zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Indústria e Comércio - 07/03/2012 - 10h53

Longen lança Ação Fiems 2012 com apoio de 43 lideranças e moradores das comunidades









Por Redação Pantanal News/Daniel Pedra

Mais de 1,4 mil pessoas participaram da cerimônia da programação deste ano do Programa, que projeta 4,5 mil vagas em 20 cursos do Sesi e Senai

Com o apoio de 43 lideranças comunitárias e pelo menos 1,4 mil moradores, o presidente Sérgio Longen lançou, na noite desta terça-feira (06/03), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o novo formato e a programação 2012 do Ação Fiems Campo Grande, que leva aos bairros da cidade os cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai, além da inclusão digital e dos serviços de saúde e cidadania do Sesi. “Para este ano, ampliamos o número de regiões atendidas de 18 para 22, bem como da quantidade de cursos de 8 para 20. Também aumentamos o montante de vagas oferecidas de 1,7 mil para 4,5 mil – 3.310 no Senai e 1.200 no Sesi”, detalhou.

Sérgio Longen completa que o bom desempenho obtido pelo Ação Fiems Campo Grande no ano passado credencia a um maior investimento do Sistema Indústria para este ano. “O saldo positivo pelo Programa nos bairros da periferia da cidade demonstra o sucesso dessa iniciativa inovadora e transformadora”, destacou. Agora, conforme ele, as regiões atendidas são abrangem os bairros Jardim Anache, Nova Lima, Campo Belo, Estrela do Sul, Novos Estados, Taquaral Bosque I e II, Estrela Dalva I, II e III, Jardim Arco-Íris, Noroeste, Jardim Inápolis, Tiradentes I e II, Novo Tiradentes, Nhá-Nhá, Moreninha I, II e III, Los Angeles, Aero Rancho, Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Portal Caiobá I e II, Santa Emília, Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande e Núcleo Industrial. 

Ainda para este ano, serão oferecidos os cursos de costura industrial, modelagem industrial, operador de máquina de corte, eletricista, aplicador de revestimento cerâmico, armador, carpinteiro, encanador, mestre de obras, pedreiro, pintor de obras, almoxarife de obras, instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos, montador de móveis, eletricista de automóveis, mecânica de manutenção de motocicletas, mecânica de motores de automóveis, padeiro, informática básica e informática avançada.

Moradores

A moradora do bairro Coophavila II, Vânia Maria Alves Ribeiro, 39 anos, disse que os cursos do Ação Fiems são essenciais para quem pretende melhorar de vida. “Acredito ter iniciado um novo ciclo na minha vida quando decidi iniciar o curso de costura industrial do Senai. Também voltei a estudar para concluir o Ensino Médio e, com isso, dou inicio a uma etapa muito importante, com uma oportunidade de emprego garantida e minha autoestima elevada”, garantiu.
 
Para a moradora da Vila Nhá-Nhá, Elaine Doraci Benites, 34 anos, o Ação Fiems lhe proporcionou uma oportunidade única. “Sinto-me preparada para enfrentar o mercado de trabalho, pois agora tenho um certificado para apresentar e dizer que sou uma profissional da costura”, disse. Para Jucilene dos Santos Malta, 30 anos, moradora do Bairro Nova Lima, a conclusão de um curso do Ação Fiems é sinônimo de melhoria na renda da família. “Trabalhei muito tempo como artesã e a decisão demudar de área é consequência da vontade em poder ajudar mais dentro de casa e oferecer um futuro melhor para minha filha”, destacou.

Lideranças

Na avaliação da presidente da Associação de Moradores da Nhá-Nhá, Saleides Holsback, o Programa caiu no gosto dos moradores da região e um exemplo disso é a procura pelos cursos gratuitos do Sesi e Senai. “Quando fechamos uma turma, temos morador para abrir outra. A procura é intensa, todos os dias. É notável como a iniciativa causa melhoria na vida dessas pessoas”, pontuou. Já a presidente da Associação de Moradores do Nova Bahia, Marilce Oliveira, é uma oportunidade de emprego e melhoria de vida de toda a população. “A Fiems desde o inicio mostrou-se ativa quando levou os cursos para nossa região e as nossas necessidades esta sendo atendidas”, disse.
 
Para o presidente da Associação de Moradores do Nova Lima, Gonçalves Souza, a Fiems é uma bênção na vida das pessoas mais necessitadas da região. “Com os cursos o bairro ficou mais confiante, todos se uniram e notamos como uma a comunicação entre todos é rápida. Quem se formou repassa o recado e a oportunidade para os vizinhos, colegas e amigos e o circulo vai se expandindo e os curso fazendo sucesso em toda a região”, declarou. O presidente da Associação de Moradores do Noroeste, Carlos Henrique Faustino Rosa, o Ação Fiems já era muito bom, mas agora ficará melhor ainda com as novidades e mudanças. “É gratificante ver a comunidade do Noroeste crescendo profissionalmente e conseguindo elevar até mesmo sua autoestima”, avaliou.
 
A presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho II, Maria Bezerra, ressalta que a Fiems ajudou muitas mulheres da região onde mora. “Hoje, elas são outras pessoas, adquiriram conhecimento e puderam complementar a renda da família. Dezenas delas me encontram na rua e me contam da sua rotina nas fábricas que estão empregadas”, garantiu. Conforme o presidente da Associação de Moradores do Dom Antônio Barbosa, Rubens Honório Alcântara, tudo que acontece vindo da Fiems sempre dá certo. “Levar a qualidade de vida de forma gratuita à população de Campo Grande é ganhar confiança de todos e a nossa a Fiems já ganhou”, reforçou.
 
Segundo a presidente da Associação de Moradores da Coophavila II, Maria Bernardete, o Programa é a possibilidade de ter conhecimento sem precisar sair do bairro. “Boa parte dos moradores está desempregados e em uma situação dessas alguns não têm dinheiro nem para o passe do ônibus, quem dirá pagar um curso tão bom quanto esses que estão sendo oferecidos”, comparou. O presidente da Associação de Moradores das Moreninhas, Roberto Vintheum, lembrou que a região aguardava ansiosa pelo Programa. “Em apenas dois dias conseguimos reunir 350 pessoas para virem aqui, todos interessados em fazer os cursos. É uma parceria que se inicia agora e se Deus quiser sem prazo para acabar”, afirmou.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/03/2017 - 09h40
Indústria sem Fronteiras é criado para aquecer economia em municípios
20/01/2016 - 09h43
Exportação de industrializados fecha 2015 com queda de 21,9% em MS
17/12/2015 - 08h30
Mesmo com crise, indústria de alimentos projeta crescer em MS
19/10/2015 - 07h05
Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça com embarque de 6 mil toneladas de açúcar
02/10/2015 - 06h54
MS vence disputa com 3 estados e garante industria de R$1,6 bilhão
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 10h25
Conab assina oito novos contratos com agricultores familiares em MS
17/10/2017 - 10h24
Compostos extraídos da gravioleira têm potencial ação inseticida e antitumoral
17/10/2017 - 09h02
PMA prende homem que matou cachorro de vizinho com espingarda
17/10/2017 - 08h20
Cinco propostas devem ser analisadas na Ordem do Dia desta terça-feira
17/10/2017 - 07h52
Campeões brasileiros de Canoagem Descida são definidos no Mato Grosso do Sul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.