especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Jurídico - 09/03/2012 - 14h57

Videoconferência é marco na história do Judiciário de MS




Assessoria TJ-MS

Por Redação Pantanal News/Assessoria TJ-MS

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Luiz Carlos Santini, lançou  na manhã desta sexta-feira (9) a videoconferência, uma ferramenta disponibilizada em Campo Grande e em 22 comarcas para agilizar algumas ações da justiça como, por exemplo, inquirições de testemunhas,  interrogatórios judiciais, e principalmente cursos para juízes e servidores.
 
No total, foram adquiridos 30 terminais de videoconferência de alta tecnologia. Oito pontos de equipamentos foram instalados em Campo Grande (entre o Fórum, o TJMS e a EJUD-MS) e o restante nas comarcas de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Dois Irmãos do Buriti, Chapadão do Sul, Jardim, Nova Andradina, Coxim, Bandeirantes, Terenos, Cassilândia e Miranda.
 
Durante a solenidade de inauguração, o Des. Santini conversou com juízes de 15 localidades diferentes para reafirmar a disposição desta administração em abraçar as iniciativas que resultem na facilitação do trabalho tanto de magistrados quanto de servidores.
 
“Com a videoconferência teremos um trabalho mais eficaz e isso significa dizer uma prestação jurisdicional mais eficiente. E isso tudo com grande economia não só de verbas, mas de tempo também. Este é mais um passo importante para a modernização do judiciário sul-mato-grossense, que será o primeiro no país a ter 100% de suas comarcas digitalizadas. Das 54 comarcas, 37 já são totalmente digitais e estimamos que até outubro as restantes também o sejam”, disse ele.
 
Os juízes apontaram a qualidade do equipamento disponibilizado, confirmaram sua eficiência e agradeceram a iniciativa, que resultará em mais uma ferramenta para mostrar à sociedade que a imagem de justiça morosa não mais existe.
 
“Precisamos mostrar à população qual é o nosso trabalho, pois nem todos sabem que um juiz trabalha 24 horas por dia na resolução de problemas dos cidadãos. Os juízes esquecem seus próprios problemas e até a família para se debruçar sobre os conflitos que afligem os cidadãos que buscam na justiça a solução de seus problemas. Investimos nesta ferramenta porque sabemos que o maior beneficiário de seus resultados será a população”, completou o presidente do TJMS.
 
O diretor-geral da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (EJUD/MS), Des. Ruy Celso Barbosa Florence, lembrou que este é um importante passo na história do Poder Judiciário de MS e ressaltou o uso da videoconferência no aprimoramento da aprendizagem de juízes e servidores.
 
“A tecnologia que hoje é útil, amanhã será indispensável. Por meio de convênios e parcerias firmadas em todo o país, mais de 200 magistrados e mais de quatro mil servidores serão alcançados pela nova ferramenta. Estamos em uma nova sociedade que exige o uso do som e da imagem. Juízes e servidores capacitados, juntos, usufruindo desta visão de futuro. Caminharemos juntos até que todos nós nos tornemos caminhos. Nossas palavras são de agradecimento à administração do Tribunal de Justiça e servidores da área de tecnologia, por disponibilizar esta ferramenta”, avaliou o diretor-geral.
 
O vice-presidente do TJMS, Des. Hildebrando Coelho Neto, que assume o comando da justiça de MS em abril, afiançou que sua administração continuará a implantar e desenvolver ações da mesma magnitude para imprimir mais eficiência e qualidade na prestação jurisdicional.
 
Ao falar da qualidade dos profissionais que atuam no judiciário sul-mato-grossense, ele citou o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconheceu ter o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul a 2ª maior produtividade dos magistrados do país tanto em 1º quanto em 2º graus.
 
“Continuem com este ânimo, com esta força em prol da justiça porque os frutos virão. Mantenham esta força jovem voltada a uma justiça mais rápida. Já pudemos colher resultados no Justiça em Números. Continuaremos trabalhando para isso”, anunciou o desembargador.

A nova tecnologia já está sendo utilizada pela Escola Judicial para ministrar cursos e outros treinamentos, mas a videoconferência também será usada para  outros atos processuais e administrativos, garantindo a economia, pois não haverá necessidade de gastos para deslocamento nem diárias, além de outras despesas.
 
Importante ressaltar que o sistema permite que as videoconferências sejam gravadas, além da transmissão com áudio e vídeo, semelhante a uma ligação telefônica. São diversos ramais instalados e, para realizar uma videoconferência com determinado local, basta chamar o ramal desejado.
 
Além dos juízes conectados nas comarcas e na EJUD, também participaram do lançamento os desembargadores Julizar Barbosa Trindade, Luiz Tadeu Barbosa Silva, João Carlos Brandes Garcia, os juízes Flávio Saad Peron, Luiz Gonzaga Mendes Marques, Marcos Brito, Elizabete Anache,  além da diretora-geral do TJMS, Syrene Barcelo de Souza Falleiros, e dos diretores de Secretaria do Tribunal de Justiça.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/09/2017 - 08h30
Lei proíbe uso do capacete em estabelecimento comercial público
05/09/2017 - 08h00
Juízes de MS lideram ranking de produtividade entre tribunais do país
10/07/2017 - 14h50
Aquidauana lidera entre as cidades com maior número de videoconferências
17/04/2017 - 08h00
Carreta da Justiça abre atendimentos nesta 2ª feira em Bodoquena
03/04/2017 - 14h58
Inscrições para processo seletivo de estágio no TJMS seguem até dia 20
 
Últimas notícias do site
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
12/12/2017 - 12h51
Emoção, luzes e alegria marcam a noite de abertura da Vila do Natal em Aquidauana
12/12/2017 - 08h51
Governo divulga resultado dos recursos do concurso da Polícia Civil
12/12/2017 - 08h42
Calor predomina e meteorologistas alertam para baixa umidade do ar
12/12/2017 - 08h16
Governador participa de reunião do Codesul em Porto Alegre
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.