zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 05/06/2012 - 16h21

No Dia Mundial do Meio Ambiente, André assina atos e destaca ações para o desenvolvimento sustentável de MS




Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS

Edemir Rodrigues

 

 

         Campo Grande (MS) – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador André Puccinelli assinou hoje (5) diversos decretos e ainda duas mensagens de encaminhamento de Projetos de Lei à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul referentes à gestão ambiental. A solenidade realizada no auditório do Instituto de Meio Ambiente do Estado (Imasul) contou com a presença de autoridades e de servidores da área ambiental.

 

         Em seu discurso, o governador fez questão de ressaltar que o governo do Estado está desenvolvendo diversas ações que garantem o desenvolvimento, mas com respeito ao meio ambiente e de forma sustentável. “Lembro quando chegamos ao Mato Grosso ainda uno, das queimadas rotineiras e habituais para o controle de pragas. De lá para cá se evoluiu muito com a chegada da tecnologia. Vemos que a ciência acaba preponderando tudo ao longo dos tempos. E nós queremos evoluir para melhor e mostrar ao mundo por meio de projetos de lei, decretos, do incentivo ao Imasul, que possamos fazer ao nosso Estado, recuperando aquilo que prejudicamos no passado e prevenindo no futuro”, destacou.

 

         O governador também destacou a importância do pantanal, com um ícone de preservação do meio ambiente. “Mato Grosso do Sul é um Estado símbolo por abrigar 67% da área geográfica da planície do pantanal. Por este emblema, por si só o Estado deveria ser patrimônio da humanidade. Aqui é um Estado em que se produz, se vive uma qualidade de vida melhor porque está integrado com o meio ambiente preservado por nós”, afirmou.

 

         Entre as diversas ações realizadas pelo governo do Estado para garantir o desenvolvimento sustentável, André Puccinelli citou o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado (ZEE). O instrumento de gestão do uso de ocupação do território tem o objetivo de criar condições para que as atividades sejam distribuídas de forma adequada com efetiva postura de conservação ambiental. “Em sua primeira aproximação já concluída, o ZEE demonstra a análise que temos de todas as peculiaridades de nossas regiões para que possamos estabelecer arcos de desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente. Agora o ZEE em sua segunda aproximação fará o detalhamento mais minucioso para preservar o futuro e recuperar o passado”, salientou. A elaboração desta segunda aproximação tem previsão de término em 2013.

 

 

 

         Mensagens

 

         A primeira mensagem assinada pelo governador André Puccinelli que será encaminhada à Assembleia altera a redação de dispositivos da lei que se refere ao Conselho Estadual de Controle Ambiental (Ceca). O objetivo é manter o normativo estadual em consonância com a legislação federal, especialmente com o conteúdo da Lei da Política Nacional de Meio Ambiente. A iniciativa vai ao encontro dos anseios dos conselheiros do Ceca que reivindicam a adoção de medidas para atuar como protagonistas nas funções deliberativas e normativas em relação às diretrizes da Política Estadual de Meio Ambiente.

 

         Já a segunda mensagem é sobre o ICMS Ecológico que passa a considerar os critérios para distribuição do referido imposto, além das terras indígenas homologadas e as Unidades de Conservação da Natureza, a existência, nos municípios, de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, de Coleta Seletiva e de Disposição Final de Rejeitos. O Imasul tem dado apoio à municipalização da gestão ambiental e concretizou convênios com 11 municípios e agora a ampliação nos próximos meses para outras seis cidades. O apoio também é para a elaboração de projetos para captação de recursos, no que se refere ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, já assegurados para Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

 

“Tanto o ZEE como as mensagens enviadas à Assembleia Legislativa demonstram a consciência maior de preservação para ter um desenvolvimento com sustentabilidade e responsabilidade. No caso do ICMS Ecológico, queremos fazer com que os municípios tenham um plano adequado para destinação de forma específica aos resíduos sólidos”, concluiu o governador.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
25/05/2017 - 08h51
'Árvore de tucanos' é paisagem diária para casal de aposentados de MS
24/05/2017 - 14h08
Cheia se consolida e rio Paraguai mantém há 24 dias mesmo volume de água
18/05/2017 - 15h17
Cartilha informa pescadores e turistas sobre legislação e regras de pesca em MS
08/05/2017 - 09h13
Projeto Arara Azul é finalista em prêmio nacional
05/05/2017 - 06h08
Rota das Monções: passeio em MS para conhecer exploração dos índios e do ouro no século XVII
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.