ambiental









Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

O presidente do Coema da Fiems, Isaias Bernardini, participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre Estado e Biosul

O Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da Fiems vai mobilizar as indústrias sucroenergéticas sul-mato-grossenses para aderirem ao projeto piloto de adequação ambiental lançado nesta terça-feira (05/06), na sede do Imasul, pelo Governo do Estado e Biosul (Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul). Durante o evento foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre Estado e Biosul, que busca a adequação ambiental das propriedades rurais produtoras de cana-de-açúcar nos municípios de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul.

Segundo o presidente do Coema da Fiems, Isaías Bernardini, o projeto tem o apoio da Adecoagro, indústria instalada na cidade de Angélica, e constitui parceria com o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservacy (TNC), responsável pela execução. “A Biosul tem todo interesse de incentivar as indústrias sucroenergéticas instaladas no Estado a regularizarem ambientalmente suas áreas rurais. Por isso, fomos estimulados a participar pelo Imasul, que já vem promovendo a regularização ambiental, de forma eficiente e nos termos de legislação aplicável”, detalhou.

Ele acrescenta que o Coema da Fiems vai mobilizar todas as indústrias sucroenergéticas instaladas nas regiões de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul para que possam produzir de acordo com as leis ambientais vigentes. “Estamos certos dos resultados positivos que serão alcançados e esperamos em breve ampliar as ações propostas aos demais municípios do Estado”, disse. Isaías Bernardini salienta ainda a importância em tratar do tema – regularização de reservas legais -, levando em consideração que toda a sociedade civil está acompanhando os desdobramentos do novo Código Florestal, que está em fase final de tramitação no Congresso Nacional.

Mapeamento

Segundo o especialista em agronegócio e conservação da TNC, Adolfo Dalla Pria, o mapeamento do uso do solo dos três municípios foi iniciado há dois anos. “A primeira etapa dos trabalhos será concluída com o diagnóstico individual e a elaboração do Manual de Recuperação de Áreas Degradadas. Na segunda etapa serão propostos os mecanismos de regularização das reservas legais e APPs”, informou. Ele explica que nos próximos dois anos todo o projeto será concluído e que o resultado servirá de modelo para que outras indústrias sucroenergeticas possam se instalar na região, visando as boas práticas com o meio ambiente. “Nosso objetivo é orientar e solucionar todos os passivos que forem identificados durante o desenvolvimento do projeto”, garantiu.

O governador Andre Puccinelli fez questão de ressaltar que o Estado está desenvolvendo diversas ações que garantem o desenvolvimento, mas com respeito ao meio ambiente e de forma sustentável. “Lembro que, quando cheguei ao Estado do antigo Mato Grosso, imperavam as queimadas rotineiras e habituais para o controle de pragas. De lá para cá, muito se evoluiu com a chegada da tecnologia e nós queremos avançar para melhor, mostrando ao mundo, por meio de projetos de lei e decretos, o que podemos fazer de bem ao nosso Estado, recuperando aquilo que prejudicamos no passado e preservado o que temos hoje para as gerações futuras”, destacou.

Já o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, destaca que Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte são cidades em potencial para a plantação de cana-de-açúcar e consequentemente para a instalação de novas indústrias. “O projeto é rico em conhecimento e informações e será um bom exemplo a ser seguido. Queremos que se espalhe”, frisou. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que será realizado pelo Governo do Estado, nos dias 7 e 9 de agosto, em Campo Grande (MS). Para o presidente do Coema da Fiems, a iniciativa vai ao encontro dos anseios do Conselho, que é de incentivar e transmitir às indústrias a importância em trabalhar o tema, além de destacar para toda à sociedade as ações que já vêm sendo realizadas.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/06/2017 - 15h50
Cães para adoção serão vacinados gratuitamente nesta sexta
21/06/2017 - 13h32
Coordenador ambiental alerta sobre incêndios florestais no inverno em MS
21/06/2017 - 11h16
Monumento natural que funciona como balneário ganha plano de manejo em Bonito, MS
09/06/2017 - 08h40
Moradores transformam terreno baldio em horta comunitária em MS
08/06/2017 - 15h42
Dourado está para os rios como onça para o Pantanal, compara pesquisador
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.