zap
MAIS OBRAS MS 3 MESES
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 05/06/2012 - 16h29

Governador reforça a política ambiental no Estado e firma parceria com o setor sucroalcooleiro




Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Edemir Rodrigues

 

Campo Grande (MS) - Durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), o governador André Puccinelli assinou diversos atos oficiais que destacam ações desenvolvidas no Estado, proporcionando o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

 

Para o governador André, Mato Grosso do Sul está evoluindo na conservação ambiental com a adoção de novos métodos e tecnologias. “Eu me lembro na época em que adentrei ainda no Mato Grosso uno, onde o controle de pragas era feito pelas queimadas. Vejo que avançamos com a adoção de novas tecnologias oriundas do avanço da ciência. Com a evolução tecnológica tivemos importantes ações, entre elas o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), um importante estudo que identifica as potencialidades de cada região do Estado", destacou Puccinelli. “Estamos evoluindo, caminhando. Ainda não podemos fazer tudo, mas já estamos fazendo alguma coisa”, afirmou o governador.

 

Durante a solenidade, realizada no Auditório Shirley Palmeira, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foram apresentadas as obras de reformas dos prédios do Instituto que estão em execução, incluindo as regionais de Bonito, Aquidauana e todos os prédios do complexo da sede na Capital. Os investimentos são de R$ 13,5 milhões, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e contrapartida do governo do Estado.

 

Atos oficiais

 

0 governador André assinou o decreto de criação do Cadastro Técnico-Ambiental Estadual e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Estadual, instituídos pela lei nº 3.480, de 20 de dezembro de 2007. O Cadastro Técnico-Ambiental Estadual destina-se ao registro integrado com o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental e de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais. Já a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Estadual possibilita que 60% dos recursos que já são arrecadados com Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Ibama possam ser repassados para a fiscalização ambiental exercida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

 

O governador também assinou o decreto que dá nova redação a dispositivos do decreto nº 12.673/2008, que cria a Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema - estabelecendo novo regramento para o uso de agrotóxicos, assim como a proibição da prática da pesca nos rios e cursos d’água específicos e que integram a referida Zona de Amortecimento.

 

Na sequência, foi assinado Termo de Cooperação Técnica que visa à adequação ambiental de propriedades rurais produtoras de cana-de-açúcar nos municípios de Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e a conservação ambiental da região.

 

 

 

 

 

“Este Termo de Cooperação tem como objeto estabelecer base para a cooperação entre os partícipes visando à adequação ambiental de propriedades rurais produtoras de cana-de-açúcar nos municípios de Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, compatibilizando o desenvolvimento agropecuário e a conservação ambiental da região. Agradeço o apoio do governo do Estado para a realização deste projeto”, afirmou o presidente da ONG The Nature Conservancy (TNC), Adolfo Dalla Pria, parceira na elaboração do projeto junto à Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

 

            Fórum de Educação Ambiental

 

O Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul foi lançado hoje (5), durante a solenidade do Dia Mundial do Meio Ambiente. A elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental, para cuja consulta e discussão foram realizadas 27 audiências públicas, culminará no Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, a ser realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, Universidade Católica Dom Bosco e Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea-MS). O evento acontecerá no período de 7 a 9 de agosto, no auditório da UCDB, em Campo Grande. As inscrições para o Fórum estão abertas, no site https://sites.google.com/site/forumeams/.

 

Estiveram presentes na solenidade o deputado Estadual Marcio Monteiro; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Carlos Alberto de Menezes; o secretário da Fazenda, Sérgio Lorenzetto; o presidente da Associação dos Produtores de Bionergia de MS (Biosul), Roberto Hollanda; o representante da ONG The Nature Conservancy (TNC), Adolfo Dalla Pria; o reitor da  Universidade Católica Dom Bosco, padre José Marinone, entre outras autoridades e convidados.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/08/2017 - 11h16
MS registra o maior número de queimadas dos últimos 7 anos
09/08/2017 - 07h53
Em apenas uma semana, agosto já é o 2° mês com mais focos de calor
04/08/2017 - 11h04
Bodoquena, um paraíso de águas, serras e grutas
02/08/2017 - 08h44
Quantidade de focos de calor em julho foi a maior dos últimos 18 anos em MS
02/08/2017 - 08h00
Saúvas "dominam" áreas urbanas e podem matar espécies como ipês
 
Últimas notícias do site
21/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
21/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
20/08/2017 - 14h01
Concurso para delegado usa pela 1ª vez aparelho contra fraudes
19/08/2017 - 09h45
PMA autua empresa de Mato Grosso e apreende carreta com carga ilegal de madeira
19/08/2017 - 09h01
AGENDONA: Fim de semana tem tradicional 'Bon Odori', espetáculo 'Improváveis' e mais
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.