especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 14/05/2012 - 07h57

Especialista em logística do Senai ensina como produzir de forma enxuta












Por Daniel Pedra - Chefe de Redação do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Durante palestra na FatecSenai, Guilherme Pereira detalhou a filosofia da Lean Manufacturing (manufatura enxuta)

No âmbito do Programa Nacional de Gestão de Logística, o consultor do Senai de Santa Catarina, Guilherme Pereira, detalhou, durante palestra gratuita realizada ontem à noite (10/05), no Centro de Operações Logística do Senai, localizado na FatecSenai Campo Grande, como produzir de forma enxuta, evitando desperdícios, tais como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Os ensinamentos fazem parte da palestra “Mentalidade Enxuta”, que teve a finalidade de disseminar a filosofia Lean Manufacturing (manufatura enxuta).

Ele explica que essa filosofia possui cinco ferramentas e que por meio delas é possível executá-la dentro de toda e qualquer empresa. “O Lean Manufacturing é uma casa que deve estar completa, caso contrário desaba, assim funciona o dia a dia de uma empresa, que se baseia em um conceito que deve ser executado por ferramentas que permeiam o mesmo. A base dessa casa é a padronização e a estabilidade”, informou.

Guilherme Pereira acrescenta que é preciso que toda a equipe de colaboradores tenha vontade e querer dedicar tempo à iniciativa, além de vontade em querer melhorar o processo o tempo todo, dando sequencia as melhorias. “A grande dificuldade das empresas está em mudar os conceitos dos seus funcionários, dar incentivo para que eles possam mudar o pensamento e consequentemente a forma de agir”, garantiu.

Público

Após a palestra, o público pôde conhecer o Centro de Operações Logísticas do Senai, que compreende os laboratórios de simulação computacional, logística de manutenção e armazenagem de materiais e logística integrada, onde receberam orientações sobre as atividades desenvolvidas em cada laboratório. Para a engenheira civil Diana Aparecida Caranjo, os conceitos podem e devem ser empregados nas empresas dos Estados.

“Por questão cultural, ainda é muito comum vermos empresas que trabalham com métodos muito tradicionais, mas se quem quiser continuar no mercado precisa se atualiza e aderir filosofias de trabalho que moderem os desperdícios diários”, disse Diana Caranjo. O trabalhador Sidney Mota, que atua no setor de expedição de logística em uma indústria que produz composto para embalagens, garante que é preciso saber reaproveitar.

“A palestra abordou muito bem essa questão, destacando o quanto pecamos no processo industrial, pois não sabemos reaproveitar e acabamos por desperdiçar tempo”, declarou Sidney Mota. Ele afirma ainda que a grande dificuldade é conseguir qualificar trabalhadores para que mudem os conceitos e passem a trabalhar de forma otimizada.

O encarregado do setor compras da Águas Guariroba, Emygdio Zeferino Neto, reforça que falta conscientização dos próprios colaboradores em aderir às novas formas de trabalhar. “No meu setor já implantamos outros conceitos que ainda estão sendo trabalhados e que tem dado certo”, pontuou. Ele garante também que a filosofia da manufatura enxuta é muito completa e trabalha diversos conceitos em um só.

Coaching
 
A assessora de atendimento empresarial da gerência de tecnologia e inovação do Senai, Adriane Salazar, destacou que o evento também serviu para encerrar o trabalho de coaching dos técnicos da entidade na área de logística, que teve início no CetecSenai Dourados e objetiva a aplicação de ferramentas em consultorias dessa área tecnológica. Na primeira etapa, em fevereiro, duas empresas de Campo Grande foram selecionadas para receber a consultoria em logística, enquanto na segunda etapa foi a vez de Dourados, onde mais duas empresas receberam a consultoria e, agora, na terceira etapa será mais uma empresa de cada município.
 
“Em Dourados os trabalhos já estão sendo realizados, enquanto em Campo Grande será nesta quarta e quinta-feira durante o dia, finalizando com o evento no período noturno”, detalhou Adriane Salazar. Como parte do treinamento dos técnicos, foram realizadas palestras, além da consultoria nas empresas, que teve a finalidade de atualizar o processo produtivo do local, visando o aumento da produtividade. O treinamento dos técnicos do Senai engloba três ferramentas: mapeamento de fluxo de valores, importação de célula de fluxo contínuo e troca rápida de ferramentas.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.