especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Esportes - 07/05/2012 - 16h09

25º Brasileiro de Moto Aquática de Jet Ski: workshop destaca alterações para habilitação de motonauta






Por Redação Pantanal News/Renato Fabretti

A manutenção corretiva foi outro tema abordado nos encontros, realizados na sexta-feira e sábado, na Represa do Guarapiranga, onde acontece até domingo, a etapa de abertura do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski).

Os dois workshops, que fazem parte de uma série de ações sócio-educativas, que começa a ser implementadas pela Associação Brasileira de Jet Sports – BJSA, foram realizados na sexta-feira e neste sábado, na Represa do Guarapiranga (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy), em São Paulo. A palestra, que focou as alterações na habilitação para motonautas amadores e manutenção corretiva, foram ministradas por representantes da Marinha do Brasil e da BJSA. O evento também abriu oficialmente a primeira etapa do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski), que prossegue até este domingo, a partir das 10 horas.

O sargento Carlos Eduardo, que atua na Capitania dos Portos, de Santos, explicou que a partir do dia 2 de julho entrarão em vigor as novas regras para habilitação de motonautas para as categorias de Arrais Amador, Mestre-Amador e Capitão Amador. A Marinha do Brasil vem realizando esse trabalho de divulgação e orientação aos interessados. Com a nova regulamentação, a pessoa deverá tirar uma carteira para motonauta amador e um segundo documento que a Arrais Amador. Para o primeiro documento é necessário ter feito quatro horas aulas em uma marina ou clube náutico, devidamente credenciadas pela Marinha do Brasil. No segundo caso, serão necessárias 10 horas de aula.

 De acordo com o sargento Luciano, que foi outro palestrante, nessas aulas práticas serão dadas ênfases aos seguintes aspectos: limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento da RIPEAM (Regulamento internacional Para Evitar Albaroamento no Mar), quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação segura das praias, cumprimento das áreas seletivas para navegação e situação de emergência.

 A inscrição da embarcação foi outro assunto abordado no workshop. De acord como sargento Mizael, após 15 dias da compra de uma moto aquática o proprietário deverá efetuar a inscrição, correndo o risco de ser notificado e multado pela Marinha.

Luiz Marcelo Teixeira, Pardal, presidente da BJSA, fez um breve histórico da chegada das motos aquáticas (jet ski) ao Brasil, depois a realização das primeiras provas em Ilhabela, há 25 anos e a criação da Associação há 18 anos. “Nesse período foi muito grande a evolução tecnológica dos equipamentos. Os cascos, por exemplo, foram desenvolvidos em laboratório de hidrodinâmica, a foram aprimorados resistência e sistemas eletrônicos, que apontam onde está o problema. Por isso, é fundamental vocês cuidarem bem do equipamento, levando a uma concessionária ou mecânico de confiança, que acompanham essas evoluções tecnológicas. A manutenção deve ser periódica e detalhada, verificando o sistema elétrico, como motor de arranque e bateria, hidrojato, e se o casco está em ordem. Tudo isso para se evitar possíveis acidentes”, completou.

A programação da etapa de abertura do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) prossegue neste domingo, a partir das 10 horas, com a disputa das categorias Super Course. Às 14 horas, tem início a segunda série de bateria do circuito fechado, seguida pelo Freestyle. Às 16h30 premiação.

A primeira etapa do 25º Campeonato Brasileiro de Moto Aquática (Jet Ski) é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Sports, com homologação da International Jet Sports Boating Association – IJSBA. Os apoios são da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo, Kawasaki, Sea-Doo/BRP E Yamanha.  Jet Traction, CPM7 Full Promotion, PhotoJetski, Solas e Globo Jet. O evento conta com a supervisão da Marinha, Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros.


Maiores informações nos sites www.bjsa.com.br,  www.jetski.com.br e www.photojetski.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
01/12/2017 - 13h40
Em grupo com Suíça, Costa Rica e Sérvia, Brasil pode pegar Alemanha nas oitavas
29/11/2017 - 08h23
Prefeito determina estudos para construção de estádio municipal
24/11/2017 - 14h27
Fase preliminar é o primeiro desafio do Corumbaense na Copa Verde
13/11/2017 - 15h56
Federação confirma Corumbaense na Copa Verde ao lado do Operário
09/11/2017 - 14h49
Inscrições na Meia Maratona de Bonito só até dia 20; prova será no dia 2
 
Últimas notícias do site
18/12/2017 - 08h37
MS tem 7 concursos com inscrições abertas e salários de até R$ 19 mil
18/12/2017 - 06h44
Tempo instável e risco de temporais em todo o MS nesta segunda-feira
17/12/2017 - 12h10
IPVA 2018: entenda como é calculado o tributo e com base em que valores
16/12/2017 - 10h35
Com 13º em mãos, famílias vão às compras e movimentam comércio
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.