zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 04/06/2012 - 11h29

Fiems, Silems e Seprotur assinam hoje termo para fortalecer setor leiteiro












Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

O Leite Forte conta com a participação de 17 prefeituras e mais de 30 instituições da cadeia produtiva para aumentar a produção e qualidade

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, o governador André Puccinelli, a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, além de representantes de outras instituições da cadeia produtiva do leite no Estado e mais 17 prefeituras, assinam nesta segunda-feira (04/06), às 8 horas, na Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o termo de cooperação institucional para a realização do Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Central de MS, o Leite Forte.

O Leite Forte é um conjunto de ações voltadas ao produtor de leite, baseadas em gestão e assistência técnica efetiva e contínua, visando o incremento da produtividade e da qualidade do leite. Nessa primeira etapa 1.500 produtores na região central do Estado serão atendidos em 17 municípios, aumentando a produção e a qualidade em até 240 mil/litros/dia, ao longo de 3 anos. “A proposta visa oferecer assistência técnica e de gestão aos produtores de leite da região central. Na execução, as indústrias interessadas vão disponibilizar técnicos responsáveis pela capacitação e auxílio dos produtores rurais”, declarou Milene Nantes.

O projeto quer revitalizar a pecuária leiteira sul-mato-grossense de forma sustentável, profissionalizada e melhorando a renda dos produtores na região central do Estado. “O Leite Forte, com certeza, vai trazer muitos benefícios para as indústrias do Estado. Hoje, nós trabalhamos com uma ociosidade que chega a 30% no período das águas e 50% na seca. Esse projeto deve ajudar a mudar esse cenário. Até hoje nada nesse sentido havia sido feito”, apontou a presidente do Silems.

Para execução do Leite Forte serão capacitados 50 técnicos que prestarão assistência técnica e gerencial aos produtores beneficiados, que também participarão de capacitação com 40 horas/aula de curso. Já após o lançamento do Projeto o produtor poderá procurar uma das instituições parceiras para fazer um pré-cadastro, e posteriormente passar por um processo de seleção. O coordenador de agronegócio da Seprotur, Fernando Nascimento, explica que a partir desse cadastro, técnicos irão até a propriedade para avaliar se o produtor atende às exigências do projeto e está apto a se inserir nele a partir de vários critérios, como ter mão de obra disponível, ter apoio da família no acolhimento das mudanças e para fazer anotações e controle e aceitar a introdução de tecnologias em sua propriedade. “Vencida essa etapa, o produtor passará a receber assistência técnica mensal”, pontuou.

Os municípios envolvidos na primeira etapa do Leite Forte são Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. Já os parceiros do Governo do Estado, por meio da Seprotur, são as seguintes instituições: Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto de Maio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/OCB-MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação BB , Sicredi e Uniderp.

Serviço - O projeto Leite Forte será lançado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, auditório Germano de Barros, localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande (MS)

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 10h25
Conab assina oito novos contratos com agricultores familiares em MS
17/10/2017 - 10h24
Compostos extraídos da gravioleira têm potencial ação inseticida e antitumoral
17/10/2017 - 09h02
PMA prende homem que matou cachorro de vizinho com espingarda
17/10/2017 - 08h20
Cinco propostas devem ser analisadas na Ordem do Dia desta terça-feira
17/10/2017 - 07h52
Campeões brasileiros de Canoagem Descida são definidos no Mato Grosso do Sul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.